É mais fácil controlar o peso que perdê-lo depois FOTO: thinkstock
Dieta e Fitness Saúde

Você pode levar cinco meses para perder o peso adquirido nas festas de fim de ano

Primeira semaninha de 2017 terminando e você sente que ainda não se recuperou dos exageros alimentícios da “típica comilança” de final de ano? De acordo com uma pesquisa realizada pelo Food&Brand Lab da Universidade Cornell (EUA), o corpo humano leva, de fato, um tempo para voltar ao que era antes.

+ Essas são as resoluções de ano novo mais populares, de acordo com o Twitter

+ Sucos “bronzeadores” ajudam a preparar a pele e a manter a cor do verão

+ Glitter strobing é a mais nova mania de maquiagem das redes sociais

Segundo os estudiosos, inclusive, demora-se em torno de cinco meses para perder os quilinhos extras adquiridos ao longo dessas comemorações. Para as conclusões, cerca de três mil pessoas dos Estados Unidos, Japão e Alemanha tiveram suas rotinas e oscilações de peso observadas pelo período de 12 meses.

Em todas as regiões foi registrado um aumento na silhueta! No país europeu, por exemplo, o fato se concentrou na temporada entre as celebrações da virada e a Páscoa; já no Japão, a “Semana Dourada”, em abril (considerada a maior festividade nacional), foi a principal responsável pelo acúmulo.

Organismo leva cerca de cinco meses para eliminar quilinhos extras adquiridos nas festas de fim de ano FOTO: thinkstock
Organismo leva cerca de cinco meses para eliminar quilinhos extras adquiridos nas festas de fim de ano FOTO: thinkstock

De qualquer maneira, de dezembro a janeiro, todos os participantes engordaram, em média, meio quilo, principalmente nos 10 primeiros dias logo após o Natal.  Isso somado aos ganhos lá atrás – como o dos ovos e coelhinhos de chocolate (né?) – deixa resquícios no organismo até junho!

Eliminar os excessos pode ser, realmente, desafiador. Conforme Dr. Brian Wansink, médico coautor do projeto, o mais recomendado é começar uma dieta regulada antes, a fim de que o metabolismo esteja acostumado quando chegarem as celebrações mais esperadas. “Ao invés de fazer uma resolução de Ano Novo, faça uma em Outubro! É mais fácil evitar os números a mais na balança do que tentar emagrecer depois”. Para ele, o controle da “gula” também é fundamental para que o esforço antecipado de, praticamente, um trimestre, não se vá por água abaixo. O jeito, agora que tudo passou, é focar (mesmo) no que virá!

Advertisement

Enquetes

enquete

Que esmalte é o seu queridinho da estação?

Carregando ... Carregando ...