Dicas para fazer um ensaio fotográfico lindo do seu recém-nascido em casa
Conversa de Mãe

Ensaios New Born e Lifestyle rendem lindas fotos dos recém-nascidos

O nascimento de um bebê é sempre um momento muito especial para toda a família, e nada mais natural do que tentar eternizar essa fase que passa tão depressa. Para guardar as lembranças de como eram os pequeninos existem duas tendências de ensaios fotográficos: o Newborn (recém-nascido) e o Lifestyle (estilo de vida). Cada um rende belas fotografias da primeira quinzena de vida. Se você quer tentar criar um clima fofo em casa para registrar o novo integrante, algumas dicas podem te ajudar a conseguir os cliques perfeitos. 

+ Ensaio Smash The Cake é opção divertida para primeiro aniversário do bebê

O ensaio newborn é a oportunidade de fotografar o bebê ainda com poucos dias de vida, costumo fazer com recém-nascidos entre oito e 15 dias. O legal desse tipo de ensaio é ter recordações de como seu bebê era quando ainda pequenininho”, explica a fotógrafa Vanessa Atalla. Já o lifestyle, como o nome indica, registra o estilo de vida com fotos feitas na casa dos pais, com eles usando todos os espaços do lar. “É um estilo bem diferente do newborn, é uma fotografia livre, onde utilizamos os acessórios do bebê, como a mantinha colorida que combina com a decoração do quarto ou alguma roupinha linda e especial”, completa. 

Ensaio Lifestyle com os pais e a bebê Tayla. Iluminação deixa o clique delicado e cheio de vida. Foto: Vanessa Atalla/Divulgação

Preparando o ambiente 

“Para fazer lindas fotos de um recém-nascido, devemos sempre pensar na sua segurança e bem estar. Para isso é necessário higienizar todos os acessórios que serão usados no ensaio, higienizar as mãos constantemente com álcool em gel, sempre verificar se o ambiente está em temperatura ideal, entre 27 e 30 graus, e nunca deixar o bebê sozinho”, indica a profissional. 

Para compor o cenário, Vanessa diz que os cestos e toucas fofas são ótimas opções. “Para fotos mais naturais, acho bacana colocar o bebê enroladinho numa manta fofinha, deitado na cama dos pais.”, complementa. Ela conta também que prefere fotos com cenários mais limpos, porque se torna atemporal. Vale também brincar com o bebê sem roupinha ou com aquela sua peça favorita.

Contraste da roupinha colorida de Joaquim com o fundo branco dá destaque sem sobrecarregar. Foto: Vanessa Atalla/Divulgação

Hora do clique!

O primeiro passo para você fazer a sessão é deixar a criança bem tranquila, dormindo calmamente. “Ele deve estar bem alimentado e o ambiente deve estar numa temperatura confortável para que ele não sinta nem calor e nem frio. Eu gosto de colocar um som que lembra o som do útero, ou uma música contínua, isso ajuda a relaxar”, ensina. 

Clique dos pésinhos de Joaquim enquanto é carregado pela mãe: detalhes que fazem diferença. Foto: Vanessa Atalla/Divulgação

Aproveite para fotografar o bebê em poses mais naturais, enroladinho com alguma manta colorida ou até mesmo sem fraldinha, por exemplo. Fotos no banho e da mamãe amamentando também ficam lindas. Outra foto pode ser com um ursinho ou algum bichinho de pelúcia utilizado na decoração do quarto, posicionados bem perto do bebê para dar a proporção do tamanho do pequeno!”, aconselha Vanessa. 

Para cliques perfeitos, não use o flash, procure aproveitar a luz natural. “Veja o horário em que a sua casa está mais iluminada. Com a luz natural as fotos ficam suaves”, finaliza. 

Advertisement

Enquetes

enquete

Que problema da pele do rosto mais te incomoda?

Carregando ... Carregando ...