Merlas/iStock
Comportamento

Você acha que o clima é capaz de influenciar sua personalidade?

As pessoas de cada local, seja ele um bairro, uma cidade, um estado ou mesmo um país, têm, na maior parte das vezes (para não generalizar) um comportamento característico – por isso se diz que nordestinos são pessoas mais receptivas e sulistas mais reservados, por exemplo. E a Ciência acaba de divulgar um novo estudo onde mediu as diferenças de personalidades, só que com base no clima.

+ O QUE O SEU SAPATO FAVORITO DIZ SOBRE SUA PERSONALIDADE?

+ TRÊS TRAÇOS DE PERSONALIDADE QUE TE FAZEM FICAR MAIS ATRAENTE

+ O QUE A CUECA DIZ SOBRE A PERSONALIDADE DO GATO? ESPECIALISTA REVELA

A informação vem de um estudo desenvolvido pela Universidade de Columbia e pela Universidade de Pequim na China, publicado no periódico Nature Human Behavior, que afirma que a variação das personalidades é uma resposta às condições climáticas locais. No texto, os pesquisadores dizem que “os seres humanos experimentam constantemente e reagem à temperatura ambiente”. Para eles, isso se dá “porque ela varia marcadamente em todo o mundo, então é concebível que a temperatura molde as dimensões fundamentais da personalidade, afetando os comportamentos habituais por baixo dos traços de personalidade”.

Pessoas de lugares mais ensolarados tendem a ser mais extrovertidas, sociáveis e desbravadoras. m-gucci/iStock

Um exemplo simples

Os intelectuais do hemisfério norte, por acharem sua cultura superior a de outras nações, mas procurando se afastar do racismo, às vezes atribuíram vários traços desejáveis ​​a ambientes mais frios. Eles diziam que que as condições chuvosas traziam uma introspecção que fazia o indivíduo se focar no intelecto, enquanto nos lugares mais quentes, o sol era uma tentação a fugir disso.

Como foi feito

Os cientistas fizeram testes com 5.587 estudantes universitários chineses, que tiveram seus traços de personalidade avaliados sob a ótica do Big Five: conveniência, conscienciosidade, estabilidade emocional, extroversão e abertura para a experiência. O resultado? Os autores levantaram a hipótese de que crescer em um clima mais agradável encorajaria as pessoas a explorarem o mundo exterior, serem mais extrovertidas e abertas a novas experiências, o que poderia gerar até uma maior estabilidade emocional.

Ainda bem que o Brasil inteiro tem um clima gostoso, né?

 

 

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual tendência você acha mais difícil de usar?

Carregando ... Carregando ...