Tenha temperos sempre em casa: aprenda a cultivá-los em espaços pequenos
Comportamento Vida Prática

Tenha temperos sempre em casa: aprenda a cultivá-los em espaços pequenos

Apesar de o amor ser considerado o melhor dos temperos, ter hortaliças sempre à mão ajuda muito na hora de preparar aquela refeição cheirosa e repleta de sabor, principalmente quando estão bem fresquinhas. Isso não quer dizer que você precisa correr ao sacolão toda vez que for se aventurar na cozinha, até porque manter sua própria horta pode ser uma opção muito mais econômica e divertida. O melhor? Nem é preciso dispor de muito espaço: com uma boa dose de luz, elas crescem bem mesmo nos menores apartamentos.

“É possível cultivar temperos e ervas em pequenos espaços, varandas e jardins de inverno. O jardim vertical em paredes também é muito utilizado devido aos espaços exíguos nas cidades, cada vez mais verticalizadas”, diz a arquiteta e paisagista, Liane Martins, da MC3 Arquitetura.

Se você tem uma varanda, o melhor lugar para fixar sua horta é por lá mesmo, nas paredes. Caso não possua esse espaço, a pia da cozinha, ou qualquer outro local com boa iluminação, já dá conta do recado. “O melhor local é o que tem maior luminosidade, de preferência que receba luz solar não direta de quatro a cinco horas diárias”, explica.

As espécies

“Temperos que têm ótimo crescimento são manjericão branco ou roxo, alecrim, sálvia, capim santo, erva-doce, hortelã, orégano, manjerona, tomilho, pimentas dedinho e malagueta”, conta Liane. Como possuem necessidade de água parecida podem ser plantadas num mesmo vaso, ou separadas a seu critério. Já o coentro, cebolinha e salsinha são menos resistentes e não devem ficar junto com outras espécies. “Elas têm necessidade de rega diferente, pois não gostam do excesso de água”, completa.

Como plantar

Para fazer o plantio, você deve escolher as mudas, que geralmente vêm em caixas de 15 e em saquinhos plásticos já com terra e raiz. Vasos de 20 cm comportam cerca de quatro a cinco mudinhas, e podem ser uma boa opção para quem quer vários temperos juntos. “Devemos fazer a drenagem, que se resume à colocação de argila expandida pequena ou pedrinhas de cerca de três centímetros, uma manta bidim (um tipo de feltro vendido em gardens) que não deixa passar a água ao regar, e completar com substrato adubado”, ensina.

Cuidando da horta

Os cuidados com as plantas são bem básicos, bastando regar uma vez ao dia. “Um copo de 150 ml pela manhã já é o suficiente, mas devemos observar sempre a temperatura e o tempo, inclusive para as demais plantas. Muito calor significa evaporação maior e a terra seca mais rápido. Com o manuseio diário vamos nos adaptando ao cuidado e as necessidades das plantinhas. Vale sentir a terra com o dedo para ver se está úmida e, se não estiver, regar. Com atenção, constância e bom senso a resposta de crescimento é ótima”, indica.

Faça o seu próprio suporte

A artesã Verônica Kraemer, do Além da Rua Atelier, ensina o passo a passo de um suporte para vasos com caixote de frutas.

Passo 1: comece lixando bem a madeira, para tirar farpas e imperfeições. Use sempre uma lixa 60 própria para madeira, mas não se preocupe em deixar totalmente liso, já que o acabamento rústico deixa a peça mais interessante.

Passo 2: depois de lisa, é hora de deixar a caixa escura para receber a patina. Use betume da Judéia, espalhando com uma trincha média. Não deixe de colocar luvas, porque o material gruda na pele. Caso esteja muito grosso, é possível dissolver com um pouco de água rás.

Passo 3: para fazer a pátina envelhecida, pincele uma trincha com um pouco de tinta branca, à base de água. Não se preocupe em passar num mesmo sentido: variar vertical e horizontal, e intercalar pontos com mais ou menos cor, deixa um efeito bacana.

Passo 4: após secar, finalize seu trabalho com verniz acrílico, usando uma estopa. Não se assuste com o aspecto esbranquiçado, ele vai sumir depois de seco. Fixe o suporte e quatro vasos na parede.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que problema da pele do rosto mais te incomoda?

Carregando ... Carregando ...