Foto: Thinkstock
Conversa de Mãe Vida Prática

Pediatra tira dúvidas sobre o H1N1 e a vacina

Habitualmente a campanha anual de vacinação contra a gripe acontece no final de abril. Como este ano temos um surto de H1N1 em março, sinto que há um desespero pra vacinar.

SURTO? SEI, MAS QUAL É A GRAVIDADE?
Desde 2009, naquele primeiro surto deste vírus, não se via uma potencia tão forte e um número de casos graves e óbitos tão significativo.

E O QUE A GENTE FAZ?
A primeira medida é: lavagem de mãos e evitar lugares aglomerados. Mas é aglomerado mesmo, tipo muvuca! E é e-v-i-t-a-r. Nada de loucura. Se você está com sintomas gripais que pioram em 48h, procure um hospital e, se possível, faça o teste para o vírus.

E A VACINA?
Terão direito à vacina pelo SUS somente os grupos de risco: gestantes, idosos, puérperas até 45 dias pós-parto, crianças acima de 6 meses, profissionais de saúde etc… As crianças tomam 2 doses com 30 dias de intervalo. Os demais tomam dose única.

TEM DIFERENÇA ENTRE A OFERECIDA NO POSTO E NA CLINICA?
Tem! A do posto é trivalente, protege contra o H1N1 e mais 2 cepas de vírus. A da rede particular é a tetravalente, que protege contra os citados acima e mais uma cepa. Porém, neste momento, a tetravalente disponível é a para crianças acima de 3 anos. Não tem problema fazer 1 dose da tri e depois 1 dose da tetra.

MEU BEBÊ NAO TEM 6 MESES AINDA.
Infelizmente ele não poderá tomar esta vacina.

POSSO ME VACINAR AMAMENTANDO?
Pode!

ESSA VACINA É PERIGOSA?
Não. O H1N1 é perigoso? É.

POSSO DAR ESSA VACINA JUNTO COM OUTRAS?
Pode.

ESSA VACINA PROVOCA GRIPE?
Não! Ela é feita de vírus inativados e cortados em pedacinhos. O que pode acontecer é você pegar um outro vírus que cause quadros gripais.

DOU VACINA NO MEU FILHO DOENTE?
Teoricamente pode dar, mas, que tal esperar o sistema imunológico melhorar, né?

É PRA SE DESESPERAR?
Não.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que problema da pele do rosto mais te incomoda?

Carregando ... Carregando ...