Perfis de mães no Instagram mostram cotidiano da maternidade/ Thinkstock
Conversa de Mãe Vida Prática

Mães no Instagram: perfis compartilham dicas e retratam maternidade real

A jornada da maternidade é cheia de desafios e dúvidas. Por isso, ter companheiras que enfrentam conflitos parecidos ajuda e muito: expande alternativas, ensina e mostra que ser mãe não precisa ser tão solitário. E essas companheiras nem sempre precisam ser amigas, podem ser também mulheres com perfis em redes sociais como o Instagram, que compartilham seu dia a dia e discutem temas relacionados à maternidade. Veja alguns perfis:

+ Seu filho sofre de ansiedade? Saiba os possíveis motivos e o que fazer!

+ Como é a mãe de cada signo? Veja o que a astrologia diz

+ Seu filho rejeita legumes e verduras? Nutrichef dá dicas e receitas para driblar o problema

1. Elisama Santos
A escritora Elisama, autora de “Tudo Eu!” e “ReOlhar” e mãe de dois filhos, reflete bastante sobre acontecimentos do dia a dia, trazendo sempre uma perspectiva real da maternidade, mostrando que assim como há momentos de amor e alegria, há aqueles de raiva e irritação. Ela também oferece dicas e orientações para uma educação pelo amor e não pela violência.

Tomamos banho de mangueira. Assim, me incluindo mesmo. E eu caí na farra não porque o dia nasceu lindo, calmo e tranquilo. Muito pelo contrário, o que me motivou foi a certeza de um dia tenso e cheio de contrariedades. Se estivessem calmos e tranquilos eu muito provavelmente estaria cuidando de outras coisas. Ontem fomos a uma festinha, domiram tarde e acordaram às 06:00hr. E se você tem filhos pequenos sabe o que isso significa. Sono deixa a criança estressada e irritada. Eles não cochilam, o que quer dizer que seriam choros e gritos até a hora de dormir. De um dia que começou às 06:00h. Mas hoje eu decidi que não brigaria com a realidade, não iria ficar com um mau humor pior que o das crias. Não ia me entregar e me arrastar até o final do dia. Como uma administradora de uma empresa em crise, fiz um plano de ação para o dia, garantindo que as minhas expectativas estavam adequadas – ou seja, quase inexistentes. E o dia foi surpreendentemente delicioso. Cozinhamos, conversamos, brincamos. E no final da tarde gargalhamos em um banho delicioso na varanda – desculpa, planeta. Eu acho que nunca o faria se não fossem eles. Banho de mangueira melhora a vida. Engraçado como a gente esquece que os filhos são um passaporte pra voltar a ser criança. Pra não parecer ridícula correndo com o carrinho de mercado. Eles são o lembrete de que a vida pode ser mais divertida. Que mesmo os dias mais tensos podem ficar mais leves quando a gente decide se conectar. Comecei o dia com uma saudade imensa dos meus domingos de preguiça. Termino com o peito cheio de gratidão por aprender tanto ao lado deles. Enquanto gritávamos e ríamos livremente, fazendo chuvinha com a mangueira, Miguel me disse: ” Eita que festa boa, né, mamãe? Que festão!” A irmã sorria e concordava. É, filhos, vocês me ensinam que felicidade é só questão de ser. Gratidão pelo nosso festão! Que a mamãe consiga aproveitar mais esses momentos. Prometo que vou me esforçar! #TamoJunta #MaternidadeReal #ElisamaSantos #QuestãoDeEscolha #PequenosMestres

Uma publicação compartilhada por Elisama Santos (@elisamasantosc) em

2. As delícias do Dudu e da Annie

A chef Thais Ventura, mãe de Dudu e da Annie, retrata sua rotina com os filhos, especialmente no que diz respeito à alimentação, com dicas de amamentação, introdução alimentar e alimentação infantil em geral. Traz também receitas e dicas para montar cardápio.


3. Mãe Solo
Mãe Solo é um projeto de empoderamento e fortalecimento para mães, que busca desromantizar a maternidade e retratar a realidade do dia a dia. Com ilustrações bem-humoradas, Thaiz Leão mostra o desenvolvimento do filho e a dificuldade de tocar uma rotina de cuidados, o trabalho e todas as responsabilidades que vêm com uma criança – potencializadas ainda mais quando se enfrenta tudo isso sem o apoio de um parceiro.

Calor, pernilongo e as conta do mês que não fecha. Pennnse.

Uma publicação compartilhada por Mãe Solo (@maesolo_oficial) em

Advertisement

Enquetes

enquete

Que produto nunca pode faltar no seu nécessaire?

Carregando ... Carregando ...