Foto: fizkes/iStock
Carreira & Finanças

Cinco crenças sobre o dinheiro que estão te atrapalhando na vida

Ao falar de dinheiro, o que não faltam são teorias e definições que podem enquadrá-lo como mocinho ou vilão de qualquer história. Fato é que, algumas delas são, na verdade, ideias nada positivas que podem estar te limitando ou mesmo impedindo de ter uma relação mais saudável com a sua renda.

De acordo com o consultor financeiro pessoal Fábio Henrique, da Ponto de Equilíbrio Consultoria Financeira, “essas crenças negativas são, geralmente, colocadas na nossa cabeça pelos pais ou cuidadores, então, o que foi ouvido desde a infância, é o que repetimos quando adultos. Por isso é importante fazer um reflexão clara para saber se esses pensamentos são de fato reais ou não. No mínimo, normalmente são exageros, quando não são falsas”.

+ SAIBA COMO MULTIPLICAR SEU DINHEIRO

+ EM SUAS MÃOS! EDUQUE SEUS FILHOS PARA QUE ELES TENHAM UMA RELAÇÃO SADIA COM O DINHEIRO

+ AUTOR MILIONÁRIO REVELA “FÓRMULA MÁGICA” PARA TER DINHEIRO PARA SEMPRE. VALE TENTAR!

Foto: gpointstudio/iStock

Dinheiro foi feito para ser gasto

Sem dúvida, é preciso usá-lo para viver. “As questões são: preciso gastar tudo? Não! Vou segurar e não gastar nada: também não! O equilíbrio é a maneira mais inteligente de viver. Isso é uma crença porque é importante sim saber guardar, ter uma poupança, não só para segurança, bem como para os imprevistos. Então, dinheiro é feito para ser gasto, sim, mas com moderação. Existe o ditado ‘viva cada dia como se fosse o último’, mas lembrando que pode não ser”, alerta o profissional.

O rico sempre fica mais rico e o pobre sempre fica mais pobre

Segundo o especialista, não dá para levar isso ao pé da letra, afinal, “existem muitos ricos que foram pobres um dia, que batalharam muito para alcançarem essa conquista. Por outro lado, também há muito rico que perdeu tudo. É lógico que o dinheiro traz mais possibilidades de investimento, entretanto, não dá para generalizar e achar que todos saberão fazer um bom negócio sempre. Se você acredita nisso, lembre-se de que somos reflexos do que pensamos, então tenha atenção com isso”.

Eu simplesmente não sei lidar com dinheiro

Aqui, a força do pensamento também tem seu peso. Então, você já está falando para si mesma que não consegue lidar com dinheiro, que não tem competência para isso. “Pode até não gostar, mas é importante tentar ter o mínimo de habilidade. Mesmo que confie em outra pessoa para tal, aprender o básico te dá uma certa independência. Educação financeira é fundamental. É difícil? Não, é questão de empenho, e se você não tem como investir em ajuda profissional, felizmente, a internet está cheia de dicas, vídeos, e-books, e matérias no DaquiDali, que podem te ajudar nessa. Não entregue os pontos!”, destaca Henrique.

Foto: Creatas/iStock

Dinheiro não nasce em árvore

O profissional revela que é uma crença que é verdadeira, mas colocada de modo negativo. “É comum ouvir lá na infância ‘para de me pedir dinheiro, ele não nasce em árvore’. Quando você carrega isso para sua vida, cresce acreditando que ganhar dinheiro é algo que tem que ser suado, super árduo, que é preciso trabalhar como uma escrava para isso. É bom que você mude esse discurso e esse pensamento, para que conquistar não seja associado a um processo doloroso, tortuoso”.

Dinheiro não traz felicidade

Pense bem, se isso fizesse sentido, todos os pobres seriam felizes e todos os ricos, infelizes. “Se você acreditar nisso, há duas opções: ser pobre e feliz com o risco de não ser ou rico e infeliz. Definitivamente, não é o dinheiro que define esse status, então ressignfique isso na sua mente, pois tem de tudo”, destaca o consultor.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que problema da pele do rosto mais te incomoda?

Carregando ... Carregando ...