Foto: Massonstock/iStock
Carreira & Finanças

Cinco dicas para você que está começando sua vida profissional agora

Começar uma carreira é um momento importante e delicado para a maioria das pessoas, e independente de ser aquilo que você escolheu para a vida toda, ou se está apenas atrás de uma oportunidade temporária, o que vale é se preparar para dar o seu melhor. Sendo assim, confira algumas dicas fundamentais!

+ ACEITAR UM EMPREGO FORA DA MINHA ÁREA PREJUDICA MEU CURRÍCULO? ESPECIALISTA RESPONDE

+ VOCÊ PARECE DESESPERADA NA ENTREVISTA DE EMPREGO? DESCUBRA E MUDE ISSO

+ MAIS CHANCES! TURBINE SUA BUSCA POR EMPREGO APROVEITANDO OS GRUPOS DE VAGAS DO FACEBOOK

Foto: SIphotography/iStock

Fique de olho no que pode ser uma chance de entrar no mercado

Tente olhar de forma sistêmica, como um todo, para o mercado. Segundo o master coach José Roberto Marques, do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, “ele pode te dar uma oportunidade que, hoje, não é o emprego dos sonhos, mas pode ser o caminho para tal. No momento de crise que o nosso país está enfrentando, aproveite essas oportunidades com bons olhos. A exemplo de um profissional que deseja trabalhar em uma grande empresa: é melhor entrar em uma na área de atendimento com chances de promoção, ou trabalhar em uma empresa pequena, já na sua área, sem chances de crescimento? Pense nisso”.

Atualize seu currículo

Achou uma oportunidade bacana? Então tenha um currículo digno para lutar por ela. O profissional esclarece que, por mais que você não tenha experiência na área, “é importante atualizar seu CV com as atividades profissionais, bem como cursos, workshops, estágios e eventos de que participou. Não exagere ao descrever competências comportamentais, como boa comunicação e facilidade de trabalho em equipe, pois essas características são captadas pelo recrutador”. Aqui, o DaquiDali te dá várias dicas para construir um currículo bem estruturado e atraente!

Foto: VladTeodor/iStock

Fique atenta aos programas de trainee

São programas oferecidos por multinacionais, que dão oportunidades ao profissional recém-formado de ingressar no mercado de trabalho, como uma espécie de programa de aprendiz. “Vale a pena ficar atenta aos requisitos exigidos por esses programas e se candidatar quando está dentro do seu perfil”, lembra Marques.

Trabalho temporário

O final de ano é uma ótima oportunidade para conseguir um trabalho temporário. Por mais que ele não tenha relação com sua formação, o especialista destaca que “ele te oferecerá conhecimento organizacional, bem como a chance de desenvolver competências e capacidades que contribuirão com seu aprimoramento profissional. Ah, e ainda pode te render uma efetivação! Se for uma empresa que atua no ramo em que você tem interesse pode ser uma boa porta de entrada para uma futura promoção”. Se você ainda tem dúvidas sobre pegar um emprego assim, conheça algumas razões que podem te ajudar a pensar melhor!

Networking

No decorrer da sua vida (incluindo a acadêmica, caso tenha tido), você pode ter conhecido pessoas como um vizinho, amigo de um amigo, profissionais da área, colegas de turma e professores. E como contatos são superimportantes, “ative seu networking, avise aos outros que você está buscando uma oportunidade, participe de reuniões, encontros, palestras e eventos em que há um grande número de profissionais da sua área. Alianças interessantes podem ser feitas”, diz o expert.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que esmalte é o seu queridinho da estação?

Carregando ... Carregando ...