Foto: Viktar/iStock
Dieta e Fitness

Arco-íris dos alimentos: saiba o que significam as principais cores

Diz a máxima que “antes de comer com a boca, comemos com os olhos”. Mas, além da beleza que cada cor traz, elas também têm seus próprios significados. “A apresentação de um prato colorido oferta ao organismo nutrientes como vitaminas, minerais e fibras, além de ser um recurso para estimular o apetite e apetecer, visto que o primeiro contato que temos com os alimentos é o visual”, diz a nutricionista Madalena Vallinoti, da Personal Diet Clínica Nutricional.

+ QUATRO ALIMENTOS PARA INVESTIR NA BELEZA E NO BEM-ESTAR

+ QUER TURBINAR A MEMÓRIA? INVISTA NESSES ALIMENTOS JÁ

+ NUTRICIONISTA INDICA TRÊS ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIOS QUE AJUDAM A PERDER PESO

A profissional enfatiza que “quanto mais colorida a alimentação, maior o número de nutrientes oferecidos ao seu organismo e, portanto, maior proteção e prevenção de doenças”. Desse modo, veja o que cada cor tem a dizer:

Roxo
Repolho roxo, beterraba, berinjela (casca), cereja, figo, ameixa, uva-rubi.

Madalena explica que “são alimentos ricos em antocianinas, substâncias presentes no pigmento, que atuam na prevenção de doenças cardíacas e infarto, inibindo a formação de coágulos. Ainda auxiliam na redução dos níveis do ‘mau’ colesterol (LDL) e contém ácido elágico, que possui ação contra os radicais-livres, retardando o envelhecimento e neutralizando substâncias cancerígenas”.

Foto: ariwasabi/iStock

Vermelho
Tomate, goiaba, melancia, morango e pimentão vermelho.

Esse grupo alimentar possui um fitonutriente chamado licopeno, que lhe confere a coloração vermelha característica. Segundo a nutricionista: “Tem propriedades antioxidantes importantes, principalmente no que se refere à prevenção de câncer de próstata, de mama e de pulmão, e apresenta ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce das células. O organismo aproveita melhor o licopeno quando estes alimentos são cozidos e preparados com uma fonte de gordura, como o molho de tomate com azeite de oliva extra-virgem”.

Amarelo
Laranja, abacaxi, maracujá, milho e mandioquinha.

Essa cor agrega um bom sinal na vida e nos alimentos, já que os enriquece com zeaxantinas e criptoxantinas, que, de acordo com a especialista, “possuem ação antioxidante principalmente para a visão, e são também cheios de fibras que melhoram o funcionamento intestinal, prevenindo a constipação. As frutas cítricas nesse tom são repletas de vitamina C, que auxiliam na absorção do mineral ferro, prevenindo a anemia. Fazem ainda a manutenção da saúde do sistema imunológico e atuam na formação do colágeno”.

Foto: Ridofranz/iStock

Verde
Brócolis, couve, couve-de-Bruxelas, espinafre, alface, rúcula, agrião, escarola, salsinha, folhas de mostarda, abobrinha, vagem, ervilha e ervilha-torta.

Os vegetais de folhas verde-escuras, por terem bastante ferro, auxiliam na prevenção da anemia, principalmente se consumidos com alimentos ricos em vitamina C. “Além disso, são ricos em vitamina K, que melhora a coagulação do sangue. Possuem luteína, importante na prevenção da degeneração macular, e estimulam a produção de enzimas com ação anticancerígena. O verde, pela presença de clorofila, confere ainda uma desintoxicação do organismo. De quebra, ainda tem carotenoides, que auxiliam o sistema imunológico, combatem processos inflamatórios da pele e o desenvolvimento da catarata e degenerações que comprometam a visão”, afirma Vallinoti.

Marron e bege
Cereais integrais (aveia, arroz, centeio, cevada), grão-de-bico, lentilha, feijão, pinhão, castanhas, nozes, amêndoas e canela.

Esses alimentos bastante presentes no dia a dia contêm ômega 6, “que vem com importante ação anti-inflamatória, melhorando a cicatrização, conferindo proteção vascular e imunológica. São ainda ricos em fibras, o que ajuda no funcionamento intestinal. Pelo alto conteúdo de vitaminas do complexo B, como a B6, auxiliam no controle da ansiedade e depressão. Quer mais? São cheios de zinco, mineral que participa do metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, e magnésio, que ajuda na formação de ossos e dentes, e na boa saúde dos músculos e do sistema nervoso“, conclui a nutricionista.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que esmalte é o seu queridinho da estação?

Carregando ... Carregando ...