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Dieta e Fitness

De segunda a sexta! Cinco marmitas fit para você arrasar durante a semana

É muito comum ver as famosas fazendo propaganda nas redes sociais das comidinhas light congeladas que as mantêm maravilhosas a semana toda. De fato, marmitas estão em alta e vieram para ficar, e se não dá para gastar com uma empresa especializada, sem problema, aqui vão cinco sugestões gostosas e nutritivas para você fazer em casa e ficar pleníssima de segunda a sexta!

+ NUTRICHEF FUNCIONAL ENSINA A MONTAR SUA MARMITA SAUDÁVEL DO JEITO CERTO

+ FUJA DESSAS ARMADILHAS NO TRABALHO QUE PODEM SABOTAR SUA DIETA

+ LANCHINHOS! UMA LISTA DE OPÇÕES PARA QUEM TEM PRESSA E NÃO QUER FUGIR DA DIETA

Opção 1

Entrada
Salada de rúcula, alface roxa e rabanete
Guarnição
Cogumelos salteados
Prato Principal
Quinoa e lentilha

Rúcula – rica em cálcio, vitamina A, vitamina C, vitamina K e ferro. “Diminui o risco de câncer, melhora a visão e a saúde da pele, fortalece o sistema imunológico, melhora as funções cerebrais, previne a osteoporose, ajuda a regular o diabetes, melhora a oxigenação muscular e é afrodisíaca”, diz Marcella Ammirabile, nutricionista clínica e esportiva funcional, da Clínica Nutreecare.

Alface – possui muita vitamina A, C, K, niacina, sais de enxofre, fósforo, ferro, cálcio, silício, lactucina, ácido fólico, fibras, antocianina, além de ser pouco calórica e dar bastante saciedade.

Rabanete – cheio de fibras, proteínas, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cobre, zinco, vitamina B6, B9, C e K. Segundo Marcella, “combate o câncer, perda de peso, auxilia em problemas urinários, saúde cardiovascular, ajuda no sistema respiratório, controla a pressão arterial, sistema imunológico, saúde do fígado e da vesícula biliar e auxilia o ganho de massa muscular”.

Cogumelos – contêm vitamina D, fibras, potássio, ferro e cálcio. “Protege do câncer, previne a diabetes, é um vasodilatador natural, aumenta a imunidade, regula os níveis de colesterol e auxilia na perda de peso”, afirma a profissional.

Quinoa – é uma fonte de cálcio, ferro, ácidos graxos, ômegas 3 e 6, fibras, vitaminas do complexo B.

Lentilha – rica em vitamina A, C, ferro, magnésio, cálcio, proteínas, potássio, zinco e fibras. De acordo com a expert, “previne e trata anemia, mantém os ossos saudáveis, combate a diabetes, previne o câncer, diminui os efeitos da TPM, reduz o colesterol e melhora a circulação sanguínea”.

Uma das partes boas é poder preparar tudo na companhia daquela amiga que também quer entrar em forma. undrey/iStock

Opção 2

Entrada
Salada de escarola com tomate cereja
Guarnição
Espaguete de pupunha com molho de tomate caseiro
Prato Principal
Filé de tilápia grelhado com brócolis no vapor

Escarola – repleta de vitamina A, vitaminas do complexo B, B2, B5, C, cálcio, ferro, potássio, fósforo, magnésio, selênio, zinco, fibras e betacaroteno.

Tomate – contém licopeno, vitamina C, A, B9, cálcio, fósforo, magnésio e potássio.

Pupunha – possui fibras, vitamina A, ferro, zinco, cobre, manganês, magnésio, cálcio, fósforo e potássio.

Tilápia – fonte de ômega 3, selênio, fósforo, potássio, vitamina B12, B6, niacina, ácido pantotênico e proteínas. Segundo a expert, “previne o câncer de próstata, envelhecimento precoce, é um peixe bom para o sistema imunológico e para a função da tireoide”.

Brócolis – rico em vitamina C, K, A, B, fibras, folatos, potássio, selênio, manganês, triptofano e fósforo. “Auxilia na perda de peso, é desintoxicante, anti-inflamatório e combate a anemia”, destaca Marcella.

