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Eles têm a força! Conheça os benefícios de alimentos do dia a dia para a saúde e a boa forma

Os alimentos da moda nem sempre são acessíveis, e a verdade é que você não precisa se render a eles para conseguir benefícios para a saúde e a silhueta. As comidinhas do dia a dia, quase sempre mais baratas, também possuem propriedades excelentes e podem virar suas grandes aliadas. Descubra as vantagens do consumo de cada uma.

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Arroz e feijão

Arroz e feijão, quando consumidos juntos, ajudam na manutenção do peso. Foto: Thinkstock
Arroz e feijão, quando consumidos juntos, ajudam na manutenção do peso. Foto: Thinkstock

A combinação mais comum por todos os cantos do país é muito poderosa, e usada para combater a desnutrição em várias partes do mundo. “É o casamento perfeito, pois existem algumas proteínas, como a metionina e lisina, no feijão que se completam com as do arroz. Ambos são ricos em vitaminas do complexo B e contém pouca gordura, baixo índice glicêmico e controlam a diabetes”, explica a nutricionista Cecilia Arashiro.

Além disso, de acordo com a nutricionista Talitta Maciel, quando consumidos juntos possuem uma boa quantidade de aminoácidos, essenciais para a manutenção do peso. “Um bom perfil de aminoácidos ajuda na formação de massa magra, importante para quem pratica atividades físicas e deseja reduzir gordura. Suas demais vitaminas também atuam no sistema nervoso central”, completa.

Carne vermelha

Foto: gbh007/iStock
Carne vermelha ajuda na troca de gordura por músculos. Foto: gbh007/iStock

A carne vermelha nem sempre é bem vista, mas se ela for magra, como a maminha, patinho, coxão duro ou lagarto, pode ser considerada essencial para a sua saúde. “Ela ajuda a melhorar e aumentar a massa muscular, então para quem deseja trocar gorduras por músculos é uma grande aliada. Contém mioglunulina, que faz o transporte do oxigênio para dentro das células musculares, o ácido linoleico que ajuda na perda de gorduras, e creatina, que ajuda a repor energia após exercício”, revela Talitta.

Segundo a nutricionista Liliam Teixeira Francisco, o alimento também é responsável pelo bom funcionamento do sistema nervoso, graças à vitaminas que estão presentes em grande quantidade: “A carne é fonte de proteína, rica em vitamina B12, que ajuda a manter o metabolismo do sistema nervoso e a saúde das células vermelhas do sangue”.

Frango

gbh007/iStock
Frango tem pouca gordura e calorias, e ajuda na troca de gordura por músculos. Foto: gbh007/iStock

Outra proteína constante na mesa, o frango não é apenas mais acessível que a carne vermelha ou o peixe, ele também é ótimo para a dieta e saúde. “Fonte de proteína magra, ele possui pouca quantidade de gorduras e calorias. E, assim como a carne vermelha, suas proteínas ajudam na troca de gorduras por músculos quando praticamos exercícios”, aponta Talitta.

Quer mais vantagens? “Essa é uma proteína rica em niacina, o que ajuda na saúde do cérebro. Também possui selênio que atua na função da tireoide, sendo importante para o metabolismo, e é importante para o coração por conta da vitamina B6”, garante Liliam.

Tomate

Tomates são ricos em antioxidantes, que previnem o envelhecimento da pele. Foto: Thinkstock
Tomates são ricos em antioxidantes, que previnem o envelhecimento da pele. Foto: Thinkstock

O tomate pode fazer parte tanto da sua salada quanto daquela massa deliciosa, e é outro alimento que deve ser uma constante no seu prato. “Rico em vitaminas A,B, C, K, além de fósforo, cálcio, zinco, potássio e sódio, ele atua na formação de músculos e no sistema nervoso. Possui bioflavonóides e antioxidantes, que fazem as células do organismo se livrarem das toxinas que ficam no tecido adiposo durante a perda de peso”, aponta Talitta.

