Um quarto bem organizado te deixa mais relaxada. Foto: ThinkStock
Comportamento Vida Prática

Otimize os espaços do seu quarto com elementos certos e soluções fáceis

Deixar o quarto prático e confortável é um desafio, pois os espaços dentro de casa estão cada vez mais reduzidos. Otimizá-los é o segredo para guardar tudo e ainda deixar o ambiente confortável para as horas de sono.

Confira uma lista de funcionalidades dos móveis e objetos decorativos para o seu cantinho ficar com a sua personalidade, além de facilitar.

A cabeceira pode ir além de um acessório
A cabeceira pode ir além de um acessório

Cabeceira da cama

Se no seu quarto há espaço para a cabeceira, você pode utilizá-la como uma miniestante. “Coloque elementos decorativos ou do dia-a-dia, como uma luminária”, sugere a decoradora Daniela Stecconi, da DecorIn.

A cabeceira também permite ser ponto de iluminação indireta, quando não se tem lugar para abajures, por exemplo. Além disso, de acordo com Simone Fogassa, no mercado, existem muitas opções de estofados e revestimentos. Ou seja, se você enjoar, não será difícil trocar.

Cama box

Para quem gosta, a cama box com baú pode ser uma alternativa. “Com ela, dá para ganhar centímetros preciosos”, comenta Daniela. Ali, é possível guardar roupas de banho e cama, edredons. Só cuidado para não acumular coisas desnecessárias.

Além disso, existe a possibilidade de usar colchas e saias de cama com bolsos para guardar livros e objetos que precisam ficar à mão durante a noite.

Além de charmoso, o baú é funcional
Além de charmoso, o baú é funcional

Baús

Ter um lugar para sentar no quarto é bem importante. “Eles têm que ter pelo menos 45 centímetros de altura e de largura. A medida é, geralmente, a partir daí. Pode ser mais comprido e ao pé da cama”, explica Edvânia Comitre, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

Camas com gavetas

Caso você opte por gavetas sob a cama, fique atento se existe espaço para que elas sejam abertas. “Geralmente, elas têm 60 centímetros de profundidade”, fala Edvânia.

Ganchos

Quando sobram paredes após o planejamento dos móveis, dá para aproveitar o espaço usando ganchos. “Tem opções que parecem quadros. Podem ser aveludados ou estampados, com ganchos minúsculos para as bijuterias”, indica Simone.

Edvânia alerta, contudo, que os ganchos podem atrair bagunça para quem não é fã de organização. “Tem que tomar cuidado”.

Sapateiras podem ser uma boa ideia, mas dependem de você
Sapateiras podem ser uma boa ideia, mas dependem de você

Sapateiras

Para a professora, esse tipo de móvel deve estar sempre em locais fechados para a melhor conservação dos sapatos e também pela praticidade.  “Faça prateleiras com rodízios e sem divisórias. Se você puxa do armário, pode acomodar vários tipos de sapatos”, aconselha.

“O legal das sapateiras é que você pode trabalhar com o volume baixo”, afirma Daniela. Elas podem ser criadas dentro do guarda-roupa, perto da escrivaninha ou nas gavetas embaixo da cama. Dá para usar a criatividade com os recursos que a marcenaria dispõe.

Caixas organizadoras

Essas caixas são as queridinhas dos especialistas. “O que costumamos pedir para os clientes é que eles comprem caixas iguais ou que combinem entre si. Se não, o ambiente fica com cara de bagunça”, explica Daniela.

“Elas evitam que você mexa no armário inteiro, por isso coloque coisas similares nas mesmas caixas”, indica Edvânia.

Portas de correr

“Elas são a alma do negócio. Sempre que o espaço é reduzido, as portas de correr são fundamentais”, explica a coordenadora do curso de arquitetura. Colocar o espelho na porta pode ser uma opção, mas tome cuidado para não deixar desconfortável a hora de dormir, quando muito perto da cama.

Use a marcenaria a seu favor

De acordo com Edvânia, a marcenaria do dormitório tem que ser bem pensada. “Muitas vezes, um armário pode ser a parede que divide os ambientes, ganhando espaço”, fala. Por isso, compartilhe com os profissionais o que você realmente precisa.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que problema da pele do rosto mais te incomoda?

Carregando ... Carregando ...