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Dieta e Fitness

Três maneiras eficazes de proteger as articulações em treinos intensos

Quem se exercita, principalmente com treinos mais intensos, sabe que, uma vez que machucou as articulações, lá se vai um bom tempo parada até ficar boa de novo. Está mais do que na hora de você aprender a proteger essas regiões para não precisar interromper sua rotina fitness, não é? Saiba como fazer isso de modo simples e funcional.

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Tire um momento antes do treino para alongar parte por parte, e estimular a lubrificação de todas as articulações. Foto: b2dare/iStock

Preaquecer o corpo inteiro

Muita gente ainda insiste em começar seus exercícios sem se aquecer ou o faz muito mal. “O aquecimento, além de preparar o corpo, lubrifica as articulações porque aumenta a produção de líquido sinovial, presente em todas elas, e responsável por diminuir muito o atrito entre as partes”, diz Alex Miasaki, head coach do Crossfit Jardins, em São Paulo.

Aposte nos exercícios funcionais

Eles mobilizam o corpo todo, de modo que a força aplicada fica distribuída e não sobrecarrega as articulações. “Os exercícios funcionais também fortalecem o CORE, músculos do centro do corpo, e assim, você mantém as articulações protegidas porque faz força do centro para as extremidades, protegendo, inclusive a coluna”, explica o profissional.

Sempre consulte um instrutor para fazer os movimentos corretos e seguros. Foto: jacoblund/iStock

Fortaleça e alongue a musculatura do entorno da região da articulação

Quanto mais forte e flexível esse grupo de músculos for, mais estável vai ficar. Segundo Miasaki, “aqui, qualquer tipo de fortalecimento pode ser realizado, inclusive musculação, mas o ideal é conversar com seu instrutor para ter certeza de que está fazendo os movimentos corretos e seguros”.

Importante! Cuidado com o uso de acessórios

Sabe aquelas joelheiras e faixas que são comuns ver quem treina usando? “Elas protegem de certo modo, sim, mas o uso a longo prazo faz com que você não aprenda a utilizar a potência real do seu próprio corpo, é como se fossem muletas. É semelhante a treinar usando cinta“, esclarece o head coach.

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