Casamento no verão requer alguns cuidados em função das altas temperaturas FOTO: thinkstock
Comportamento Vida Prática

Casamento no verão: veja como acertar na celebração e driblar as altas temperaturas

Ainda falta mais de um mês para o verão começar oficialmente, mas as altas temperaturas já estão dando as caras em muitas cidades do Brasil. Se você vai se casar nesta época, é importante se atentar a alguns cuidados, para que o sonho da celebração não “derreta” em meio a tanto calor.

+ Dividir a cama com o parceiro pode ser muito ruim para sua saúde. Entenda

+ Seis dicas para manter o sexo interessante mesmo após anos de relacionamento

+ Sem ânimo para malhar depois do trabalho? Aposte em um treino de apenas 15 minutos

Foco no vestido fresquinho

No que diz respeito às roupas, é conveniente buscar pelos tecidos mais finos. “Eu brinco que, no inverno, os homens se dão bem e as mulheres nem tanto. No verão, a situação se inverte e eles que se dão mal – elas, com um vestido, sandália, está tudo ótimo!”, conta Betta Lima, assessora de casamento da Betta Lima Eventos. Dessa maneira, os trajes masculinos podem beirar algo mais “descolado”, sem gravata (ou no estilo borboleta), com uma camisa de manga curta (ou comprida com a manga dobrada), suspensórios ou coletes. O fundamental é estar confortável e seguro para curtir o momento – a única transpiração aceitável é a da emoção!

Marcado no relógio

Decoração do casamento no verão deve combinar tons clarinhos para não pesar. É preciso escolher bem as flores, para que não murchem com o calor FOTO: thinkstock
Decoração do casamento no verão deve combinar tons clarinhos para não pesar. É preciso escolher bem as flores, para que não murchem com o calor FOTO: thinkstock

“Também costumo dizer para as minhas noivas não marcarem a cerimônia muito cedo”, ela comenta. “Durante esta temporada, a gente tem sol até umas sete da noite! Então, é mais indicado agendar em torno das quatro, cinco da tarde”. Os horários no meio do dia devem ser evitados a todo custo. “Se o local escolhido não tiver uma boa ventilação, a pressão dos convidados pode cair. Já vi uma madrinha se sentir mal no altar, porque estava muito quente!”, relata.

Lugar à sombra

E, por falar nisso, lugares bem arejados proporcionam uma sensação mais agradável. A decoração, segundo a profissional, deve seguir a linha mais simples possível, a fim de criar uma atmosfera suave e fresca. “Você pode montar, ainda, um lounge em um espaço mais aberto, para as pessoas se sentarem. É legal também colocar garrafinhas de água mineral ou aromatizada para elas beberem”, conta. Com relação às cores, busque as que são próximas dos tons pastel, para não ficar “over” na combinação.

Decoração calorosa

Cardápio servido pede alimentação leve e de fácil digestão no clima abafado FOTO: thinkstock
Cardápio servido pede alimentação leve e de fácil digestão no clima abafado FOTO: thinkstock

As flores são outro aspecto que merece a devida preocupação: muitas espécies murcham com a quentura ou umidade excessivas. “Orquídeas duram bastante, assim como cravos, rosas, lisianthus”, a especialista recomenda. Ventiladores espalhados por toda a área são muito bem-vindos, obrigada! Se houver ar condicionado, deixe-o ligado pelo tempo todo, sugere.

Alimentação de verão

Para o cardápio, é aconselhável optar por alimentos de fácil digestão. “É bacana ter pratos frios, coquetéis, apostar nas frutas”, enfatiza. “É interessante manter pequenas porções, que vão passando; ter uma travessa de degustação, ou fazer uma ilha com coisinhas leves, tipo queijos, antepastos, sopa fria de tomate – todos os tipos de frutos do mar caem bem para isso”. Aliás, de acordo com a expert, carnes brancas como peixe e frango são normalmente as mais pedidas em casamentos nos meses quentes. Fuja das frituras e molhos muito condimentados, que podem causar certo inchaço e desconforto no organismo.

Docinhos refrescantes

Mesa de doces precisa dispor alternativas mais resistentes e que não estraguem com o calor FOTO: thinkstock
Mesa de doces precisa dispor alternativas mais resistentes e que não estraguem com o calor FOTO: thinkstock

A mesa de doces precisa dispor de alternativas que não corram o risco de estragar. “Pode até ter chocolate, mas ele deve vir como trufa, que é mais resistente e dura mais. Uma boa opção de bolo é o naked cake, que não tem aquela cobertura de pasta americana, mais pesada”. Além disso, dá para servi-lo com uma bola de sorvete – vale, inclusive, oferecer a delícia gelada em um carrinho pela festa! “É gostoso, porque as pessoas podem se refrescar”, Betta ressalta; o geladinho de suco da infância é outra dica de bastante sucesso.

Na festa e em casa

Como lembrancinhas, é possível fazer uso de uma gama variada de acessórios, os quais também podem ser empregados no decorrer da comemoração. Quer alguns exemplos? Chapéu panamá ou óculos de sol, chinelinho, leque para se abanar, protetor solar ou repelente em embalagens personalizadas, e até sombrinhas – muito úteis tanto para os raios solares quanto para aquele pé d’água de fim de tarde.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que problema da pele do rosto mais te incomoda?

Carregando ... Carregando ...