Foto: VladimirFLoyd/istock
Beleza Vida Prática

Rinoplastia e bioplastia nasal: saiba tudo sobre os procedimentos que podem mudar seu nariz

Você mudaria algo em seu nariz? No rosto, essa é uma das partes que mais chama a atenção e que muitas mulheres gostariam de lapidar, mas isso só se resolve com plástica? O DaquiDali conversou com um especialista, que separou  uma opção menos invasiva, a bioplastia nasal, e explicou a cirurgia em si, conhecida como rinoplastia. Conheça os detalhes de cada uma e veja qual combina melhor com você!

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que “o nariz ocupa uma posição chave na face. Você conversa olhando nos olhos mas é ele que está ali no meio. Mesmo que ele não agrade, quando a paciente nos procura, ela faz isso estando motivada. Se vai ao gastro, o faz porque precisa, e aqui não, ela vem feliz e decidida a mudar e aumentar a autoestima”, afirma o Dr. Bruno Onishi, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Sociedade Americana de Cirurgia Plástica, e com especialização em microcirurgia pelo Hospital das Clínicas de São Paulo.

+ Adeus, pés de galinha! Saiba prevenir, atenuar e acabar com essas rugas
+ Descubra tratamentos estéticos que podem ser alternativa à cirurgia plástica
+ Cirurgia de reconstrução das mamas pode devolver a autoestima

Foto: VladimirFLoyd/istock
Os dois procedimentos podem ser feitos quando a paciente não gosta de algum detalhe no seu nariz. Foto: VladimirFLoyd/istock

Bioplastia nasal x Rinoplastia

Bioplastia é a definição do contorno do nariz através de uma das substâncias queridinhas do momento, que é o ácido hialurônico. “Ele ganha bastante espaço pela segurança que oferece, com chances de reações adversas muito baixas, e pela possibilidade de reversão do procedimento. Supondo que você não goste do resultado e queria reverter, é só utilizar uma enzima chamada hialuronidase, que dissolve a molécula do ácido e o organismo o absorve em alguns dias, ou caso queira esperar, isso acontece naturalmente de um a dois anos”, destaca o médico. Já a rinoplastia é uma cirurgia estética realizada para corrigir alguma imperfeição aos olhos da paciente.

Quando fazer?

Como é feita para dar volume, as principais indicações para a bioplastia “são para elevar a ponta, disfarçar o ossinho em cima do nariz e aumentar o dorso inteiro, que vai da testa até a ponta. Naturalmente, podem haver limitações dependendo da estrutura do nariz, cujas imperfeições podem ser muito acentuadas”, esclarece o Dr. Bruno. Ele complementa explicando que a rinoplastia é recomendada “se há alguma deformidade nasal que incomoda a paciente. Os casos mais comuns são quando há ponta muito caída ou bulbosa (gordinha), dorso (giba) muito alto, ossinho em cima do nariz acentuado e abas ou dorso muito largos”.

Foto: AntonioGuillem/istock
Além da correção estética, o regate ou aumento da autoestima são um dos maiores ganhos. Foto: AntonioGuillem/istock

A melhor parte: os benefícios

Em ambos os casos, o cirurgião plástico ressalta que “o profissional avalia cada caso para alinhar, mais uma vez, o desejo do paciente com o bom senso estético harmonizado com seu rosto. Há o ganho estético, mas não é imprescindível lembrar que tudo isso está diretamente ligado à autoestima, porque muda o jeito de se relacionar com o mundo, é super gratificante”.

Tempo de recuperação

A bioplastia pode deixar um pouquinho de vermelhidão e inchaço, mas segundo o Dr. Onishi, “isso tente a regredir em dois dias. Os cuidados pós-procedimento são alguns remédios para dor, compressa para diminuir o inchaço, não ficar mexendo e evitar o sol, ou seja, não altera a rotina da pessoa por não exigir qualquer tipo de afastamento”. Quando o assunto é a cirurgia, isso varia bastante. “Em casos que exigem um maior trabalho, o inchaço pode durar por volta de 15 dias, mas existe um inchaço residual que pode durar meses, entretanto, não é nada que atrapalhe sua vida social. Quando ela é mais simples, pode se resolver em até uma semana”.

Foto: Tomwang112/istock
O resultado da bioplastia équase imediato, dá para ir decidindo com o médico durante o procedimento. Foto: Tomwang112/istock

Falando em resultados

Bioplastia: praticamente imediato. “Como a anestesia é local, o médico pode até ir compartilhando o ganho de resultado com o próprio paciente durante o procedimento”, diz o profissional.

Rinoplastia: de duas a três semanas você consegue ter uma ideia bem boa de como vai ficar em definitivo. “Se a cirurgia foi muito simples, como apenas uma mexida na ponta, em até uma semana já dá para ter uma ótima noção”, afirma o especialista.

Contraindicação

Os casos mais delicados são de pessoas que “possuem doenças autoimunes, gravidez – no caso da bioplastia -, ou com coagulopatia (que tem algum problema de coagulação do sangue). E, claro, quando a paciente pede um nariz desproporcional ao corpo e rosto que possui”, enfatiza o expert.

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual tendência você acha mais difícil de usar?

Carregando ... Carregando ...