comzeal/iStock
Conversa de Mãe Vida Prática

Em apenas dois minutos! Vídeo mostra as mudanças (e cuidados) em cada mês de gestação

Cada mês da gestação é acompanhado de mudanças importantes no corpo da mamãe e de cuidados importantes para o desenvolvimento do bebê, e nada melhor do ficar por dentro delas para passar por esse período tão lindo com mais tranquilidade. E para te ajudar, a “Glamour” americana preparou um vídeo especial que mostra todas essas transformações – e as atitudes que devem ser tomadas em cada uma delas – em apenas dois minutos.

+ SUCOS E ALIMENTOS QUE ALIVIAM OS ENJOOS NA GESTAÇÃO. PREPARE JÁ!

+ ATEMPORAIS! CINCO LIÇÕES DE ESTILO PARA APRENDER COM A NOVELA “NOVO MUNDO”

+ SOMBRAS QUENTES ESTÃO COM TUDO! ESCOLHA A COR MAIS INDICADA PARA OS SEUS OLHOS

Reprodução

No primeiro mês, o embrião se firma no útero através das trompas de Falópio. Se você descobriu estar grávida, ou ao menos suspeita, esse é o momento para começar a se preparar. Mas não se preocupe caso já tenha passado: a maioria das mulheres não ficam cientes da gestação logo no início.

Reprodução

O segundo mês costuma ser acompanhado pelos episódios de enjoos matinais, que acontecem principalmente pelo aumento rápido do hormônio hCG. O estrogênio e a progesterona também ficam altos, podendo causar a mastalgia (um incômodo ou dor nos seios) e a sensibilidade à cheiros. Essa é a hora ideal de perguntar ao seu médico quais alimentos evitar (e consumir) e quais vitaminas pré-natais você deveria tomar.

Reprodução

Notou que os mamilos estão maiores e mais escuros? Não se preocupe, isso é normal no terceiro mês e acontece principalmente pelas mudanças hormonais. Esse também é o período em que as mães percebem a pele mais bonita e viçosa – ocasionada principalmente pelos níveis altos de estrogênio – e um pequeno aumento da barriga.

Reprodução

No início do segundo semestre o hCG volta a diminuir, e é comum sentir-se mais sexy, saudável e cheia de energia. O aumento da circulação sanguínea melhora os orgasmos, enquanto os hormônios podem te deixar mais confusa e cheia de desejos por comida. Além disso, você pode experimentar um momento muito especial: o primeiro chute do bebê.

Reprodução

Com o aumento da barriga, no quinto mês é comum ter dores ao sentar por conta dos ligamentos na região abdominal. As calças de gestante ou faixas para a barriga podem te ajudar a reduzir os desconfortos.

Reprodução

No sexto mês o estrogênio está mais alto do que nunca, te deixando com cabelos e unhas mais forte. No entanto, é normal ter alguns desconfortos, como o inchaço, que pode dar dores nas articulações, e o refluxo, causado pela pressão do útero.

Reprodução

Muitas mamães deixam para fazer o chá de bebê no sétimo mês, e esse é realmente um dos períodos mais indicados. Nessa fase, o aumento da barriga pode levar à dores nas costas, que são aliviadas pelas almofadas de gestante.

Reprodução

Não estranhe se você começar a acordar no meio da noite para ir ao banheiro: essa situação é corriqueira no oitavo mês de gestação porque o seu útero está tão aumentado que passa a pressionar a bexiga. Se a pele ficar sensível e com uma sensação de coceira pelo estiramento, use loções e mantenha-se bem hidratada.

Reprodução

No último mês as mulheres passam a sentir uma pressão na parte inferior da barriga, um sinal de que o bebê está se preparando para o nascimento. Se isso acontecer, é hora de pegar as malas e se preparar para o parto. Abaixo você assiste ao vídeo completo.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que esmalte é o seu queridinho da estação?

Carregando ... Carregando ...