EHStock/istock
Comportamento Vida Prática

Seis dicas de organização para manter a casa arrumada com praticidade

Manter a casa livre de bagunça pode parecer um enorme desafio, especialmente com a rotina agitada de fim de ano. Mas não precisa ser assim: com algumas dicas de organização é possível colocar tudo no lugar de maneira prática e eficiente.

+ Em alta: seis peças curinga para completar seus looks neste verão

+ Sylvio Rezende dá dicas para evitar as pontas duplas neste verão

+ As franjas estão de volta! Saiba como apostar nos estilos que são tendência

Guarde objetos onde você os utiliza

Não adianta manter a maquiagem no quarto se você só a usa no banheiro, e o mesmo vale com qualquer outro item do lar. “Se você retira algo para usar perto de onde ele fica guardado acaba eliminando um pouco da preguiça de ir guardar. Quanto mais próximo o local de armazenamento, mais fácil dele retornar ao seu lugar de origem”, explica a personal organizer Juliana Faria.

Tenha um cesto de doação

Ter um cesto de doação te ajuda a manter o armário livre. Foto: DragonImages/iStock
Ter um cesto de doação te ajuda a manter o armário livre. Foto: DragonImages/iStock

Você identifica aquela peça que não serve mais, mas ela continua no armário? Uma boa maneira de livrar espaço e não deixar as roupas amarrotadas é reservar um cesto especial de doação para deixar no quarto. “É perfeito para te estimular a resolver o problema. Toda vez que perceber algo que não usa mais, o cesto de doação já está ali e é só colocar para posteriormente levar embora. Isso exclui a necessidade de ter que fazer uma triagem completa no armário, que nem sempre temos tempo”, indica.

Identifique o problema

Se um ambiente está constantemente desarrumado certamente existe um motivo por trás disso, como a falta de um lugar para guardar os objetos que normalmente acabam jogados. “Se eu não paro para analisar se o espaço está redimensionado para ser organizado eu não vou conseguir arrumar. Precisa pensar o motivo pelo qual aquele cômodo ou armário está sempre bagunçado para tentar entender o que fazer para resolver”, revela.

Controle os papéis

Mantenha apenas os papeis que são essenciais. Foto: Jupiterimages/Stockbyte
Mantenha apenas os papeis que são essenciais. Foto: Jupiterimages/Stockbyte

Papeis são os itens que mais geram bagunça na casa, e isso surge principalmente da dificuldade em encontrar um local correto para eles: “Além de acumular, o problema é guardar no lugar errado. Ao invés de colocar na mesa, você vai e coloca em um armário qualquer para esconder. Vale deixar no local até que você possa ter tempo de ir lá e reavaliar o que deve ser jogado fora, e o que guardar e em qual local. Tenha pastas e um lugar específico para elas”.

Aposte nos organizadores

Caixas e potes são ótimos para manter a organização, mas é preciso utilizar de maneira correta para que sejam realmente eficientes. “Cada grupo deve ter seu lugar e morar junto, em potinhos ou caixas organizadoras. O problema acontece quando você coloca indiscriminadamente, sem separar o que é de cada caixa. Isso tira a bagunça visível, mas também acaba com a sua praticidade, porque fica muito difícil encontrar o que precisa”, indica.

Cesto da bagunça

É muito difícil guardar cada objeto em seu lugar e manter tudo impecável todos os dias. A solução? Investir no “cesto da bagunça”: “Um cesto ou uma caixa da bagunça é muito útil, dá para colocar um por cômodo ou por morador e você coloca ali o que não deu tempo de guardar para não ficar com bagunça visível. Depois, quando tiver tempo de realmente organizar as coisas, é só ir até o cesto e guardar cada item”.

Enquetes

enquete

Que delícia junina te faz esquecer a dieta?

Carregando ... Carregando ...