As marmitas são supernutritivas e passam bem longe das dietas malucas e muito restritivas. vadimguzhva/iStock

Opção 3

Entrada
Salada de agrião, pepino e palmito
Guarnição
Purê de abóbora e couve refogada
Prato Principal
Filé de frango grelhado

Agrião – contém proteínas, vitamina K, C, A, E, B6, cálcio, manganês, potássio, tiamina, riboflavinas e fósforo. A nutricionista revela que “reduz a pressão arterial, mantém os ossos saudáveis e auxilia o sistema digestivo”.

Pepino – auxilia na hidratação, é anti-inflamatório, antioxidante e diurético. Além disso, é fonte de vitamina K, fibras, vitamina C, B1, biotina, carotenoides, potássio, cobre, magnésio, manganês e fósforo.

Abóbora – possui vitamina A, C, E, do complexo B, cobre, cálcio, fósforo e potássio. De acordo com a profissional, “melhora a visão, previne doenças coronárias, auxilia na perda de peso, trata vermes intestinais e ajuda na qualidade do sono”.

Couve – rica em betacaroteno, vitamina C, A, K, cálcio, fibras, ácido fólico e magnésio. “Previne o câncer, auxilia na digestão e mantém pele e os cabelos saudáveis”, explica Ammirabile.

Frango – cheio de vitamina A e dos complexos B, C, D, E e K. “Fornece energia e diminui os riscos de Alzheimer”, diz a expert.

Uma das vantagens de ter sua marmitinha é que ela pode ser comida em qualquer lugar. Wavebreakmedia/iStock

Opção 4

Entrada
Salada de alface crespa com nozes e molho mostarda
Guarnição
Batata doce assada e couve-flor assada
Prato Principal
Filé mignon grelhado

Nozes – rica em antioxidantes, cálcio, proteínas, vitaminas do complexo B, A, aminoácidos, ômega 3, ácido fólico e magnésio, além disso “previne doenças neurodegenerativas”, ressalta a especialista.

Mostarda – fonte de cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, manganês, colina, ômega-3, fitoesteróis e fibras. “Previne diversos tipos de câncer, incluindo estômago e cólon, regula a tireoide pelo alto teor de selênio, tem ação anti-inflamatória e assim alivia dores articulares e musculares”, enfatiza a profissional.

Batata doce – contém vitaminas a e b e altos índices de sais minerais, como fósforo, ferro, cálcio e potássio, “e ainda tem poder antioxidante, anti-inflamatório e estimula atividade cerebral”, lembra Marcella.

Couve-flor – possui vitamina B6, K e C, proteína, tiamina, riboflavina, niacina, magnésio, fósforo, fibras, ácido fólico, ácido pantotênico, potássio e manganês. A nutricionista revela que “é um anti-inflamatório e impulsiona a saúde cerebral, além de desintoxicante”.

Carne bovina – cheia de zinco, ferro, proteínas, vitaminas do complexo B (em especial a B12). Auxilia na recuperação muscular.

Mantenha o foco em em pouco tempo você vai estar conquistando os resultados que tanto almeja. ersler/iStock

Opção 5

Entrada
Salada de acelga e tomate
Guarnição
Abóbora assada
Prato Principal
Hambúrguer de grão de bico e espinafre

Acelga – possui proteínas, fibras, cálcio, fósforo, manganês, magnésio, ferro, potássio, cobre, zinco, vitamina A, B6, B7, C e K e antioxidantes como carotenoides e flavonoides. “Auxilia na digestão e na saúde da função cerebral”, esclarece a especialista.

Grão de bico – rico em vitaminas A, B6, C, E e K, cálcio, fósforo, potássio, zinco, magnésio, ferro e sódio. A expert ressalta que o grão de bico “reduz os níveis de colesterol, fortalece o intestino e auxilia no tratamento da anemia”.

Espinafre – contém niacina, zinco, proteínas, fibras, vitaminas B6, A, C E e K, tiamina, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre e manganês. “Atua contra a queda de cabelo, mantém a pele saudável, fortalece músculos, previne a asma e regula o intestino”, explica Marcella.

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