Que tal um 2017 sem ansiedade? FOTO: thinkstock
Comportamento Saúde

Aliados naturais podem te ajudar contra a ansiedade. Saiba quais

O novo ano começou e, se o passado foi marcado por estresse, tensão e cansaço em muitos aspectos, não é sinal de que este precise ser assim também. Deixar a ansiedade de lado e encarar a vida de um modo mais leve e tranquilo pode ser adicionado a sua lista como uma resolução para 2017.

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Natureza nos cuidados

Em forma de chá ou São muitas as plantas que, em forma de chá ou extrato manipulado, ajudam a combater o transtorno FOTO: thinkstock
Em forma de chá ou São muitas as plantas que, em forma de chá ou extrato manipulado, ajudam a combater o transtorno FOTO: thinkstock

Para Luciana Lucente Becker, nutricionista com especialização em clínica funcional e fitoterapia, a intervenção terapêutica contra a ansiedade deve ser multifatorial. “Porém, existem maneiras naturais de amenizar ou, ainda, tratar dos sintomas. A nutrição e a fitoterapia andam de mãos dadas no tratamento das desordens psíquicas. Essa linha de conduta não agride o corpo e traz vitalidade e equilíbrio orgânico”. São vários os compostos provenientes das plantas que podem servir como aliados nessa hora, afirma. Quer saber quais são?

Passiflora incarnata (Maracujá)

“As partes utilizadas são suas folhas, flores e caule”, Luciana fala. “Age como ansiolítico leve para quem tem uma ansiedade desse grau a moderada. Pode ser preparada em forma de chá (3 xícaras/dia), ou manipulação, como tintura e extratos padronizados (somente dimensionados e elaborados por profissionais capacitados)”.

Matricaria chamomilla (Camomila)
Conforme a nutricionista, as flores são mais indicadas para o consumo –  em chá (3 a 4 xícaras/dia) ou, do mesmo modo que acima, em produtos manipulados. “Ela atua como calmante, sedativo e ansiolítico”.

Griffonia simplicifolia (Grifonia)
Suas sementes são ricas em 5-HTP, é umas das plantas queridinhas do momento”, conta. “O 5-HTP é um precursor da serotonina, neurotransmissor que por sua vez, propicia a sensação de bem-estar, melhorando os sinais de ansiedade. Os resultados mais eficientes são adquiridos com a suplementação do seu extrato”, recomenda.

Ervas e plantas podem aliviar sintomas como tensão e estresse, tão comuns no dia a dia de hoje FOTO: thinkstock
Ervas e plantas podem aliviar sintomas como tensão e estresse, tão comuns no dia a dia de hoje FOTO: thinkstock

Rhodiola Rosea (Rodiola)
“Aumenta a atividade da serotonina e dopamina no cérebro”, ela ressalta. “Também favorece os níveis de cortisol (hormônio do estresse)”. Conhecida como “raiz de ouro”, é originária da China, e ajuda a combater a fadiga e a exaustão prolongada . Para Luciana, a opção manipulada (assim como a tintura feita a partir da sua raiz) apresenta efeitos mais poderosos.

Withania somnifera (Ashwagandha)
“Sua raiz é empregada para modular neurotransmissores importantes que deixam a pessoa menos ansiosa e, ao mesmo tempo, com foco nas atividades diárias. Muito aplicada na medicina Ayurveda há anos, sua recomendação é em formas de extratos e tinturas manipulados”.

Vá com calma!

É importante lembrar que cada paciente necessita de uma análise individualizada para a prescrição do procedimento adequado. Por isso, procure sempre o diagnóstico e a prescrição de um médico. “Receitas prontas e milagrosas podem não trazer o benefício esperado e, em alguns casos, agravar o problema”, ela alerta.

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