Xingar fortalece a pessoa na hora de uma atividade física ou de fazer esforço/ Thinkstock
Comportamento Vida Prática

Será? Xingar e falar palavrão dão força para desempenhar atividades difíceis

Desde criança, ouvimos que falar palavrão não é lá muito bacana, nem prova de boa educação. Mas pasme: cientistas descobriram que xingar tem uma função fundamental para o ser humano, ajudando a conquistar feitos difíceis e desafiadores.

+ Você já ouviu falar em micro tédio? Conheça os detalhes desse fenômeno da vida moderna

+ Três dicas para usar a linguagem corporal a seu favor em uma negociação

+ Amigo de verdade! Tome essas cinco atitudes para melhorar o dia de alguém

A conclusão é de um estudo conduzido por psicólogos na Universidade de Keele, no Reino Unido, apresentado no encontro anual da British Psychological Society. Nele, voluntários tinham que xingar e falar palavrões antes de encarar sessões intensas de spinning ou de apertar um aparelho que media a força.

Os experimentos constataram que quem xingava de forma mais intensa e, digamos, menos respeitosa demonstrava uma performance melhor nos exercícios do que quem usava palavras mais amenas.

A pesquisa ainda usou como referência trabalhos anteriores que concluíram que falar palavrão aumenta a tolerância à dor. De acordo com Richard Stephens, professor que conduziu o estudo: “Uma razão possível para isso é que xingar estimula o sistema nervoso simpático, o sistema que faz seu coração disparar quando você está com raiva. Assim, seria de se esperar que os xingamentos fizessem as pessoas se sentirem mais fortes, que é justamente o que atestamos com nossa pesquisa”.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que produto nunca pode faltar no seu nécessaire?

Carregando ... Carregando ...