Foto: DeanDrobot/iStock
Carreira & Finanças

Mais chances! Turbine sua busca por emprego aproveitando os grupos de vagas do Facebook

O DaquiDali já te deu várias dicas de como otimizar sua busca por emprego, mas um novo caminho tem ganhado destaque por se mostrar eficiente: os grupos de vagas do Facebook. De estagiários a profissionais sênior, há oportunidades para todos, mas é importante estar atenta a algumas dicas para sair na frente.

+ COMO BUSCAR VAGAS DE EMPREGO SEM PRECISAR PAGAR UM SITE ESPECIALIZADO

+ MUDE JÁ! EVITE OS PRINCIPAIS ERROS QUE VOCÊ PODE COMETER AO PROCURAR EMPREGO

+ CONHEÇA AS DICAS PARA MONTAR UM CURRÍCULO ATRAENTE E DESTAQUE-SE AO BUSCAR UM NOVO EMPREGO

Escolha os grupos certos para o que você quer

Essa dica vale para a vida real, mas na virtual, a questão é que seus passos são constantemente ou mais fáceis de serem monitorados. “Defina seu objetivo e procure por grupos relacionados ao cargo pretendido ou à área de atuação, assim sua busca será mais direcionada e mais assertiva. Pessoas que estão desempregadas e ansiosas por uma recolocação, além de entrarem em qualquer grupo de empregos, dizem (e às vezes até colocam no currículo) que aceitam vagas no departamento administrativo, financeiro, recursos humanos, atendimento ao cliente, comercial, operacional, etc. Essa estratégia de ‘atirar para todos os lados’ pode demonstrar falta de foco e de direcionamento para a carreira”, explica Alessandra Fonseca, psicóloga, coach e sócia-proprietária da ConsultaRH.

Sua imagem pode influencia na sua contratação. Então já sabe, um foto de biquíni pode não ser a melhor escolha para o perfil ou capa. Foto: kurapatka/iStock

Cuide da sua imagem (mesmo!)

Tenha bom senso quanto ao que é postado, fotos e até comentários (seus e dos amigos, que às vezes podem brincar em excesso). Segundo a profissional, o Facebook é uma excelente ferramenta para busca de oportunidades profissionais, “mas cuidado com a sua imagem: sua postura nas redes sociais pode influenciar, caso o recrutador busque mais informações sobre você, portanto tenha uma conduta positiva, mantenha os dados do seu perfil atualizados e corretos e nunca coloque informações falsas”, orienta Alessandra.

Fique atenta à forma de contato

De acordo com a psicóloga, quando um recrutador anuncia uma vaga nas redes sociais, “ele sempre coloca a forma de contato aceita, geralmente um link para cadastrar seu currículo ou um e-mail para envio do arquivo. Apesar da facilidade e da proximidade que as redes sociais naturalmente proporcionam, respeite a regra de contato estabelecida por quem está divulgando a vaga, pois alguns recrutadores descartam candidatos que não seguem as orientações. As mensagens inbox também devem ser evitadas, a menos que esse canal esteja descrito como à disposição para envio de informações. Em caso de dúvidas, pergunte nos comentários, mas evite deixar seus dados profissionais ali expostos”.

O recrutador pode não gostar nada de um linguajar informal demais na sua candidatura à vaga. Aposte no português correto. Foto: Wavebreakmedia-Ltd/iStock

Cuidado com a escrita

Diz o ditado “o costume de casa vai à praça”. As pessoas, principalmente as mais jovens, estão acostumadas a escrever com abreviações comuns na internet. “Mas no caso de demonstrar interesse por uma vaga, escreva de forma correta e não ‘economize’ na digitação pois, apesar de ser uma rede social, a ocasião exige uma certa formalidade e cordialidade”, lembra a expert.

Busque referências e desconfie de empresas que cobram taxas

O Facebook é um espaço em que qualquer um pode criar um conta ou uma página, sendo assim, “desconfie daquelas empresas que divulgam vagas e cobram taxas abusivas para cadastro do currículo, participação no processo seletivo ou realização de testes. Nesses casos, busque referências com pessoas que já tenham participado de algum processo seletivo, ou troque dúvidas e experiências com quem tenha feito algum comentário e aparentemente esteja mais interado”, sugere a coach.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que problema da pele do rosto mais te incomoda?

Carregando ... Carregando ...