Foto: jacoblund/iStock
Dieta e Fitness

Fuja deles! Erros que podem atrapalhar sua definição muscular

Você já se sentiu frustrada e até pensou em abandonar os exercícios depois de não alcançar os resultados que sonhava? Calma! Às vezes, um errinho pode passar e comprometer tudo, principalmente quando o desejo é ficar mais definida.”Para que haja um ganho e manutenção de definição muscular, dois pontos são fundamentais: o estímulo ao músculo e uma alimentação que contemple todos os nutrientes. A alimentação corresponde a 70% do seu resultado de treino e normalmente é nessa etapa que o aluno mais erra, então nada de negligenciar esta parte. É importante conciliar sempre um bom treino com uma dieta adequada“, diz o personal trainer Hebert Nunes, da rede de academias 30’Extreme Fit.

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Abaixo, ele lista alguns erros comuns que podem te atrapalhar no alcance dessa definição:

Esperar resultados imediatos

“Os resultados reais são gradativos e vêm com tempo e, para isso, é necessário fazer tudo de forma correta, seguindo todas as orientações do seu treinador. Entenda que é preciso dar um passo de cada vez, principalmente no que diz respeito a definição muscular, que precisa de processos para ser conquistada“.

Não é recomendado treinar até sentir aquela dor de quando o músculo “queima”. Foto: funduck/iStock

Achar que só terá resultado se sentir o músculo “queimando” ou doendo no dia seguinte

É comum ouvir que essa dor é a da beleza, que é sinal que o músculo está respondendo, e etc. Mas Nunes esclarece que não é necessário realizar um exercício até senti-la, “pois ela é causada pela liberação de ácido lático, que mexe com os hormônios que estimulam o crescimento. Quando ele é liberado em excesso, também proporciona um efeito contrário e é perigoso, pois além de deter o crescimento, causa rupturas no músculo. Então vá com calma!”.

Alterar ou não seguir a série proposta pelo seu treinador

De acordo com o personal, trapacear na quantidade de repetições, séries, ou intervalo estipuladas pelo seu treinador “vai te atrapalhar e muito no seu desenvolvimento. O treino é montado de acordo com a individualidade biológica de cada aluno, e para definição então, o trabalho é mais específico ainda. Fazer aquele treino que secou sua amiga também não é nada recomendado. Cada um reage de um jeito”.

Dietas temporárias para “secar” são táticas perigosas se forem feitas sem acompanhamento e muitas nem funcionam. Foto: Tatomm/iStock

Bom saber!

Fuja de dietas temporárias

Como já foi dito, a alimentação tem um papel importante na conquista da sua definição. Desse modo, o acompanhamento nutricional deve ser feito todos os dias. “Não confie em dietas milagrosas que ‘secam em 7 dias’ ou algo do tipo. Isso pode até funcionar para algumas pessoas, mas normalmente quando ela para e não se exercita o corpo volta ao que era antes. O importante nunca é ter um ‘projeto verão’, por exemplo, e sim adotar um novo estilo de vida, para que, depois de tanto esforço, você consiga aproveitar seus resultados pelo maior tempo possível“, explica a nutricionista Paula Ribeiro, da mesma academia.

Aposte em alimentos que combatem o inchaço

O inchaço causado pelo consumo em excesso de alimentos com muito sódio dificulta que o músculo definido se destaque. “Então aposte em alimentos como folhas verdes, chás verde e de hibisco, gengibre e frutas como abacaxi e melancia, que ajudam a eliminar os líquidos retidos. Há muitas outras opções, sendo assim, fale com seu nutricionista para que ele adeque uma dieta para sua rotina e paladar”, diz a nutricionista.

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