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Saúde

Uma hora de exercício por semana é o suficiente para se defender da depressão, diz estudo

Quando o assunto é saúde, fazer atividade física é bom por uma série de motivos, e entre os mais importantes estão a prevenção e o tratamento contra doenças. Um dos males que pode ser combatido é a depressão, e você não precisa encarar essa rotina em excesso: apenas uma hora de treino por semana é o suficiente para se defender.

Pelo menos é o que diz um novo estudo liderado pelo Instituto Black Dog, um grupo australiano de apoio a pessoas com transtornos de humor, que também envolve cientistas da Noruega e do Reino Unido, publicado na última edição do periódico American Journal of Psychiatry.

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Como foi feito

Os pesquisadores analisaram os dados de 34 mil noruegueses adultos, sem históricos de problemas de saúde mental, considerando níveis de depressão e ansiedade, e também os hábitos de atividade física durante os últimos 11 anos. O grupo dos saudáveis ainda revelou a frequência e intensidade da sua rotina fitness. O resultado? Quem não fazia nada de exercício tinha 44% de chances a mais de ter depressão, em comparação com quem tirava pelo menos uma ou duas horinhas na semana para treinar.

Fazer uma hora de exercícios por semana é o suficiente para representar uma arma contra a depressão. Foto: AntonioGuillem/iStock

Outras descobertas interessantes são que 12% desses quadros de depressão poderiam ter sido evitados caso houvesse o hábito de se exercitar, mesmo que fosse apenas uma hora por semana e independentemente da intensidade. É pouco tempo e muito benefício, você não acha? E um alerta: de acordo com a perspectiva da Organização Mundial da Saúde, até 2020 (bem aí) a depressão estará em segundo lugar na lista de transtornos mais incapacitantes do mundo.

Samuel Harvey, um dos líderes da pesquisa, declarou: “Nós sabemos há algum tempo que o exercício tem um papel importante no tratamento de sintomas da depressão, mas essa é a primeira vez que conseguimos quantificar o potencial de prevenção da atividade física na redução de futuros casos de depressão. Essas descobertas são excitantes porque mostram que mesmo uma quantidade relativamente pequena de exercícios, a partir de uma hora por semana, pode oferecer uma significativa proteção contra o quadro”. Usualmente, a doença é tratada com terapia e, se necessário, medicamentos, e essa parece uma nova luz nessa luta.

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