Foto: Jacob-Ammentorp-Lund/iStock
Dieta e Fitness

Praia light! Ideias de comidinhas e bebidas para aproveitar o dia sem culpa

Ir para praia é uma delícia, mas requer uma superenergia, principalmente se o programa for em família, o que uma hora acaba em fome! Se você quiser aproveitar esse momento pisando só na areia e não na jaca, confira algumas sugestões de receitas doces e salgadas, que incluem bebidas, lanchinhos e até uma refeição mesmo, tudo, claro, na pegada light!

+ CHURRASCO TURBINADO: IMPRESSIONE COM RECEITAS DE COSTELINHA, CONTRA-FILÉ E FRALDINHA (COM MOLHOS)

+ NO DIA A DIA! CINCO OPÇÕES LIGHT PARA ADOÇAR A BOCA DEPOIS DAS REFEIÇÕES

+ TRÊS LANCHES GOSTOSOS E SAUDÁVEIS PARA FAZER NO MICRO-ONDAS EM ATÉ CINCO MINUTOS

Foto: Rimma_Bondarenko/iStock

Gelinho ou Picolé de Manga com Gengibre

Ingredientes
1 manga picada
½ xícara (chá) de água de coco gelada
1 pedaço de gengibre (2 cm)

Modo de Preparo
Coloque no liquidificador a manga, a água de coco, o gengibre, o gelo e bata até que fique homogêneo. Coloque em saquinhos próprios para fazer geladinho e deixe no congelador por 6 horas.

Rendimento: 5 unidades
Tempo de Preparo: 5 minutos

“Essa receita, além de muito refrescante, é funcional. A manga (que está na época, então é possível encontrá-la com excelente qualidade, variedade e preço) favorece o sistema imunológico, fortalecendo-o. O gengibre acelera o metabolismo, auxiliando na queima de calorias, e a água de coco é nutritiva e dá um toque especial de sabor”, diz a nutricionista e chef funcional Vanessa Prieto.

Charutinho Fit com Frango Cremoso

Ingredientes
1 colher (sobremesa) de azeite de oliva
½ cebola picada
2 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado
2 tomates sem pele e sem sementes picados
5 colheres (sopa) de creme de ricota
2 colheres (sopa) de salsinha picada
4 folhas de alface

Modo de Preparo
Aqueça o azeite de oliva em uma panela e doure a cebola. Acrescente o frango, o tomate e refogue por 5 minutos. Junte o creme de ricota, a salsinha, misture e deixe esfriar completamente. Recheie cada folha de alface com o frango cremoso e enrole formando um charutinho. Mantenha sob refrigeração.

Rendimento: 4 unidades
Tempo de Preparo: 30 minutos

De acordo com Vanessa, “essa receita é leve, saborosa, rica em fibras, gordura boa e excelente fonte de proteína. Ela também vai te deixar saciada por mais tempo sem pesar no estômago, por conta dos ingredientes, e é muito menos calórica que qualquer pastel ou peixe frito que você fosse comprar na praia! Lembre-se sempre de higienizar bem as folhas e secá-las antes de montar o charutinho, um formato até divertido, que a criançada adora”.

Foto: Olha_Afanasieva/iStock

Torta Prática de Espinafre

Ingredientes
1 colher (sopa) de azeite de oliva
½ cebola picada
1 maço de espinafre escaldado
4 ovos
2 xícaras (chá) de leite desnatado ou leite vegetal (castanha)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de farinha de castanha
Sal marinho a gosto
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Modo de Preparo
Aqueça o azeite de oliva em uma panela e doure a cebola. Acrescente o espinafre, refogue-o e deixe esfriar. Bata no liquidificador os ovos, o leite desnatado, a farinha de trigo integral, a farinha de castanha e o sal marinho até que fique homogêneo. Em seguida, incorpore o fermento em pó. Junte ao espinafre, misture e despeje a massa em uma assadeira untada e enfarinhada. Leve para assar no forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 50 minutos para dourar ou até que, ao enfiar o palito, ele saia limpo.

Rendimento: 14 porções
Tempo de Preparo: 1 hora

Uma das razões que faz essa torta levar o “prática” no nome é o fato de que, além de ser muito fácil de fazer, pode ser congelada. Agora, falando em vantagens, “ela é rica em fibras e ferro, ou seja, excelente para a saúde da família toda, adultos e crianças, já que combina um melhor trânsito intestinal com o combate à anemia! Aproveite a versatilidade da massa e use a criatividade no recheio: ela também fica maravilhosa com abobrinha ralada, cenoura e frango!”, sugere a especialista.

Suco de Melão com Hortelã

Ingredientes
2 xícaras (chá) de água gelada
2 xícaras (chá) de melão picado
1 punhado de hortelã fresca
2 colheres (sopa) de salsinha picada

Modo de Preparo
Coloque no liquidificador a água de coco, o melão, a hortelã, a salsinha e bata até que fique homogêneo.

Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 5 minutos

Deixe o refrigerante de lado e o substitua por essa receita de suco que faz muito mais por você do que dar sabor e refrescar seu dia na praia. “Ele é rico em potássio, que auxilia no controle da frequência cardíaca, além de vitamina C, vitamina A e magnésio, que também fortalecem o sistema imunológico, protegendo o organismo de infecções”, esclarece a profissional.

Foto: jirkaejc/iStock

Muffin de Chocolate com Coco

Ingredientes
3 ovos
¾ xícara (chá) de açúcar de coco
1 xícara (chá) de leite desnatado
½ xícara (chá) de óleo de coco
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
2 colheres (sopa) de cacau em pó
¾ xícara (chá) de coco fresco ralado
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Modo de Preparo
Bata no liquidificador os ovos com o açúcar de coco por 1 minuto. Acrescente o leite desnatado, o óleo de coco e bata por mais 1 minuto. Em seguida, coloque a farinha de trigo integral, o cacau em pó e bata por mais 1 minuto. Coloque em uma tigela, acrescente o coco fresco ralado, a essência de baunilha, o fermento em pó e misture delicadamente. Distribua a massa em forminhas próprias para muffin e leve para assar no forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 20 minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar.

Rendimento: 12 unidades
Tempo de Preparo: 40 minutos

De acordo com a nutricionista, para os amantes de chocolate, essa receita é uma excelente opção para matar a vontade de um docinho na praia, porque na maioria dos estabelecimentos as opções são cheias de açúcares.  “O coco, além de gostoso, ajuda a manter a umidade desse bolinho, que é cheio de fibras, o que favorece a saúde intestinal e dá saciedade, sem peso, para te deixar curtir o dia de sol bem tranquila e confortável! Ah, ele também fica delicioso geladinho!”

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual tendência você acha mais difícil de usar?

Carregando ... Carregando ...