Musas do sertanejo estão dominando as paradas de sucesso com suas canções cheias de sentido FOTO: Reprodução/Instagram
Amor & Sexo Vida Prática

Sofrência também é lição! O que aprender com as musas do sertanejo e suas letras

Diga aí: ninguém merece fim de relacionamento, não é mesmo?  É praticamente impossível evitar aquela dor no coração, que só o tempo cicatriza. Embora a sofrência pareça infinita, é importante se lembrar de que todas as experiências resultam em um aprendizado.

+ Cinco dicas para trabalhar melhor seu espírito de equipe

+ Atente-se! Esses erros podem fazer o bebê demorar mais para comer sozinho

+ Truque com saquinho de chá promete consertar a sua unha quebrada

Afogando as mágoas

E, nesse sentido, acalmar a mente e os ouvidos nas baladas sertanejas também pode ser uma boa para o período de “recuperação” pós-término. “Livros, canções, filmes geralmente falam para com aquela situação. As pessoas se identificam e, às vezes, marcam tanto, que podem ajudar a fortalecer a autoestima”, diz a coach de relacionamento Cátia Damasceno, fisioterapeuta com especialização em uroginecologia e criadora do programa “Mulheres Bem Resolvidas”.

O termo sofrência surgiu recentemente, com o cantor Pablo, e é muito comum para expressar a dor de coração depois do fim do romance FOTO: thinkstock
O termo sofrência surgiu recentemente, com o cantor Pablo, e é muito comum para expressar a dor de coração depois do fim do romance FOTO: thinkstock

Sertanejo ensina

A única ressalva, segundo a especialista, é que “não pode ‘curtir’ demais a circunstância e ficar em um estado de tristeza profundo”. É preferível escolher aquelas que são uma verdadeira aula de empoderamento, como as de autoria feminina. “A mulher já é mais de expor seus sentimentos e desejos e, colocando isso em forma de música, conquista espaço nessa área que, até bem pouco era dominada por homens; além de ser uma espécie de ‘ombro amigo’ para as que estão em tal condição”.

Aquelas que não saem da cabeça

O DaquiDali separou, inclusive, alguns trechos das melodias mais famosas, para você se inspirar e tocar a bola para frente – porque, afinal de contas, o jogo do amor continua!

Infiel – Marília Mendonça

“Iêê
Infiel
Eu quero ver você morar num motel
Estou te expulsando do meu coração
Assuma as consequências dessa traição”

“Valores são conceitos que norteiam a vida de uma pessoa. E, em uma relação, é fundamental que os dois tenham os mesmos”, ela pontua. “Nessa música, fica claro que o homem traiu a mulher e que ela toma atitude de tirá-lo da vida dela. Uma mulher bem resolvida se permite ser feliz, e tem a coragem de seguir a vida separada. Aqui fica claro que toda mulher merece ser feliz por meio de sua própria decisão”.

Precisa de uma forcinha para superar o término do namoro? FOTO: thinkstock
Precisa de uma forcinha para superar o término do namoro? FOTO: thinkstock

Você não presta – Naiara Azevedo

“Fiz tudo que você sempre sonhou
Te dei carinho e você ferrou com nosso amor
O tempo de ser besta acabou”

“A mulher precisa aprender que é preciso por a união na balança e ver que, quando acaba, não é por falta de tentar, buscar e querer dar certo”, a profissional reforça. “Não é só ela que deve salvar o namoro/casamento; os dois têm se movimentar: desde compreender, ouvir, dar atenção e até o sexo”.

Meu violão e nosso cachorro – Simone e Simaria

“Pode ficar aqui sou eu quem vou partir
O que a gente construiu não é preciso dividir
Fizemos tantos planos, compramos tantas coisas
Mas o amor é longe disso
Precisamos de um tempo em relação a nós dois
Depois decidimos o final, espero que seja um final feliz

Ouvir músicas de sofrência podem ser uma boa forma de superar o ex FOTO: thinkstock
Ouvir músicas de sofrência podem ser uma boa forma de superar o ex FOTO: thinkstock

“Em uma briga ou discussão, é possível que um dos dois queira um tempo, pois estão de cabeça quente. Existe uma grande diferença entre dizer da boca para fora que você quer ir embora, e ainda pensar seriamente nesse assunto no dia seguinte”, a coach de relacionamentos comenta. “Um tempo para avaliar as atitudes pode ser a saída do relacionamento. Fazer uma lista com coisas que mudaram pode ajudar muito: tanto para voltar o desejo de ter uma relação saudável como antes, e também para avaliar a sua parcela de responsabilidade. Dessa forma, nem sempre há a necessidade de separação definitiva“.

Medo bobo – Maiara e Maraisa

“E na hora que eu te beijei
Foi melhor do que eu imaginei
Se eu soubesse tinha feito antes
No fundo sempre fomos bons amantes

É o fim daquele medo bobo

“Controlar a sua insegurança é a melhor arma contra os sentimentos que podem surgir a partir dela”, Cátia enfatiza. “Por isso, o autoconhecimento e inteligência emocional devem ser trabalhados sempre”.

As músicas sertanejas de autoria feminina mostram empoderamento até mesmo para passar por cima de uma traição FOTO: thinkstock
As músicas sertanejas de autoria feminina mostram empoderamento até mesmo para passar por cima de uma traição FOTO: thinkstock

Quando o mel é bom – Simone e Simaria

“Tava esperando um sinal, uma mensagem e uma resposta
Mas quando o mel é bom
Quando o mel é bom
Quando o mel é bom
A abelha sempre volta
Mas esperei a tua reação
A verdade é que a noite passada
Ficou tatuada no meu coração”

“Aqui fica claro que, quando o casal se entende na cama, o vínculo afetivo flui e ultrapassa as paredes de um quarto. A conquista, sem dúvida, é uma arte, e existem alguns caminhos para praticá-la com sensualidade – e, mais importante, levando seu parceiro à loucura. Infelizmente, não são todas que se sentem seguras e confiantes nessa hora”. Quer algumas dicas da expert para apimentar ou adoçar o mel com o companheiro?

“Experimente outras posições sexuais, aposte nas preliminares e fantasias, invista em uma bela lingerie, use brinquedos eróticos e pratique o pompoarismo”, a expert revela.

Enquetes

enquete

Que delícia junina te faz esquecer a dieta?

Carregando ... Carregando ...