Espiritualidade ajuda em diversos aspectos do comportamento humano FOTO: thinkstock
Comportamento Vida Prática

Equilibrar a espiritualidade pode melhorar seu cotidiano. Saiba como

Muito se fala na associação entre o lado espiritual e a saúde, e em como ele consegue influenciar positivamente os mais diversos aspectos do bem-estar. Você sabe, no entanto, como se dá essa relação?

+ Conheça as brincadeiras mais recomendadas conforme a fase de desenvolvimento da criança

+ Ansiedade X dor de estômago: saiba como uma está ligada a outra

+ Quatro super temperos com benefícios para a saúde e silhueta

A espiritualidade é um estado de consciência, que se busca para poder saber mais quem nós somos em essência”, introduz Bruno Gimenes, escritor, palestrante, coach e empresário, especialista em missão de vida da instituição Luz da Serra. Segundo ele, para conquistá-la, é preciso enxergar além do pilar físico; ou seja, da matéria, do próprio corpo, trabalho e dinheiro.  “O espiritualista é alguém cuja filosofia de vida se baseia no entendimento de que o emocional, mental e o espiritual são fatores importantes também”, o profissional aponta. “Ele percebe que cada situação pode ser um sinal, um recado do seu eu interior de que é preciso mudar; que cada pessoa difícil com quem se relaciona representa uma oportunidade de aprendizado”.

Clareza de pensamentos é um dos benefícios trazidos pelo alcance da espiritualidade fOTO: thinsktock
Clareza de pensamentos é um dos benefícios trazidos pelo alcance da espiritualidade FOTO: thinsktock

Para Gimenes, tudo o que acontece é a resultante do que se pensa e sente. Tem a ver com a condição pessoal tanto de raiva, frustração, preocupação e outros temperamentos negativos; quanto de felicidade, alegria e positividade.“Quando a gente vive focado nisso, começa a ter a noção de que tudo está interligado, em uma visão holística”, reforça. Isso pode trazer muitos benefícios, dentre os principais:

Clareza mental

O bombardeio de informações atualmente provoca uma apreensão do futuro e expectativas que, na maioria das vezes, podem nem se concretizar. “E isso faz com que quase sempre cheguemos em casa sem força para nada”, ele conta. Uma vez que você se atenta aos seus pensamentos, seja através de práticas meditativas ou técnicas de respiração, por exemplo, alcança poder maior de concentração e diminuição da ruminação de ideias desconexas, promovendo o foco no presente.

Equilíbrio emocional

O equilíbrio das emoções minimiza sentimentos como a ansiedade e o estresse FOTO: thinkstock
O equilíbrio das emoções minimiza sentimentos como a ansiedade e o estresse FOTO: thinkstock

Para o expert, o estresse, os medos e a ansiedade são consequências de um desequilíbrio na espiritualidade. As suas emoções, pensamentos e sentimentos atuam na sua realidade – isso a física quântica comprova”. Então, no momento em que se vai atrás do caminho espiritual, se passa a ocupar um lugar de co-criação e mudança do que está ao redor, e não da vítima com a qual tudo de ruim acontece.

Propósito de vida

Gimenes comenta que o mundo se encontra em uma epidemia de insatisfação individual e profissional. “As pessoas têm o que nos Estados Unido é chamado de ‘emptiness’ ou o vazio da alma. É muito comum delas acordarem de manhã e não saberem por que estão fazendo isso! Elas têm tudo e nada ao mesmo tempo”, relata. “Começam a forçar os relacionamentos, a chatear quem está no entorno, a consumir demais – acabam ficando sozinhas ou, se convivem com outro alguém, estão sempre brigando”. Nesse sentido, a espiritualidade contribui para a descoberta do propósito da vida e trabalha a questão da evolução cabível a cada ser.

A busca pela espiritualidade leva a mais prosperidade na vida também FOTO: thinsktock
A busca pela espiritualidade leva a mais prosperidade na vida também FOTO: thinsktock

Imunidade lá em cima

“Quando você entende que seu pensamento está sempre ligado ao que é atraído, passa a cuidar mais das suas emoções e a agradecer mais”, o escritor e palestrante ressalta – a gratidão comprovadamente aumenta o bem-estar. Diante de dias mais felizes e plenos, com a redução das tensões, a imunidade e a saúde tendem a ser mais fortes. “Espiritualistas ficam menos doentes e, quando ficam, se recuperam mais rápido”, ele conclui.

Prosperidade constante

Conforme ocorre a elevação da consciência, as vias do crescimento se abrem. “Porque a prosperidade é um fluxo na vida!”, reforça.”Quando se usa esse conceito da espiritualidade, a prosperidade se torna leve e você estabelece a atração, manifestação e construção de coisas mais prósperas”. A energia flui favoravelmente, e se mantém assim.

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual assunto você mais gosta de ver na newsletter do DaquiDali?

Carregando ... Carregando ...