g-stockstudio/iStock
Dieta e Fitness Saúde Vida Prática

Quatro super temperos com benefícios para a saúde e silhueta

As especiarias são grandes aliadas para dar sabor aos alimentos e reduzir o consumo de sal, mas elas podem ir muito além, e trazer benefícios para a sua saúde e silhueta. Descubra quatro que você deve incluir no dia a dia.

+ Três massagens para reduzir medidas e melhorar a pele

+ O que o seu sapato favorito diz sobre sua personalidade?

+ Muito além da cozinha: especiarias ajudam a desintoxicar a pele e controlar a oleosidade

Canela

Além de acelerar o metabolismo, canela atua no controle da diabetes. Foto: ChamilleWhite/IStock
Além de acelerar o metabolismo, canela atua no controle da diabetes. Foto: ChamilleWhite/IStock

Muito utilizada no inverno, a canela pode fazer parte de chás e doces, e é uma boa pedida para ajustar o açúcar e até manter a mente afiada. “Ela facilita a ação da insulina e, por consequência, ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue, sendo útil como coadjuvante no tratamento do pré-diabetes e diabetes. Além disso, as substâncias cinnamaldehyde e epicatechin, presentes nela, são protetoras de neurônios e seriam mais uma ajuda na defesa contra doenças neurodegenerativas”, explica o endocrinologista Wilmar Accursio, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Envelhecimento. O consumo deve girar entre uma colher de café por dia.

Com baixas calorias, ela também é conhecida por seus benefícios para a silhueta, como revela a nutricionista Cristina Almeida Prado, da Clinica Dr José Bento de Souza: “Ela ajuda no metabolismo com efeito termogênico, aumentando a temperatura do corpo e queimando mais calorias, e tem ação diurética. Segundo estudo realizado nos Estados Unidos, o consumo diário também reduz a taxa de colesterol LDL e triglicérides”.

Cúrcuma

Cúrcuma é anti-inflamatória e neuroprotetora. Foto: AD077/iStock
Cúrcuma é anti-inflamatória e neuroprotetora. Foto: AD077/iStock

O tempero de cor amarela ganhou grande destaque no mundo da beleza no último ano, e está mais fácil de encontrar nos mercados e até farmácias. “Sua principal ação é ser anti-inflamatória, seja para doenças clínicas como a artrite, seja para a inflamação celular, principal fator para envelhecimento dos tecidos. É também um importante neuroprotetor, e ajudaria a diminuir a velocidade da perda de cognição no envelhecimento e demências”, esclarece Accursio. Segundo o especialista, a sua absorção intestinal é difícil, mas é melhorada se utilizada com pimenta do reino. Como a ingestão dos valores diários recomendados é complicada, já que é alta, a dica é consumir também na forma de cápsulas concentradas, com mínimo de 500 mg por dia.

A especiaria também tem aparecido para uso tópico direto na pele e cabelos, além de apresentar alguns pontos positivos para a silhueta. “A curcumina é anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e tem ação cicatrizante, antisséptica e antialergênica, mas deve ser testada antes de utilizar direto na pele e com moderação. Apresenta ação detox de fígado e atua na diminuição de gordura”, informa Cristina.

Gengibre

Gengibre acelera o metabolismo e atua positivamente em enjoos e doenças degenerativas. Foto: natalie_board/iStock
Gengibre acelera o metabolismo e atua positivamente em enjoos e doenças degenerativas. Foto: natalie_board/iStock

O gengibre é outro alimento bastante popular na temporada de frio e pode ser considerado muito versátil, já que pode ser utilizado em sopas, chás, doces e várias outras receitas. “É anti-inflamatório molecular, das células, e por isso ajuda na prevenção de doenças ligadas a esta inflamação, ou seja, todas as degenerativas. Atua no controle do enjoo na gravidez, na quimioterapia e de movimentação de crianças no carro. A sugestão é consumir duas xícaras de chá por dia e utilizar a vontade no preparo de alimentos. Uma opção ao chá é ralar e colocar na água a ser usada durante o dia ou treino na academia”, indica Accursio. Outra função bastante conhecida é de termogênico, gerando aumento no metabolismo e auxiliando na queima de calorias.

Pimenta caiena

Pimenta caiena é termogênica. Foto: Thinkstock
Pimenta caiena é termogênica e ajuda a eliminar toxinas. Foto: Thinkstock

“Essa variedade de pimenta tem propriedades que ajudam na desintoxicação do corpo. Além disso, é utilizada para eliminar toxinas e promover o emagrecimento. O calor que você sente depois de comer alimentos picantes faz com que a temperatura do seu corpo aumente. Para voltar a sua temperatura normal, você queima mais calorias. A dose recomendada é de uma colher de café por dia”, aponta Cristina.

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual tendência você acha mais difícil de usar?

Carregando ... Carregando ...