Foto: evgenyatamanenko/iStock
Conversa de Mãe

Quer ensinar valores às crianças? Prefira histórias com personagens humanos, afirma estudo

As crianças aprendem muitos dos seus valores pela “moral da história”, mas o que você talvez não imaginasse é, mesmo que a cigarra e a formiga, o gato de botas e os três porquinhos sejam muito fofos, elas aprenderão melhor com os contos da Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e João e Maria. Por quê? Por eles serem humanos, como os pequenos.

+ RECONHECER AS QUALIDADES DO SEU FILHO AJUDA A DESENVOLVER A AUTOESTIMA?

+ ALIADO NO PRATO: SAIBA QUE ALIMENTOS ESTIMULAM O CÉREBRO INFANTIL

+ COMO ESCOLHER A ESCOLA IDEAL PARA O SEU FILHO? ESPECIALISTAS LISTAM OS CRITÉRIOS

Pelo menos é o que afirma um novo estudo da Universidade de Toronto, no Canadá, que avaliou o comportamento de aproximadamente cem crianças depois que parte delas ouviu a história de uma raposa que aprendia o quanto era importante dividir, e o outro grupo escutou o mesmo conto, mas com humanos no lugar dos bichinhos. Ainda separaram um terceiro grupo, que leu uma historinha com sementes, tudo para se certificarem do real impacto e absorção da moral da história.

As crianças absorviam melhor lições que tinham personagens humanos, como compartilhar, por exemplo. Foto: EvgeniiAnd/iStock

Em seguida, as crianças entre quatro e seis ano receberam 10 adesivos como prêmio e foram informadas que os demais não ganhariam nada, mas que, se tivessem vontade, poderiam compartilhar sua recompensa sem que o pesquisador estivesse de olho. O resultado? Os pequenos que ouviram o conto com humanos foram mais generosos. Segundo Patricia Ganea, professora de desenvolvimento cognitivo da instituição canadense que assina o estudo, isso de dá porque “no geral, as crianças agiram mais de acordo com a moral da história com pessoas”. O objetivo é mostrar aos autores infantis, que quanto mais próximo a fábula for da realidade e da identificação com os personagens, mais fácil será entendida e absorvida“.

E você, mamãe, já notou isso em casa? Vai testar?

Advertisement

Enquetes

enquete

Que problema da pele do rosto mais te incomoda?

Carregando ... Carregando ...