Foto: g-stockstudio/iStock
Carreira & Finanças

Quer abrir um negócio? Veja como escolher algo que você goste e seja um sucesso

Ter o seu próprio empreendimento é o sonho de muitos brasileiros, entretanto, muitos aspectos devem ser levados em consideração. O sonho é reunir no mesmo negócio algo que você goste, esteja em alta e, claro, que dê dinheiro. Mas isso é realmente possível? Descubra com as dicas abaixo!

+ TENHO A IDEIA PARA O NEGÓCIO, MAS NÃO TENHO DINHEIRO, O QUE FAZER? CONSULTOR RESPONDE

+ CONSULTOR REVELA TRÊS TENDÊNCIAS DE NEGÓCIOS PARA O SEGUNDO SEMESTRE

+ COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS SIMPLES E PRÁTICO PARA TIRAR A SUA EMPRESA DO PAPEL

Em dúvida do que gosta? Liste o que não gosta

Para uma maior clareza nesse processo de escolha, é importante você identificar o que de fato gosta, te atrai e dá prazer em fazer. “Sendo assim, a primeira dica é responder à pergunta: ‘o que eu não faria por dinheiro nenhum?’. Dessa forma, tentando o caminho contrário, você já tira de vista tudo o que não interessa”, diz Renata Agnello Nakano, consultora e coach da Ponto de Equilíbrio Consultoria Financeira e Gestão de Pessoas.

Saber o que você quer alcançar pessoal e profissionalmente ajuda muito na escolha do negócio que mais combina com você. Foto: Nastia11/iStock

Saiba aonde você quer chegar

O segundo ponto, que muitas vezes as pessoas não consideram, são as diretrizes que elas têm para as próprias vidas. “Quais são? Quando você as tem como base, sabe o que quer ser nos âmbitos pessoal e profissional, elas te orientam com relação ao próprio crescimento, a fazer escolhas muito melhor sucedidas, com possibilidade de ótimo retorno financeiro”, afirma Nakano.

Tenha os pés no chão

Segundo o consultor financeiro pessoal da PDE, Fábio Henrique, alinhar esses três aspectos é o que todo mundo quer da vida, mas, na prática, é menos frequente que aconteça. “Às vezes, o que dá dinheiro e é tendência não dá prazer, o que dá prazer não dá dinheiro, e por aí vai. Em suma, veja o que pesa mais para você. Ao falarmos em dinheiro, considere sempre os números do negócio. Investigue, cheque, se informe sobre aquele mercado, lucro e rentabilidade. Ao falarmos em prazer, é importante ter um pouco de intimidade com a área e, se não tiver, tenha em mente que você vai precisar se cercar de pessoas que entendam, e isso demanda dinheiro, podendo mexer na sua margem”. A seguir, confira mais detalhes sobre tendência.

As paletas mexicanas foram uma enorme tendência recentemente, e várias já fecharam as portas. Passou. Foto: Manuta/iStock

Tenha cuidado com o que é “tendência”

O próprio nome já diz tudo, pois a tendência pode ser válida apenas para o agora e não se sustentar a longo prazo. “Recentemente, as paleterias estavam em alta, mas e hoje? Quantas fecharam? Assim como elas surgem, elas somem, então fique atenta. Deixe passar um pouco de tempo, permita que o mercado mature a ideia, e não tenha medo de ‘passar tempo demais’, pois os primeiros é que correm os maiores riscos de dar certo ou dar errado”, diz Henrique.

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual assunto você mais gosta de ver na newsletter do DaquiDali?

Carregando ... Carregando ...