Foto: Szepy/istock
Carreira & Finanças

Você tem espírito empreendedor? Conheça dez características e descubra

Muitas pessoas sonham em tornarem-se empresárias, mas será que elas possuem espírito empreendedor? Algumas características são fundamentais para gerir um negócio por conta própria, principalmente quando a intenção é que seu sustento venha dele. De acordo com Joyce Costa Henrique, analista do Sebrae-SP, “toda empreendedora, por uma característica comportamental, possui uma enorme capacidade de influenciar positivamente os ambientes em que atua, mudando a realidade local e quase sempre se destaca como inovadora e criativa”.

+ Pensando em abrir um negócio em casa? Conheça os prós e contras
+ Dinheiro extra! Saiba como aumentar a renda vendendo produtos de catálogo
+ Pensou em investir em franquias? Veja os cuidados que você precisa tomar

Para que você conheça em detalhes, ela lista as dez características essenciais do comportamento empreendedor trabalhadas no Empretec, um dos cursos mais famosos do País focado nessa formação:

Busca de oportunidades e iniciativa: trabalha cada vez mais a capacidade de se antecipar aos fatos e se mantém atenta para criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços.

Foto: lzf/istock
Não desistir frente aos obstáculos é uma das forças da empreendedora. Foto: lzf/istock

Persistência: desenvolve a habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso, não desistindo fácil frente às adversidades.

Correr riscos calculados: está disposta a aceitar desafios e responder por eles, assumindo a responsabilidade.

Comprometimento: essa característica envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes.

Foto: KeremYucel/istock
Para empreender, planejamento, metas e busca constante de informações são características fundamentais. Foto: KeremYucel/istock

Busca de informações: procura manter-se atualizada constantemente de dados e informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio.

Estabelecimento de metas: traça objetivos que sejam claros para a empresa, tanto a longo quanto a curto prazo.

Planejamento e monitoramento sistemáticos: organiza suas tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de que possam ter os resultados medidos e avaliados.

Foto: Tijana87/istock
A autoconfiança é um característica-chave dentre todas. Ela facilita inclusive outra qualidade muito importante, o networking.  Foto: Tijana87/istock

Persuasão e rede de contatos: engloba o uso de estratégia para influenciar e persuadir pessoas e se relacionar com quem, de fato, possa ajudar a atingir os objetivos do seu negócio.

Independência e autoconfiança: trabalha a autonomia para agir com segurança e manter sempre a confiança no sucesso.

Exigência de qualidade e eficiência: é disposta e inclinada a fazer sempre mais e da melhor maneira possível.

Se você ainda não se considera um empreendedor, não desanime! “As habilidades empreendedoras podem ser aprendidas e desenvolvidas! Entidades como o Sebrae podem auxiliá-lo”, afirma a profissional.

Enquetes

enquete

Qual é o seu principal plano para o segundo semestre?

Carregando ... Carregando ...