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Dieta e Fitness

De olho no relógio: horário das refeições pode influenciar no seu ganho de peso, diz estudo

Muitas são as teorias quando o assunto é alimentação x ganho de peso, mas uma das mais polêmicas é a famosa “comer de três em três horas“. Alguns cientistas não concordam com ela, e defendem que você só deve ingerir algo quando realmente estiver com fome, entretanto, mais uma vez isso é confrontado.

Um novo estudo realizado pelo Brigham and Women’s Hospital, ligado à faculdade de medicina da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e publicado periódico científico The American Journal of Clinical Nutrition, afirma que a dieta e a digestão são influenciadas, sim, pela hora em que você faz suas refeições. Um exemplo disso é que comer pouco antes de dormir é um hábito que pode te engordar.

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Como foi feito

Durante um mês, 11 mulheres de 18 a 22 anos tiveram o horário das suas refeições e os níveis de gordura corporal e massa magra analisados. Os dados foram cruzados com cada ciclo circadiano (relógio biológico), traçado a partir do horário de liberação da melatonina, hormônio indutor do sono, que usualmente se dá quando não há mais luz do dia.

Quanto mais próximo da hora de dormir você come, mais fica propensa a engordar. Foto: RossHelen/iStock

O resultado? As mulheres que tinham mais gordura eram as que se alimentavam pouco tempo antes de dormir, quando os índices de melatonina estavam mais altos. Naturalmente, as que faziam a última refeição horas ante de deitarem-se, tinham menos gordura corporal. “Descobrimos que o momento da ingestão de alimentos em relação ao início da liberação de melatonina está associado a maiores índices de gordura e massa corporal do que uma hora do dia específica, quantidade ou composição dos alimentos consumidos”, declarou Andrew W McHill, líder da pesquisa.

A hora certa

Para que seu metabolismo funcione muito melhor, a melhor hora é aquela adequada ao horário em que você acorda e dorme. Se levanta às 6h da manhã e vai para cama por volta das 22h, o recomendado é tomar o café da manhã às 7h e jantar até no máximo às 19h. “O momento em que você consome calorias em relação ao seu relógio biológico pode ser mais importante para a saúde do que a hora marcada no relógio”, afirmou McHill.

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