Foto: RossHelen/iStock
Dieta e Fitness

Cardápio da beleza! Entre em forma e fortaleça os cabelos, a pele e as unhas

Quando o assunto é beleza, cremes, esmaltes, suplementos, etc., até funcionam, mas nada comparado à uma boa nutrição, que te melhora de dentro para fora. “Um corpo em forma e com pele, unhas e cabelos bonitos e saudáveis são reflexo de uma boa alimentação rica em frutas, verduras, leguminosas e cereais, todos fontes de vitaminas, minerais e proteínas”, diz a nutricionista Madalena Vallinoti, da Personal Diet Clínica Nutricional.

+ QUER TER UMA SAÚDE DE FERRO? O QUE INCLUIR NO CARDÁPIO AOS 30, 40 E 50 ANOS

+ PROJETO VERÃO! CARDÁPIO + TREINO PARA TE AJUDAR A QUEIMAR 8KG ATÉ LÁ E SE SENTIR PLENA

+ CARDÁPIO E DICAS PARA TURBINAR SEU AERÓBICO PROMETEM SECAR 5 QUILOS EM UM MÊS

A Ciência explica 

A relação entre a estética e a qualidade da sua alimentação tem explicação científica: “a pele e o sistema gastrointestinal vêm de uma origem embrionária. Significa que o que faz  bem para ele, fatalmente se refletirá na sua aparência, principalmente na disposição física para exercícios, estimulando o metabolismo e favorecendo a manutenção de uma composição corporal saudável, com massa muscular e percentual de gordura adequados. Isso em equilíbrio se reflete em todos os demais órgãos”, explica Madalena.

Porém, não se engane. “Para usufruir desses benefícios, de nada adianta comer saudavelmente só por alguns dias e nos outros dias ingerir fast-food, doces e sobremesas à vontade, alimentos industrializados, abusar de bebidas alcoólicas, frituras, etc. Você precisa reeducar seus hábitos alimentares e ter uma rotina de exercícios como estilo de vida”, lembra a profissional. Desse modo, o que comer para ter pele, unhas, cabelos e um corpo belíssimos?

Foto: mirelabella/iStock

Para a Pele

Vitaminas A, C e E: a vitamina A “prolonga o bronzeado, previne a acne e evita o endurecimento da pele do calcanhar e cotovelo. Aposte em banana, brócolis, tomate, cenoura, couve e abóbora“, sugere a especialista. Já a C, que você encontra em frutas cítricas, como acerola, caju, goiaba, laranja, limão, “é fundamental para a formação do colágeno, uma fibra que dá sustentação e conservação da pele, evitando as rugas indesejáveis e flacidez”. Para complementar esse time, a vitamina E entra no combate aos radicais livres que causam o envelhecimento precoce, e está presente na soja, espinafre e cereais integrais (aveia, trigo, arroz)“.

Se sua pele estiver ressecada, melhore a hidratação aumentando a  ingestão de água ou sucos de baixas calorias não adoçados. “Uma boa opção é o consumo diário (em torno de 200 ml/dia) de água de coco, que é rica em sódio, potássio, fósforo e cloro, que tem ação hidratante natural. Coma mais: melão, melancia, pera, laranja, chuchu, cenoura, espinafre e abobrinha, pois eles também contêm mais água e potássio em sua composição, apesar de seu efeito diurético. Infusões de chá, como o verde, o branco, o mate, ou água com gotas de limão ou maracujá são uma boa opção para quem não gosta de beber água pura”, ressalta a expert.

Para as unhas
Segundo Madalena, “a principal composição das unhas é, assim como na formação dos fios de cabelos, uma proteína chamada queratina, logo o baixo consumo de proteína e alimentos fontes de vitamina A ,complexo B e zinco causam o enfraquecimento delas”.

Foto: djiledesign/iStock

Para os cabelos

Um dos males que mais preocupam as mulheres é a queda de cabelos. “Isso se dá pela falta de proteína,  pois ele é formado por uma chamada queratina. Sendo assim, coloque no cardápio carnes magras, leite desnatado e derivados magros (queijo branco, cream cheese ou requeijão light, creme de ricota ou de queijo minas, cottage, iogurte natural desnatado ou baixas calorias), ovos e leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, feijão azuki, preto e branco, e ervilha) que é matéria-prima básica para formação de cabelos em queda e reconstrução de unhas quebradiças. Evite os embutidos em geral, como salsicha, linguiça, presunto, peito de peru, mortadela, salame, copa, etc.”, alerta a nutricionista.

Quer uma dica extra?

Celulite! “Presente em 9 entre 10 mulheres, ocorre pela disfunção hormonal, deficiência na circulação linfática, maus hábitos alimentares, hereditariedade, sedentarismo, excesso de toxinas encontradas em produtos industrializados, condimentos, refrigerantes, excesso de açúcares, de gordura saturada, de sódio e baixo consumo de água. Para ganhar essa guerra, aposte em mais leguminosas, legumes, frutas, verduras frescas e alimentos naturais ricos em fibras. Beba regularmente no mínimo dois litros de água por dia e não se esqueça de praticar exercícios físicos“, recomenda a especialista.

