Glúten está associado a um menor risco de contrair diabetes/ Thinkstock
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Liberado? Veja por que você não deve banir o glúten da sua dieta

Muitas dietas têm estimulado o banimento do glúten do cardápio. No entanto, a não ser que você tenha a doença celíaca, que designa a intolerância ao glúten, não há razões para deixá-lo de lado — sempre com comedimento, é claro. Isso porque alguns estudos comprovam os benefícios dessa proteína para a saúde e o bem-estar.

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Uma pesquisa recente, apresentada em março na Associação Americana da Saúde do Coração, aponta que consumir glúten está relacionado a um menor risco de contrair diabetes do tipo 2. Essa pesquisa avaliou os hábitos de saúde e alimentares de quase 200 mil pessoas ao longo de 30 anos. O grupo que comia mais alimentos com glúten apresentou um risco 13% menor de ter diabetes do que o grupo que não o fazia. Entre esses alimentos estavam pizzas, muffins, pretzels e pães.

Proteína está presente principalmente nos grãos e farinhas FOTO: thinkstock
Proteína está presente principalmente nos grãos e farinhas FOTO: thinkstock

Outra pesquisa publicada em Praga, na Europa, na última semana analisou a composição de 600 produtos livres de glúten, associados a essas dietas que estimulam o banimento da proteína. Sua conclusão foi de que esses alimentos tinham mais calorias, proteínas, gordura saturada e até açúcar que comidas que levam glúten – o caso de pão sem glúten, macarrão sem glúten e biscoito sem glúten.

Os cientistas alertam para a importância desse assunto, uma vez que tem sido cada vez mais frequente ver até crianças sendo alimentadas com esse tipo de dieta. Sua recomendação é ter comedimento e equilíbrio na alimentação.

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