Sopas podem substituir refeições para auxiliar no emagrecimento. Prepare!
Dieta e Fitness

Sopas podem substituir refeições para auxiliar no emagrecimento. Prepare!

É só chegar o friozinho que a vontade de comer aumenta e fica quase impossível manter o peso. Um dos pratos mais tradicionais do inverno, a sopa, pode ser uma opção deliciosa para essa fome mais pronunciada. E, se os ingredientes forem bem escolhidos entre opções magras e cheias de nutrientes, ainda é possível perder uns quilinhos ou continuar com o cobiçado corpo do verão. “Elas podem ser menos calóricas, em comparação a uma refeição sólida. Além disso, como são quentinhas e contêm fibras, ajudam no emagrecimento”, explica a nutricionista Juliana Labanca.

+ Chás termogênicos ajudam a perder peso. Saiba preparar e incluir na dieta

Outra característica positiva é a versatilidade do prato, já que os caldos podem ser servidos como entrada ou como refeição principal. Para a entrada, a vantagem é a redução do apetite e consumo de alimentos mais calóricos que vem em seguida. Nesse caso, Juliana aconselha que sejam usados somente vegetais, como o tomate e a abóbora.

Se você pretende fazer da sopa o prato principal, o ideal é misturar carnes e outros ingredientes. “Feijão branco, frango e vegetais devem ser usados. Opte por reduzir carboidratos e raízes, como a batata e o nhame e acrescente vegetais menos calóricos, como a cenoura, as folhas escuras e o chuchu”, aconselha. Faz questão de usar tubérculos? A sugestão é recorrer à batata doce, que tem mais fibras que a batata comum. 

De acordo com a nutricionista, para quem pretende manter ou perder o peso, também é uma boa dica unir na receita alimentos termogênicos com outros de baixa caloria. Por isso, invista nas pimentas, gengibre, sementes de mostarda e alecrim.

Faça substituições inteligentes

O tentador creme de leite não deve estar presente na sua sopa, porque pode representar um aumento de calorias desnecessário, assim como o queijo parmesão ralado. Para encorpar a receita e dar mais sabor, é possível usar no lugar o leite desnatado e o cream cheese light, que apesar de também ter gordura, pode ser usado em quantidade menor do que o creme de leite para obter o mesmo efeito.

Também evite sopas ou caldos prontos, daqueles em pacotinhos vendidos em supermercados. De acordo com ela, esses produtos têm muito sódio e, apesar da promessa de poucas calorias, favorecem a retenção de líquidos.  

Quer esquentar seu inverno com opções de receitas magras e saudáveis? Anote duas sugestões indicadas por nutricionistas:

Sopa de Legumes com Lecitina de Soja
(dica da nutricionista Tatiana Camacho Barão, da Naturalis) 

Ingredientes

1 cenoura picada em cubos pequenos;
1 batata picada em cubos pequenos;
2 rodelas de alho-poró;
1 tomate sem pele picado em cubos pequenos;
2 folhas de escarola rasgadas;
1 xícara de chá de vagem em cubos pequenos;
1 xícara de chá de ervilhas cozidas;
½ chuchu picado em cubos pequenos;
½ cebola média bem picada em cubos pequenos;
1 pitada de noz moscada;
1 pitada de sal;
1 dente de alho picado;
Azeite para refogar;
1 litro de caldo de carne natural;
1 litro de água;
1 colher de sopa de Lecitina de Soja Granulada.

Modo de Preparo: coloque numa panela as cebolas, o alho, o tomate e o alho-poró e refogue com o azeite de oliva. Em seguida, adicione a água, o caldo de carne natural e tempere com sal. Acrescente os vegetais para cozinhar, na seguinte ordem: cenoura, após cinco minutos, a vagem, aguarde mais cinco minutos, acrescente a batata, e após o mesmo tempo, o chuchu. Ferva por mais 15 a 20 minutos ou até os legumes ficarem cozidos. Nos últimos cinco minutos de fervura, adicione o restante dos temperos, as folhas de escarola rasgadas, as ervilhas e acerte o sal. Sirva quente em pratos ou cumbucas e adicione uma colher de sopa de lecitina de soja granulada diretamente na sua porção.

Sopa de abóbora
(sugerida pela nutricionista Juliana Labanca)

Ingredientes

500 g de abóbora moranga;
1 colheres de sopa de azeite;
½ colher de café de sal;
½ colher de café de açúcar demerara;
½ colher de sopa vinagre branco;
1 maço de agrião higienizado e picado.

Modo de preparo: descasque a abóbora, corte em cubos e refogue em alho e pouco azeite. Acrescente água até cobrir e cozinhe até ficar bem macia. Deixar esfriar. Em seguida, bata os pedaços de abóbora e a água no liquidificador. Tempere com azeite, sal, açúcar e vinagre e peneire. Se a sopa ficar muito grossa, pode diluir com água. Na hora de servir, com a sopa ainda quente, acrescente o agrião picado. 

Tags

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual tendência você acha mais difícil de usar?

Carregando ... Carregando ...