Para que tudo isso tome forma e praticidade na sua vida, a expert preparou um cardápio especial de três dias que contempla pele, cabelos, unhas bonitos e um corpo em forma. Olha só!

Foto: Jacob-Ammentorp-Lund/iStock

DIA 1
CAFÉ DA MANHÃ
Leite desnatado (1 xícara de chá de 150ml) com chocolate em pó (2 colheres de chá)
Pão de forma light integral (2 fatias) + queijo minas frescal (1 fatia pequena de 20g)
Mamão papaya (½ unidade pequena)

INTERVALO DA MANHÃ
Água de coco (1 copo de 200ml)

ALMOÇO
Arroz integral (2 colheres de sopa)
Feijão cozido (3 colheres de sopa do caldo)
Filé de frango orgânico grelhado com molho de cogumelos (1 porção de 120g)
Salada de alface, tomate e cenoura ralada (1 prato de sobremesa)
Abacaxi com raspas de limão (1 fatia média)

LANCHE DA TARDE
Iogurte de frutas light (1 unidade)
Frutas oleaginosas (3 unidades de castanha-do-Pará)

JANTAR
Beirute especial feito com pão sírio integral (1 unidade pequena) + blanquet de peru (5 fatias finas) + tomate (3 fatias) + mussarela de búfala (1 unidade grande ou 2 pequenas) + folhas de agrião (1 prato de sobremesa) +
Melão (1 fatia média)

CEIA
Gelatina diet (1 taça)

Foto: bhofack2/iStock

DIA 2
CAFÉ DA MANHÃ
Iogurte natural desnatado (1 unidade) + geleia de frutas vermelhas natural (1 colher de sobremesa) + cereal integral tipo granola (3 colheres de sopa)
Café com adoçante tipo xylitol (½ xícara de chá)

INTERVALO DA MANHÃ
Água de coco (1 copo de 200ml) + abacaxi (1 fatia fina) + gengibre (1 fatia fina). Bata no liquidificador e consuma na sequência.

ALMOÇO
Arroz integral com cenoura (2 colheres de sopa)
Feijão azuki cozido (3 colheres de sopa do caldo)
Peixe assado ao molho de limão e alho (1 posta média)
Salada de alface americana ou rúcula, tomate perinha, vagem e palmito (1 prato de sobremesa)
Melancia (1 fatia média)

LANCHE DA TARDE
Queijo minas frescal (1 fatia média) + goiabada cremosa caseira sem açúcar (1 colher de sobremesa)

JANTAR
Sopa de legumes com abóbora (2 cubos médios) + salsão (1 talo) + vagem picada (2 colheres de sopa) + couve (2 folhas grandes) + tomate (½ unidade pequena) + cebola (½ unidade pequena) + carne bovina (3 cubos médios) + crouton integral (2 colheres de sopa)
Manga (1 fatia média)

CEIA
Gelatina diet (1 taça) batida com iogurte natural desnatado (1 colher de sopa)

Foto: nensuria/iStock

DIA 3
CAFÉ DA MANHÃ
Leite desnatado + café com adoçante tipo xylitol (1 xícara de chá de 150 ml)
Pão francês integral sem miolo na chapa (1 unidade) + requeijão light (1 colher de sopa) + presunto magro (1 fatia)
Salada de frutas (4 colheres de sopa)

INTERVALO DA MANHÃ
Infusão de casca de abacaxi (200ml) + água de coco (200ml) + couve (1 folha grande) + gengibre (1 fatia fina) +
Suco de limão (1 colher de sopa). Bata no liquidificador e consuma na sequência.

ALMOÇO
Salada de repolho ou couve + beterraba ralada + cenoura ralada + pepino (1 prato de sobremesa)
Sobrecoxa orgânica de frango desossado e sem pele assada ao molho de laranja , gengibre e ervas finas (1 unidade média)
Mandioca corada em cubos (3 colheres de sopa)
Laranja em gomos (1 unidade média)

LANCHE DA TARDE
Bolo de iogurte e aveia integral caseiro sem recheio e sem cobertura (1 fatia média)
Chá de frutas e ervas (1 xícara de chá)

JANTAR
Salada de rúcula + agrião + tomate perinha + abobrinha grelhada + berinjela grelhada + cogumelo shimeji ao alho (1 prato de mesa) + ricota em cubos (1 fatia grossa) + atum light (2 colheres de sopa) + granola salgada (2 colheres de sopa)
Morango orgânico (10 unidades médias)

CEIA
Limonada suíça sem leite condensado adoçada com xylitol (1 copo de 300ml)

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual assunto você mais gosta de ver na newsletter do DaquiDali?

Carregando ... Carregando ...