Relação médico-paciente tem influência na sensação de dor/ Thinkstock
Saúde Vida Prática

Confiar no seu médico ajuda a reduzir a dor, diz estudo

Você já deve ter sentido que estar acompanhada de um médico em quem se confia torna um tratamento de saúde algo mais tranquilo de se atravessar. E a ciência prova que essa sensação tem fundamento: um novo estudo realizado pela Universidade de Miami concluiu que, quando o paciente confia no especialista, sua percepção de dor fica reduzida.

+ Cinco razões para aproveitar o friozinho e investir na canela

+ Nutricionista indica três alimentos anti-inflamatórios que ajudam a perder peso

+ Liberado? Veja por que você não deve banir o glúten da sua dieta

Elizabeth Losin, professora de psicologia e uma das condutoras do estudo, disse em um comunicado oficial que a pesquisa foi inspirada em trabalhos com pacientes e médicos da mesma etnia, em que os primeiros demonstravam maiores níveis de satisfação. “A dor também tem um componente psicológico, então estamos interessados na interação entre os elementos psicológicos e fisiológicos da dor”, conta.

Para chegar a essas constatações, os cientistas fizeram simulações entre a relação médico-pacientes em um laboratório. Primeiro, os participantes responderam a um questionário sobre suas opiniões no que diz respeito a política, religião e crença sobre papéis de gênero. Depois, foram divididos em dois grupos, de acordo com suas respostas. Os participantes de cada grupo interagiram com um médico, que também tinha as mesmas características. Para simular a dor, foi aplicado um estímulo de calor sobre a pele.

Os resultados sugeriram que, quanto mais os pacientes confiavam no médico e se sentiam parecidos com ele nas crenças e modo de ver a vida, menos dor eles sentiam. Além disso, aqueles pacientes que costumam sentir ansiedade no dia a dia também relataram maior tranquilidade ao longo da experiência. “Estamos entendendo que o médico atua como um placebo social”, diz Elizabeth.

Com a pesquisa, os estudiosos pretendem ajudar pessoas que têm fobia de consultas médicas e check-ups, bem como minimizar a sensação de dor dos pacientes.

Tags

Advertisement

Enquetes

enquete

Que produto nunca pode faltar no seu nécessaire?

Carregando ... Carregando ...