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Hábitos diários te ajudam a ter uma boa noite de sono. Especialistas ensinam

Uma boa noite de sono é essencial para um dia seguinte produtivo. Dormir bem não é apenas uma questão de disposição, é também importante para a saúde: é durante o repouso que o organismo executa funções específicas como a produção de determinados hormônios e a reposição do gasto energético diário.

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Além disso, o bom funcionamento do cérebro depende de um repouso de qualidade. De acordo com Luis Eduardo Belini, neurologista, as primeiras horas do sono são reparadoras. “A memória é formada a partir da sexta hora de sono”, informa o médico. Então, privar-se regularmente disso pode causar sérios danos à saúde a médio e longo prazo.

O DaquiDali preparou uma série de dicas para que seus hábitos diários ajudem a ter um sono tranquilo, reparador e saudável.

Criar uma rotina vai ajudar o corpo a dminuir de velocidade e a pegar no sono mais facilmente. Foto: gpointstudio/iStock
Criar uma rotina vai ajudar o corpo a dminuir de velocidade e a pegar no sono mais facilmente. Foto: gpointstudio/iStock

Crie uma rotina

O organismo é como uma máquina. A partir do momento que você se acostuma a dormir e acordar sempre nos mesmos horários (incluindo sábados e domingos), vai ser mais fácil ter momentos de descanso de qualidade. “Nosso corpo tem melhor funcionamento quando a gente tem horários regulares. É por isso que as segundas-feiras são doloridas, porque as pessoas abusam nos fins de semana”, afirma Belini.

Ter um ritual para antes de dormir também faz bem. Desta forma, o corpo desacelera a velocidade. “Um banho morno, por exemplo, pode ajudar a relaxar”, fala Luciano Junior, neurologista e membro da Associação Brasileira do Sono (ABS).

Evite alimentos pesados

Cuidar da alimentação antes de ir para a cama também é válido. A indicação é um jantar leve, para não mexer muito com o metabolismo, e evitar bebidas alcoólicas.

Evite atividades físicas de alto impacto e programas de TV

Fazer exercícios físicos é importante para que o corpo sinta vontade de descansar. “Sedentários não têm a necessidade de repor as energias à noite”, comenta Belini. Portanto, de acordo com os especialistas, procure se exercitar de forma pesada antes de 18 horas. Após este horário, são indicadas atividades mais relaxantes como hidroginástica e Pilates.

Usar a cama para outras atividades também é um perigo. Ver televisão, principalmente filmes de ação, antes de dormir só vai dificultar que o sono venha.

Prepare seu quarto

Por mais que, muitas vezes, o cansaço domine, deixar o ambiente propício para o momento é bem importante. É no escuro que o corpo produz um hormônio chamado melatonina, que induz um sono bom. Quanto mais escuro melhor.

Fique atenta também à temperatura do ambiente e aos objetos que podem causar algum tipo de estímulo.

Ficar pensando nos problemas antes de dormir não os resolvem. Foto: KatarzynaBialasiewicz/iStock
Ficar pensando nos problemas antes de dormir não os resolvem. Foto: KatarzynaBialasiewicz/iStock

Não leve os problemas para a cama

Ficar pensando em tudo que precisa resolver no dia seguinte não ajuda nem a dormir e nem a solucionar os problemas. “É só anotar em uma agenda o que precisa fazer, então não tem que se preocupar em esquecer porque está anotado”, aconselha Belini.

Hora de dormir

De acordo com os especialistas, não vá para a cama quando estiver absolutamente sem sono. O ideal é diminuir o ritmo até que ele chegue.

Não tome nenhum remédio sem prescrição médica

Por mais que os problemas da vida estejam te causando dificuldade para pegar sono, tomar remédios sem autorização médica para facilitar só vai te trazer ainda mais inconvenientes. “Tranquilizantes mais fortes precisam de acompanhamento médico. Não dormir direito pode ser interferência de alguma outra coisa”, afirma o neurologista Junior.

Fazer sexo antes de dormir pode ajudar

Depois da relação sexual, o corpo humano fica bem relaxado. “Com o hormônio do prazer, os vasos sanguíneos se dilatam e a pressão aumenta. Tem uma fase de relaxamento importante. O sexo tem mais a ajudar do que atrapalhar”, explica Belini.

Os especialistas ressaltam ainda que, em casos de problemas para dormir,  é necessário procurar um neurologista.

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