Foto: g-stockstudio/iStock
Carreira & Finanças

Quer abrir um negócio? Veja como escolher algo que você goste e seja um sucesso

Ter o seu próprio empreendimento é o sonho de muitos brasileiros, entretanto, muitos aspectos devem ser levados em consideração. O sonho é reunir no mesmo negócio algo que você goste, esteja em alta e, claro, que dê dinheiro. Mas isso é realmente possível? Descubra com as dicas abaixo!

+ TENHO A IDEIA PARA O NEGÓCIO, MAS NÃO TENHO DINHEIRO, O QUE FAZER? CONSULTOR RESPONDE

+ CONSULTOR REVELA TRÊS TENDÊNCIAS DE NEGÓCIOS PARA O SEGUNDO SEMESTRE

+ COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS SIMPLES E PRÁTICO PARA TIRAR A SUA EMPRESA DO PAPEL

Em dúvida do que gosta? Liste o que não gosta

Para uma maior clareza nesse processo de escolha, é importante você identificar o que de fato gosta, te atrai e dá prazer em fazer. “Sendo assim, a primeira dica é responder à pergunta: ‘o que eu não faria por dinheiro nenhum?’. Dessa forma, tentando o caminho contrário, você já tira de vista tudo o que não interessa”, diz Renata Agnello Nakano, consultora e coach da Ponto de Equilíbrio Consultoria Financeira e Gestão de Pessoas.

Saber o que você quer alcançar pessoal e profissionalmente ajuda muito na escolha do negócio que mais combina com você. Foto: Nastia11/iStock

Saiba aonde você quer chegar

O segundo ponto, que muitas vezes as pessoas não consideram, são as diretrizes que elas têm para as próprias vidas. “Quais são? Quando você as tem como base, sabe o que quer ser nos âmbitos pessoal e profissional, elas te orientam com relação ao próprio crescimento, a fazer escolhas muito melhor sucedidas, com possibilidade de ótimo retorno financeiro”, afirma Nakano.

Tenha os pés no chão

Segundo o consultor financeiro pessoal da PDE, Fábio Henrique, alinhar esses três aspectos é o que todo mundo quer da vida, mas, na prática, é menos frequente que aconteça. “Às vezes, o que dá dinheiro e é tendência não dá prazer, o que dá prazer não dá dinheiro, e por aí vai. Em suma, veja o que pesa mais para você. Ao falarmos em dinheiro, considere sempre os números do negócio. Investigue, cheque, se informe sobre aquele mercado, lucro e rentabilidade. Ao falarmos em prazer, é importante ter um pouco de intimidade com a área e, se não tiver, tenha em mente que você vai precisar se cercar de pessoas que entendam, e isso demanda dinheiro, podendo mexer na sua margem”. A seguir, confira mais detalhes sobre tendência.

As paletas mexicanas foram uma enorme tendência recentemente, e várias já fecharam as portas. Passou. Foto: Manuta/iStock

Tenha cuidado com o que é “tendência”

O próprio nome já diz tudo, pois a tendência pode ser válida apenas para o agora e não se sustentar a longo prazo. “Recentemente, as paleterias estavam em alta, mas e hoje? Quantas fecharam? Assim como elas surgem, elas somem, então fique atenta. Deixe passar um pouco de tempo, permita que o mercado mature a ideia, e não tenha medo de ‘passar tempo demais’, pois os primeiros é que correm os maiores riscos de dar certo ou dar errado”, diz Henrique.

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual tendência você acha mais difícil de usar?

Carregando ... Carregando ...