Foto: Jacob-Wackerhause/iStock
Dieta e Fitness

Cinco formas de driblar aquela vontade louca de comer doces

O açúcar é um dos ingredientes mais polêmicos e perigosos da atualidade, e infelizmente isso não tem sido uma barreira para que ele seja um dos mais consumidos também. Se você é da turma que ama um docinho, mas sabe que precisa controlar esse desejo, aqui vão algumas sugestões práticas para aplicar no dia a dia e fazer as pazes com seu projeto de entrar em forma.

+ FIQUE ATENTA! VEJA OS SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ CONSUMINDO AÇÚCAR DEMAIS

+ SEIS RECEITAS DE DOCES SAUDÁVEIS PARA OS BEBÊS PREPARADOS COM FRUTAS

+ LIMITE DIÁRIO DE AÇÚCAR NA INFÂNCIA SOFRE REDUÇÃO. DESCUBRA A QUANTIDADE

Sucos, shakes, frutas, águas saborizadas etc. são alternativas doces para enganar o paladar e saciar o desejo. Foto: sveta_zarzamora/iStock

“Engane” o organismo com sabores doces

Bateu o desejo? Sua vontade de estar bem consigo mesma precisa ser maior que a de se jogar no açúcar. Sendo assim, “tome um chá, uma limonada, uma vitamina, um smoothie, um shake ou outro suco pouco calórico de sua preferência, com adoçante, que pode ser açúcar demerara orgânico, xilitol ou sucralose. Dá até para brincar nas receitas, acrescentando ingredientes com outras funcionalidades que também fazem bem e não engordam. Aproveite a ida ao nutricionista para alinhar com ele o que pode ser mais adequado para o seu objetivo”, orienta a nutricionista Madalena Vallinoti, da Clínica Personal Diet.  

Arrase no chocolate

Calma! Não é naquela barra enorme “ao leite”, não. Segundo Madalena, “o ideal são dois quadradinhos de chocolate 70% cacau ou mais, pois quanto maior a porcentagem mais substâncias bioquímicas, como a serotonina, que proporcionam prazer, bem-estar e desejo saciado”.

Que tal essa misturinha amiga?

Uma das sugestões da especialista é bater iogurte natural desnatado com uma gelatina do sabor que você mais gosta, “que não precisa ser diet (pois o sabor não é agradável a todos), mas pode ser aquelas para crianças, sem corantes artificiais, adoçadas com a própria fruta e um pouquinho de açúcar. Isso geladinho, principalmente agora no verão, desce muito bem, além de ser delicioso e pouco calórico!“.

Frutas são opções doces e saudáveis, mas escolha as menos calóricas. Foto: monkeybusinessimages/iStock

Aposte nas frutas docinhas

As bananas costumam ser doces, além ter um preço superacessível e virem em diversos tamanhos. “Ela é uma boa alternativa para reduzir essa vontade de doce porque possui triptofano (saiba como ele te ajuda a emagrecer aqui). Ainda é versátil, ou seja, você pode comê-la crua ou assada no forno ou micro-ondas, jogando uma canela em pó em cima (que por sinal é termogênica e cheia de sabor) ou chocolate em pó”, diz a expert.

Agora, naturalmente você pode comer outras frutas de que goste mais, como melancia, manga, melão, pêssego, ameixa etc., “ou apostar nas frutas secas, como uva-passa ou ameixa seca, que por estarem desidratadas, têm uma concentração de frutose maior, então a intensidade do doce também. Fique atenta às quantidades: para a uva-passa, 1 colher de sopa é o suficiente e umas quatros unidades de ameixa também“.

Faça exercícios físicos diários  

Isso melhora a produção de endorfina e serotonina, que entram de novo na área “para aumentar a sensação de prazer e bem-estar, diminuindo a vontade de comer doces e até ajudando a queimar qualquer excessozinho que você tenha cometido“.

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual tendência você acha mais difícil de usar?

Carregando ... Carregando ...