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Quer otimizar a academia do seu prédio? Confira as dicas de um personal trainer

Você se mudou para um condomínio e uma das facilidades que ele oferece é a academia. Ao mesmo tempo em que não se sente muito à vontade para utilizá-la, não sabe qual é a melhor maneira de otimizar este espaço, que também faz parte da sua casa. E agora, o que fazer?

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Se você decidir usar o espaço fitness do seu prédio, saiba que essa é a forma mais prática de começar a mexer o esqueleto e eliminar aqueles quilinhos a mais que te incomodam. Não tem trânsito para chegar, a chuva não vai te atrapalhar. Ou seja, dá para jogar a desculpa da preguiça bem longe e começar a se exercitar com regularidade.

Foto: Antonio_Diaz/iStock
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As vantagens

Segundo o fisiologista do exercício e personal trainer Guilherme Lacerda, a tendência de se treinar em academias de condomínio tem aumentando bastante e as novas construções estão investido nesta área. “Um bom aspecto é quanto mais fácil o acesso, melhor a continuidade”, conta.  

O profissional ainda comenta que, para quem deseja perder peso e melhorar o condicionamento físico, este tipo de local oferece as mesmas condições que uma academia tradicional. Apenas para quem deseja um alto desempenho é necessário sim procurar um lugar especializado. “Se quer emagrecer e ter um corpo magro e musculoso, você consegue”, afirma.

Para começar, é importante procurar um profissional da área de educação física para te auxiliar no desenvolvimento da rotina de treinamento. A vantagem, nestes casos, é que você só vai desembolsar o valor cobrado pela aula do personal, já que não precisa pagar a mensalidade da academia.

“Ele vai te cobrar menos do que se vocês estivessem dentro de uma academia. Dependendo do profissional, os valores são ou por aula ou por pacotes mensais. Os dois jeitos funcionam”, fala Guilherme. Dessa forma, o professor adéqua o estilo do pacote ao cliente e estipula as regras para remarcações de aulas.

Buscar alguém para treinar junto e dividir o preço do professor é outra dica bem bacana. O personal sugere escolher alguém que tenha o mesmo biotipo e objetivos que você. “Assim, você consegue atenção personalizada do professor, pois é possível fazer treinos similares, facilitando a dinâmica da aula”, explica.

Foto: Chris Clinton/Digital Vision
Foto: Chris Clinton/Digital Vision

Cuidados e sugestões

Essas academias, em geral, seguem um padrão de aparelhos. São equipadas com esteiras, bicicletas e uma estação, que é multifuncional e te permite realizar diferentes tipos de exercícios. A variedade, entretanto, não é muito grande e, por isso, quem deseja alcançar altas performances não atinge este objetivo apenas treinando no prédio.

Neste momento, quem se exercita por conta própria deve ter cuidado para não treinar sempre os mesmos grupos musculares. “É importante trabalhar de forma totalitária. Se a pessoa cria o hábito e faz com frequência, pode ficar assimétrico e desproporcional”, alerta Guilherme.

É essencial que o condomínio ofereça além das bicicletas, esteiras e estações (dependendo do espaço, é possível ter mais de uma), outros equipamentos multifuncionais que te permitam variar as sequências de movimentos. Entre eles um banco que seja reclinável e inclinável e torres de até 10 quilos. “Com barras e anilhas de dois, cinco e dez quilos, você treina muito bem”, conta o personal.

Ter mais esteiras do que bicicletas, por exemplo, é interessante porque, como andar é um movimento mais natural, os condôminos tendem a usá-las mais. Outro ponto importante é colocar televisões em frente às esteiras ao invés de colocá-las de frente para paredes. Assim, você vai se sentir mais estimulada a executar este exercício simples e essencial.

Certifique-se que a academia tenha bebedouros e banheiros. “É importante ter um regulamento, que conste sobre a responsabilidade da limpeza e arrumação. Além disso, estabeleça uma política de tempo máximo de uso, idade mínima para frequentar e os trajes apropriados”, sugere Guilherme.

Montar um painel com dicas de exercícios e saúde e sugestões de profissionais também vai auxiliar uma boa utilização da área que não é só sua, mas de todos que ali habitam.

Foto: mtoome/iStock
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Dicas de exercícios

A seguir, o personal Guilherme Lacerda dá dicas de exercícios para você executar na academia do seu condomínio.

Agachamento

É fácil de fazer em qualquer lugar e pode ser realizado apenas com seu peso corporal ou com um par de halteres ou uma barra e anilhas. Ele trabalha todos os músculos dos membros inferiores e os paravertebrais. Faça três séries de 12 repetições.

Flexão de braço

Basta um espaço livre para você apoiar as mãos no solo e realizar algumas flexões. As mulheres que tiverem dificuldade podem fazer com joelhos apoiados no chão. Faça três séries de 12 repetições.

Abdominais

Com um pouco de criatividade e um colchonete, você pode realizar diversos exercícios para o abdômen e flexões de coluna e quadril. Os abdominais precisam ser trabalhados com intervalos mais curtos e repetições um pouco mais longas. Faça três séries de 15 repetições, com 30 segundos de intervalo.

Pulley Frente

Caso na sua academia tenha uma daquelas estações, é bem provável que ela tenha um puxador para costas. É uma excelente oportunidade para fazer um pulley frente e trabalhar a musculatura para compensar o trabalho feito na flexão de braço. Faça três séries de 12 repetições.

Área externa

Se você quiser e puder aproveitar o espaço externo do seu prédio, procure fazer exercícios que envolvam deslocamentos como: avanço, tiros curtos de corrida, deslocamentos laterais e de costas, exercícios de agilidade, saltos verticais e horizontais. São exercícios de alto gasto calórico e intensidade. Nestes casos, é importante o acompanhamento de um profissional de educação física, pelo menos no início da fase de aprendizagem.

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