Foto: Ivanko_Brnjakovic/iStock
Dieta e Fitness Saúde

Dia do Lixo: pesquisa indica que essa prática pode causar até diabetes

Quanto mais perto do fim de semana, mais gente se empolga porque o tão esperado Dia do Lixo está chegando. Isso é bom? É ruim? O que se sabe é que não faltam polêmicas em torno dele, mas uma bem recente tem chamado a atenção. Mais do que a possibilidade de mandar os outros dias de dieta por água abaixo, essa escapulida pode ser muito mais perigosa para a saúde do que se imaginava, causando até diabetes.

+ DIABETES GESTACIONAL PODE SER EVITADA. CONHEÇA OS MITOS E VERDADES E PREVINA-SE

+ DIA MUNDIAL DO DIABETES: SAIBA TUDO SOBRE ESSE MAL E PREVINA-SE

+ QUER PERDER ATÉ 10 KG? CARDÁPIO DE NUTRICIONISTA E DICAS DE ENDÓCRINO AJUDAM NESTA MISSÃO

A descoberta veio de uma nova pesquisa da Universidade Loughborough, no Reino Unido, que, para a tristeza de muitos, concluiu que ter um dia na semana em que você “mete o pé na jaca” e desequilibra toda a sua alimentação já basta para ganhar alguns prejuízos à saúde.

Durante um dia inteiro os participantes puderam se jogar na alimentação com gordura. Foto: Astarot/iStock

No estudo, os voluntários, que somavam 15 homens e mulheres, foram instruídos a comer o que quisessem por um dia completo. Isso incluía bacon, linguiça, ovos, doces e por aí vai. Em seguida, suas taxas de glicose foram medidas e comparadas com os níveis antes do experimento.

O resultado? O organismo ficou mais resistente à insulina, que nada mais é que o hormônio “parceirão” que ajuda a absorver o açúcar no sangue. Essa resistência fez com que o pâncreas produzisse mais insulina para conter o exército de glicose que estava avançando pelo corpo. Com essa prática constante, o órgão se sobrecarrega e para de funcionar corretamente, baixando a guarda e abrindo alas para o diabetes.

Os cientistas afirmaram que precisam de avanços maiores nas pesquisas a fim de descobrir o que exatamente causa essa resistência à insulina. Enquanto isso, mais seguro é buscar uma alimentação equilibrada no seu dia a dia. Para saber mais sobre o Dia do Lixo, clique aqui.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que problema da pele do rosto mais te incomoda?

Carregando ... Carregando ...