Foto: Thinkstock
Carreira & Finanças

Como fazer do cartão de crédito um aliado e não um inimigo

O cartão de crédito é uma mão na roda em diversas situações, mas sem alguns cuidados, ele pode se tornar o principal foco dos seus problemas. E para que você não passe aperto em 2017, o DaquiDali pediu a uma consultora financeira as dicas certas para aproveitar os benefícios desse recurso da melhor forma possível.

+ Quatro pegadinhas de liquidações de fim de ano para você desviar
+ Livre-se deles! Hábitos que te fazem gastar dinheiro sem sair de casa
+ Dinheiro extra! Saiba como aumentar a renda vendendo produtos de catálogo

Escolha a versão pré-paga

“O cartão comum é um recurso para quem consegue ser organizada e que não tende a esquecer ou não conseguir pagar a fatura cheia. Se você não é assim, não é um meio de pagamento recomendável. Uma alternativa nesse caso, é cartão de credito pré-pago, assim você só usa o dinheiro que tem. É importante ressaltar que a taxa de juros é muito alta: a média que o Banco Central divulga é de 480% ao ano”, revela Carolina Rhuman Sandler, consultora financeira do site Finanças Femininas.

Se você é mais organizada, alguns jeitos de ter um controle regular da fatura do cartão são através dos aplicativos de celular do banco ou do próprio cartão. Mas Carolina ainda tem outra sugestão: “anote o valor da compra em um papel e deixe o cartão enrolado nele. Na próxima compra, você soma, anota o novo valor e guarda junto ao cartão de novo. Desse modo, você tem fácil quanto já está a fatura”.

Foto: gpointstudio/istock
Ligue na operadora e se informe sobre as tarifas do cartão, pedindo até para reduzir a anuidade, se possível. Foto: gpointstudio/istock

Escolha o cartão com as menores taxas

Fique de olho nesses números: taxas, tarifas e anuidades cobradas. Eles são fatores decisivos para a escolha do cartão certo para o seu orçamento. “Opte por ter cartões com esses valores menores. Verifique com a operadora inclusive se você consegue um cartão com a anuidade mais baixa”, recomenda Sandler.

Não parcele as compras

Evite usar ao máximo para fazer compra parcelada. “Ela parece ser a fórmula mais rápida de realizar um sonho. Entretanto, quando você começa a acumular essas parcelas, esquece a quantidade de itens que está pagando e aí já foi o salário inteiro do mês. Além disso, toda compra parcelada tem juros embutidos, então juntar o dinheiro antes pra tentar pagar à vista é a forma mais segura de não se endividar, e você pode até ganhar um desconto”, diz a consultora financeira.

Foto: oneinchpunch/istock
Troque os pontos do cartão pelos benefícios oferecidos, como viagens, por exemplo. Foto: oneinchpunch/istock

Aproveite os programas de ponto do cartão

Esse é um benefício muito bom que muita gente simplesmente esquece de aproveitar. “Se você tem esse tipo de programa no seu cartão, procure se informar sobre quais são os bônus que ele oferece, como produtos, milhagens, etc., e  fique de olhos para os pontos não expirarem e você conseguir trocar a tempo. Lembrando , em hipótese alguma você deve fazer mais compras para ganhar mais pontos”, ressalta a profissional.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que produto nunca pode faltar no seu nécessaire?

Carregando ... Carregando ...