ferlistockphoto/iStock
Dieta e Fitness Vida Prática

Por que sua dieta não dá resultados? Teste te ajuda a descobrir

O que não falta são opções de dieta para entrar em forma e manter uma vida mais saudável, no entanto, parece que nem sempre elas tem o resultado esperado. Mas, afinal, onde você está errando? Para te ajudar a encontrar a resposta, Rodrigo Polesso, certificado em nutrição otimizada para saúde e bem-estar pela Universidade Estadual de San Diego, nos EUA, elaborou um teste simples que revela os sabotadores do peso.

+ Abaixo o salto! Sapatos baixos e elegantes para cada ocasião

 + Tudo o que você precisa saber para ter unhas sempre fortes e bonitas

+ Paleta de cores valoriza a aparência e facilita seus looks. Descubra a sua

Qual destas frases mais combina com o que você pensa?

a) Preciso emagrecer muito rápido, “para ontem”!

b) Não tem jeito, pra emagrecer precisa passar fome.

c) Preciso ter controle diário do meu peso para não perder o rumo.

d) O segredo é escolher os melhores restaurantes e evitar fast food.

e) Só consigo emagrecer se a família toda “entrar na dança” e me apoiar.

Você foca na balança ou na circunferência da cintura? Foto: Thinkstock
Foto: Thinkstock

Qual destas atitudes NÃO combina com você ?

a) Sou o tipo de pessoa calma, que não se desespera.

b) Tenho ansiedade e sempre como muito, até ficar com a barriga cheia!

c) Tanto faz o peso na balança… o que vale é sentir que está emagrecendo.

d) Gosto de cozinhar, fazer novas receitas e usar novos ingredientes.

e) O apoio dos amigos não faz diferença nas minhas decisões.

Se você tivesse poderes mágicos, qual destas decisões tomaria primeiro?

a) Faria o meu metabolismo agir de forma mais acelerada.

b) Reduziria um pouco o tamanho do meu estômago – e da minha fome.

c) Veria o meu peso a todo momento na tela do meu celular.

d) Teria comida saudável todos os dias no trabalho, com um simples gesto.

e) Mudaria a cabeça dos amigos e todos aqueles que me levam para o “mau caminho”.

Thinkstock
Thinkstock

Qual destes compromissos você teria mais dificuldade de cumprir?

a) Fazer mudanças gradativas e lentas na alimentação para emagrecer lentamente.

b) Comer bacon, ovos e outras fontes de proteína, e mesmo assim emagrecer.

c) Ficar semanas sem checar o peso na balança.

d) Cozinhar o próprio almoço todos os dias, montando a própria “marmita” para o trabalho.

e) Conhecer novos amigos e evitar conversar com quem impede de emagrecer.

Como somar os pontos:

Cada resposta tem um valor. A = 5 pontos; B= 4 pontos; C= 3 pontos; D= 2 pontos; E= 1 ponto. Basta calcular quantos pontos você somou.

Resultados

4 a 7 – Pressa

O que mais atrapalha o seu emagrecimento é a pressa por resultados rápidos. O processo de emagrecimento saudável deve ser constante e ter longo prazo. “É possível ter ótimos resultados em algumas semanas ao se seguir os hábitos corretos, mas isso não deve ser o suficiente para se sentir satisfeito. Quem quer resultados verdadeiros deve ir com calma e transformar os hábitos em vez de apenas fazer dieta por pouco tempo e depois voltar ao que era consumido antes”, conta.

8 a 11 – Restrição alimentar

O mito da restrição alimentar é o seu grande inimigo! “Não existe quantidade certa, e sim qualidade”, destaca. O que mais faz o corpo acumular gordura é uma alimentação baseada no consumo de carboidratos e alimentos industrializados e extremamente processados, que promovem diretamente a ação descontrolada do hormônio insulina, o qual promove o armazenamento de gordura e ao mesmo tempo bloqueia sua queima. “A melhor ciência nutricional disponível hoje no mundo sugere que se alimente de mais fontes de gorduras boas, reduzindo o consumo de carboidratos processados e refinados, valorizando o que é natural, de forma ainda que não seja preciso passar fome durante ou entre as refeições. Isso é o que eu chamo de Alimentação Forte, um estilo alimentar flexível baseado em evidências que vai te ajudar a emagrecer e manter o novo estilo de vida para sempre”, completa.

12 a 15 – Balança

O que atrapalha o seu emagrecimento é a balança! Por mais estranho que possa parecer, o fato é que ficar se pesando o tempo todo não é a melhor opção. “É um grande problema considerar o peso como única medida para progresso de um programa de alimentação, porque ele pode até mesmo flutuar bastante durante o dia e depois porque a balança mede o peso bruto, mas não mostra o que está realmente acontecendo dentro do corpo. Por diversos motivos, você pode ganhar peso em alguns momentos do processo, mas estar perdendo gordura e indo na direção certa, e enganar sua  percepção de evolução”.

16 a 20 – Pessoas

Sabe o que te atrapalha para emagrecer? As pessoas. “É claro que somos fortes para seguirmos nossas decisões, mas tudo fica muito difícil sem o apoio de quem está perto de nós”, conta. A sugestão é buscar se cercar de outros que tenham o mesmo objetivo, mesmo que essa troca de experiências aconteça apenas na internet.

Enquetes

enquete

Que delícia junina te faz esquecer a dieta?

Carregando ... Carregando ...