Nutricionistas tiram as dúvidas e ensinam a preparar papinhas de bebê
Conversa de Mãe

Nutricionistas tiram as dúvidas e ensinam a preparar papinhas de bebê

Quando a alimentação deixa de ser exclusivamente do leite materno, as papinhas começam a fazer parte do cardápio dos bebês. Nutritivas e fáceis de serem ingeridas, elas devem ser saudáveis e manipuladas corretamente para que não percam suas propriedades benéficas. Para te ajudar a alimentar bem as crianças, o DaquiDali conversou com duas nutricionistas que ensinam como preparar, congelar e descongelar as comidinhas. 

“A criança deveria ser alimentada exclusivamente de leite materno até os seis meses de idade. A partir dos sete meses, quando ela já tem a capacidade de mastigação, começam os alimentos adocicados, como as frutas e sucos, e depois a papinha saudável e a alimentação salgada”, conta a nutricionista Alessandra Luglio, da Hero Nutritionals. De acordo com a profissional, quando a mãe não pode amamentar pelo tempo indicado, é necessário recorrer as fórmulas e a introdução de outros tipos de alimento é antecipada. “A partir do momento em que despontarem os dentinhos, o bebê está apto a começar a consumir sólidos”, completa. 

Uma das grandes dúvidas é se as papinhas industrializadas são indicadas. De acordo com Alessandra, elas são uma boa opção por serem práticas, mas não devem ser exclusividade na alimentação. “O alimento natural preparado em casa tem uma preservação maior dos nutrientes e menor incidência de sal e qualquer substância química. As industrializadas são uma alternativa e, devido a sua praticidade, podem ser usadas em viagens e locais externos”, indica.  

Preparando em casa

Alessandra diz que as papinhas devem ser preparadas em casa sempre que possível, pois os nutrientes são mais conservados quando feitos na hora. Para acertar, é preciso pensar no balanceamento da refeição, que deve sempre conter carboidratos, para energia, micronutrientes, que são as vitaminas e minerais, e alguma fonte de proteína. “Para os carboidratos geralmente usamos batatas, mandiocas, mandioquinhas, nhame ou batata doce. Podemos também introduzir o arroz ou massinhas a base de farinha”, aconselha. 

Para os micronutrientes, os vegetais em geral, que são as folhas, e legumes, como chuchu, abobrinha, cenoura e beterraba. Todas as folhas verdes escuras, como a couve, espinafre e escarola também são muito importantes”, diz.

Como fonte de proteína, a nutricionista indica carne magra, frango e peixes — apesar de sua importância para o desenvolvimento neurológico, é necessário tomar cuidado com a origem e o frescor desse peixe. “O ovo com a gema e clara também é uma ótima fonte de proteínas”, lembra.

Não se esqueça de colocar o sal em pequenas quantidades. E deixe de lado temperos prontos, porque contêm muito sódio e não são bons para as crianças pequenas. 

Congelando e descongelando corretamente

 Para a nutricionista, as papinhas não podem ser expostas a grandes mudanças de temperatura, ou os nutrientes podem ser perdidos. “Depois de preparar, espere ficar em temperatura ambiente e já coloque no congelador, em recipientes de plástico ou vidro”, ensina.  

No momento de esquentar ou descongelar, mesmo que a papinha seja industrializada, a dica é fazer o banho maria ou levar ao micro-ondas em recipientes de vidro ou cerâmica. “Não deixe ferver, porque acaba expondo novamente a sopa que já foi aquecida a uma temperatura muito alta e você corre o risco de reduzir a qualidade dos nutrientes”, complementa. 

Anote as receitas

A nutricionista Ariane Machado Pereira, da DNA Nutri, indica três receitas nutritivas de papinhas:

Papinha de batata, beterraba e frango desfiado

Ingredientes

½ beterraba;
1 batata pequena;
1 colher (sopa) de caldo de ervilha;
50g de frango orgânico (peito de frango);
1 colher (sobremesa rasa) de óleo de canola;
½ dente de alho;
1 colher (chá) de cebola;
Salsinha.

Modo de Preparo: lave bem os legumes e coloque um pouco de água filtrada para ferver, o suficiente para cozinhar os ingredientes. Depois que a água entrar em ebulição, coloque o peito de frango, os legumes, a cebola, o alho e o óleo. Cozinhe em panela comum com tampa, até os legumes e o frango ficarem macios. Após retirar a casca dos legumes, amasse todos os ingredientes com um garfo, desfie o frango e acrescente a salsinha e o caldo de ervilha.

Papinha de tomate, batata, agrião e carne moída

Ingredientes

1 tomate;
1 batata;
½ prato (sobremesa) de folhinhas de agrião;
60g de carne moída;
1 colher (sopa) de caldo de feijão;
1 colher (sobremesa rasa) de óleo de canola;
½ dente de alho;
1 colher (chá) de cebola;
Manjericão.

Modo de Preparo: faça um X na base do tomate e mergulhe-o em uma panela com 150 ml de água. Deixe ferver por três minutos. Em seguida, lave-o em água corrente e deixe descansando por um minuto. Seque e tire a pele com uma faca. Corte o tomate em cubos e remova as sementes. Em uma panela, refogue muito bem a carne com o óleo de canola. Quando estiver bem refogada, acrescente o alho e a cebola. Junte cerca de 600 ml de água filtrada para ferver, ou o suficiente para cozinhar os ingredientes. Depois que a água entrar em ebulição, coloque a batata, o tomate e as folhas de agrião. Cozinhe em panela comum com tampa, até ficarem macios. Após retirar a casca da batata, amasse todos os ingredientes com um garfo, acrescente o manjericão e o caldo de feijão.

Papinha de inhame, rúcula, beterraba, cenoura e frango desfiado

Ingredientes

1 inhame pequeno;
1 pires de folhinhas de rúcula;
½ beterraba;
½ de cenoura;
1 colher (sopa) de caldo de feijão;
50g de frango orgânico (peito de frango);
1 colher (sobremesa rasa) de óleo de canola;
½ dente de alho;
1 colher (chá) de cebola;
Salsinha.

Modo de Preparo: lave bem os legumes e as folhas de rúcula e coloque água para ferver. Depois que a água entrar em ebulição, coloque o peito de frango, os legumes, a cebola, o alho e o óleo. Cozinhe em panela comum com tampa, até os legumes e o frango ficarem macios. Adicione as folhas de rúcula e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Após retirar a casca dos legumes e picar as folhinhas de rúcula, amasse todos os ingredientes com um garfo, desfie o frango e acrescente a salsinha e o caldo de feijão.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que problema da pele do rosto mais te incomoda?

Carregando ... Carregando ...