Ovos

Ovos ajudam na formação de massa muscular e evitam a perda de massa magra. Foto: Thinkstock
Ovos ajudam na formação de massa muscular e evitam a perda de massa magra. Foto: Thinkstock

Foi considerado vilão do colesterol por muito tempo, mas isso não passava de um mito, já que ele possui uma quantidade muito similar ao da carne. “Ele tem alto teor proteico, é fonte de vitaminas do complexo A, B, D, E, K, ferro, fósforo, selênio, carotenoides e luteína. Na gema encontra-se a lecitina, importante para a parede celular, e a colina, para a memória. Na clara temos a leucina, que previne a perda de massa magra”, fala Cecilia. Ele também é fonte de albumina, de acordo com Liliam, que ajuda na formação de massa muscular.

Alface

Foto: Hue/amanaimagesRF
Alface dá saciedade e regula o intestino. Foto: Hue/amanaimagesRF

A salada com folhas de alface tem vários efeitos positivos, e o melhor, com pouquíssimas calorias. “O alface é rico em fibras, então reduz a fome, pois dá saciedade por mais tempo, além de ajudar o intestino a funcionar levando toxinas para fora do organismo. Também reduz colesterol, as gorduras, é antioxidante e tem vitamina K, que ajuda na formação óssea”, esclarece Talitta.

Alho e cebola

Foto: Smoczyslaw/iStock
Foto: Smoczyslaw/iStock

O alho e a cebola são temperos básicos na culinária brasileira, ótimos para espantar doenças e livrar o corpo dos radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento. “O alho serve pra espantar problemas cardiovasculares, câncer, colesterol, radicais livres, inflamações, pressão alta e tuberculose. É uma rica fonte de vitamina B6, vitamina C e selênio. Já a cebola contém quercetina e silício, que são importantes para a circulação sanguínea, prevenindo trombose e coágulos. Também é fonte de vitamina A e C, importante para o sistema imunológico com função antiséptica e antioxidante, sódio e potássio, que ajuda a controlar a hipertensão e cálculos renais, retenção de líquidos, além de vitaminas do complexo B”, informa Cecilia.

Couve-flor

Foto: Scukrov/iStock
Couve-flor ajuda a dar saciedade e é fonte de fibras. Foto: Scukrov/iStock

Considerada detoxificante, ela ajuda o organismo no processo de perda de peso. “É rica em antioxidantes que atuam no fígado durante o processo de limpeza do corpo, além de enxofre e glucosinolatos, que também fazem parte deste processo de eliminação de gorduras. Possui fibras que ajudam a dar saciedade e assim reduzir a sensação de fome, e faz o intestino funcionar bem. É fonte de vitaminas como a C, K, B6, B9, minerais magnésio e fósforo”, indica Talitta.

Beterraba

Foto: HandmadePictures/iStock
Beterraba ajuda na perda de peso e na beleza da pele. Foto: HandmadePictures/iStock

Segundo Liliam, a beterraba é amiga da beleza da pele, isso porque contém licopeno, um poderoso antioxidante. Com poucas calorias, também é perfeita para quem malha, como revela Talitta: “Em 100 gramas existem apenas 43 calorias, boa opção para quem quer perder peso. Possui fibras solúveis que reduzem a absorção de glicose e a produção de insulina, um hormônio que ajuda na deposição de gorduras principalmente na região abdominal. Para quem pratica atividades físicas, ela fornece oxigênio para as células, reduzindo o estresse e cansaço pós treino”.

Leite

Pode comemorar, aquele copo de leite quentinho pela manhã é muito bom para você. “Ele é fonte de uma proteína chamada caseína, que é de alto valor biológico. É rico em aminoácidos responsáveis pelo crescimento e manutenção dos tecidos do nosso corpo. A gordura do leite ajuda na absorção de vitaminas lipossolúveis, então ela é necessária, e suas outras propriedades são essências para ossos e dentes”, fala Liliam.

Café

O café é importante para o seu metabolismo, mas tome cuidado para não exagerar na dose.  “A cafeína atua como termogênico e faz com que o metabolismo trabalhe mais para voltar à temperatura normal do corpo, o que ajuda na perda de peso e melhora o desempenho nas atividades físicas”, explica Talitta. A quantidade indicada, de acordo com Liliam, é de dois cafés expressos ou três coados por dia, para evitar efeitos nocivos como confusão, nervosismo, tremores e taquicardia.

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