Central IT Alliance/iStock
Comportamento Vida Prática

Resolva os maiores desafios da decoração com dicas práticas

Uma boa decoração é aquela que une inspiração com soluções que facilitem o dia a dia, no entanto, alguns desafios comuns dos espaços geram tantas dúvidas que acabam por tirar toda a praticidade e o estilo. Descubra as soluções para os mais comuns e garanta a beleza e a funcionalidade que sua casa merece.

+ Preliminar em foco! Descubra as zonas erógenas de cada signo

+ Quer aderir aos cabelos ruivos? Então aposte no pumpkin spice

+ Cinco truques com a sombra que vão melhorar a sua maquiagem

Espaços muito pequenos

Base neutra ajuda a ampliar visualmente o ambiente. Foto: KatarzynaBialasiewicz/iStock
Base neutra ajuda a ampliar visualmente o ambiente. Foto: KatarzynaBialasiewicz/iStock

Quem vive em grandes cidades sabe que os espaços têm ficado cada vez menores, mas isso não significa uma decoração ruim ou ter que viver com a sensação de apertado. “Precisamos utilizar artifícios que de alguma maneira ampliem esse espaço, como investir em móveis menores e planejados, com mais de uma função, e utilizar espelhos, que dão a sensação de amplitude. Ter as bases (móveis) neutras e em cores claras também deixa a sensação de espaço maior e você pontua cores nos adornos para trazer vida e personalidade”, explica a designer de interiores Rosane Guedes.

Nos móveis, o cuidado está em garantir o tamanho certo e optar pelo minimalismo, tanto na forma quanto na quantidade de objetos: “Um erro muito comum das pessoas é não ter noção de proporção, usando móveis que são muito maiores do que a sala comporta. É bom ficar atenta para não exagerar”.

Ambientes que não são retos

Você tem uma parede diagonal ou um pilar cortando uma parte da sala? “Esses ambientes trazem certa dificuldade, mas é possível superar. Se você tem ‘um dente’ na sala vale usar um móvel planejado para não deixar aquele local inútil e dar fluidez. Muita gente acha que planejar sai muito caro, mas não é verdade. Hoje temos o mdf que é um grande aliado, porque barateia bastante os custos e alguns já até com o acabamento em laca”, indica.

Pé direito muito baixo

Fotos: Reprodução/Pinterest white; achadosdedecoracao
Fotos: Reprodução/Pinterest white; achadosdedecoracao

O pé direito baixo é outro transtorno dos lares modernos, e muitas vezes podem causar aquela sensação de falta de espaço e desconforto: “Vale não pendurar os quadros e fotos, que estão muito em evidência na decoração, e apoiá-los diretamente nos móveis, fica bonito e sem aquela sensação de que está grudado no forro. Luminárias com profundidades menores também ficam melhores que pendentes, que tendem a achatar ainda mais. Outro recurso é usar um belo papel de parede claro com listras verticais, que criam essa impressão de mais altura porque alongam o olhar”.

Falta de tomadas

Outro problema comum nas casas e apartamentos é a falta de tomadas, que obrigam a utilizar cabos longos que estragam o visual dos ambientes. “As réguas com várias entradas são artifícios que ajudam, e você pode embutir na parede ou esconder nos pés da mesa ou na parte de trás ou de baixo dos móveis. Dessa forma elas não ficam aparentes e desorganizadas”, aconselha.

Falta de espaço para guardar objetos

Você tem mais objetos do que espaço para guarda-los? Se doar o excesso não é uma opção, então é preciso usar a criatividade para encontrar maneiras de armazenar sem bagunça: “As prateleiras com caixas bonitas são ótimas opções, assim como os nichos, que dão um acabamento e dá para guardar itens diversos. Os móveis com dupla função, como mesa de centro que abre para colocar objetos ou a cama baú, também ficam muito bacanas e organizam bem a casa”.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que esmalte é o seu queridinho da estação?

Carregando ... Carregando ...