Foto: gpointstudio/istock
Carreira & Finanças

Pensando em abrir um negócio em casa? Conheça os prós e contras

Abrir um negócio em casa tem sido uma escolha de muitas mulheres, que tentam conciliar a família e a vida profissional. Mas esse modelo de empreendimento é realmente o mais adequado para você? Vai, de fato, facilitar a vida? Conheça as vantagens e as desvantagens!

+ Franquia pode ser opção estável para empreender. Saiba como começar a sua
+ Cinco problemas comuns ao trabalhar em família e como resolvê-los
+ Quer empreender? Fique por dentro dos cuidados necessários para abrir o seu negócio em época de crise

Pontos positivos

Redução nos custos

Principalmente com aluguel, transporte e alimentação. “Trabalhando em casa, você terá uma economia grandiosa no valor do combustível ou vale transporte, uma vez que não será necessário se locomover até o trabalho. Aluguel de um ponto comercial também não será necessário já que seu local será um escritório na sua garagem ou sala, por exemplo”, explica Master Coach Senior José Roberto Marques, presidente do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching.

Foto: Zinkevych/istock
Foto: Zinkevych/istock

Escolha dos horários de trabalho

Esse é um sonho para milhares de pessoas. “Ter a possibilidade de ajustar seu horário de trabalho conforme as suas necessidades, é um dos fatores que mais pesam positivamente quando uma pessoa decide montar seu próprio negócio em casa”, afirma José Roberto.

Tranquilidade e acolhimento

Associando a facilidade de escolher seu próprio horário, também é possível usar melhor o tempo e espaço que tem, a seu favor. “Dentro da sua casa, você pode escolher qualquer ambiente para fazer o seu trabalho. A garagem, um escritório ou até mesmo a sala de estar podem ser o espaço ideal para você desenvolver suas atividades”, lembra o master coaching.

Foto: monkeybusinessimages/istock
Foto: monkeybusinessimages/istock

Qualidade de vida: estar mais próxima à família

Você, felizmente, pode ter organizar melhor seu tempo. Segundo o profissional, “é possível ter um momento especial durante o dia, o seu horário de almoço, por exemplo, pode ser com a sua família, dessa forma, existe uma ligação e um entretenimento maior entre seus filhos e esposo”.

Pontos negativos

Misturar vida doméstica e trabalho, principalmente em relação às contas

Há um grande risco de embaralhar as contas da empresa e as contas pessoais. De acordo com Marques, “por trabalhar em casa e manter uma rotina diferente do que já vinha vivendo, as pessoas misturam contas e gastos sem fazer uma relação do que é oriundo do negócio e o que é de casa. Faça uma planilha de gastos e ganhos, procure manter o controle de tudo que entra e sai da empresa”.

Foto: Tinatin1/istock
Foto: Tinatin1/istock

Falta de disciplina com horários e compromissos

Em casa há várias distrações: “uma TV ligada, uma ligação pessoal, uma criança precisando de atenção, ou até mesmo a secretária com dúvidas sobre as tarefas de casa. Mas, além disso, o mais perigoso é sentir aquela preguiça de se levantar do sofá ou da cama para iniciar os trabalhos”, diz José Roberto.

É fundamental ter disciplina e organização para não perder o foco. “Mas, esse benefício somente é alcançado pelas pessoas que conseguem realizar e executar um planejamento do seu tempo consciente das prioridades e tem resiliência para fazer o que precisa ser feito, independente dos eventos domésticos, que não vão deixar de existir”, complementa a coach Estela Fernandes, partner da SBCoaching.

Automotivação e isolamento social

Antes de tomar a decisão de empreender em casa, certifique-se que tem perfil para isso. “Se você é uma pessoa que se motiva com o trabalho em equipe, que precisa da agitação e dinâmica do dia a dia do escritório, sinal vermelho. O isolamento social pode ser fatal para o seu empreendimento isso, por que a perda do contato diário com as pessoas, o apoio dos colegas de trabalho e a insegurança gerada pelo isolamento podem afetar em cheio sua matéria prima principal para esse tipo de negócio: a motivação”, esclarece Estela.

Foto: Melpomenem/istock
Foto: Melpomenem/istock

Renda variável

Tenha em mente que você não terá salário fixo, isso significa que “a sua renda dependerá da sua estrutura de custos e produtividade”, lembra a coach.

Espaço inadequado para receber clientes e fornecedores, assim como para armazenar produtos

Talvez em casa não haja um espaço ideal para receber pessoas e fazer reuniões. “Outro ponto a analisar é se o seu negócio precisará armazenar produtos e mercadorias, caso seja necessário, é fundamental organizar um local adequado para que nada seja prejudicado”, orienta Marques.

Enquetes

enquete

Qual é o seu principal plano para o segundo semestre?

Carregando ... Carregando ...