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Carreira & Finanças

Arrase! Nove dicas para te transformar em uma vendedora de sucesso

Trabalhar com vendas pode ser um verdadeiro desafio e, por isso, há quem ache que só quem tem vocação para a função pode se dar bem nesse ramo. A boa notícia é que, com algumas dicas, é possível aprender ou melhorar suas habilidades e se transformar em uma vendedora de sucesso. Para te orientar nessa missão, o DaquiDali conversou com Thiago Concer, palestrante e treinador de liderança e equipes comerciais.

Segundo o expert, “a maioria das pessoas que trabalham nessa profissão não se preparam, e com isso acabam tendo muita dificuldade em obter bons resultados. Há ainda quem acredite que bons vendedores nascem prontos, mas a verdade é que existem técnicas e ferramentas que, se forem aplicadas com persistência e consistência, podem transformar qualquer um em um excelente profissional de vendas“. Conheça algumas!

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Seja persistente

Concer frisa que construir uma carreira nessa área exige persistência, principalmente no início. “Aquele momento em que você ainda não domina todas as técnicas, muitas vezes não conhece muito sobre o que está vendendo e quase sempre está precisando de um dinheiro rápido. É aí que você tem que se manter firme”.

Interessar-se pelo cliente aumenta suas chances de ele efetuar a compra. Foto: macniak/iStock

É importante gostar de pessoas

Venda é relacionamento, é lidar com gente e se interessar pelo cliente faz com que você tenha um maior sucesso. E até para quem não é bom nesse quesito o profissional tem uma dica.”Eu sempre digo que você pode atender bem por três motivos: por gostar de servir,  por dinheiro, ou pelos dois! Se não gosta de servir mas gosta ou precisa muito de dinheiro, lembre-se de que os clientes só o darão se forem bem tratados. Como diria o filósofo Kant, ‘se não ama, faça como se amasse'”.

Esteja entusiasmada

O entusiasmo contagia. “Geralmente, quando alguém vai fazer uma compra, ela está em um momento feliz, de conquistar algo, então não desanime seu cliente. Se o seu olho não brilhar na hora de ajudá-lo, com certeza o bolso dele também não vai”, diz o especialista.

Tenha orgulho da sua profissão

Tudo o que está a sua volta passou antes pela mão de um vendedor. “Orgulhe-se da profissão que move as empresas. É honesta e digna, e é o que paga o salário de todos, inclusive do dono, afinal, sem venda, sem recebimento”, lembra o expert.

A internet é uma das melhores maneiras de buscar conteúdos sobre vendas para se aperfeiçoar. Foto: macniak/iStock

Atualize-se sempre

Assim como grande parte das profissões, as vendas vêm sofrendo grandes mudanças. Muito estudos relacionados ao comportamento do consumidor estão ajudando os vendedores, por isso é necessário estudar para saber como usar isso a seu favor. Se o dinheiro é pouco ou zero para esse investimento, “a internet é, hoje, um universo de conteúdo. Você pode fazer buscar no YouTube, baixar e-books grátis sobre o tema, e bater aquele papo com quem sabe mais no real ou no virtual”, sugere o treinador.

Nunca confronte uma objeção

De acordo com o profissional, “quando alguém te disser ‘está caro’, não precisa responder ‘não está caro não’. Ao invés disso, pergunte ‘caro em comparação a quê?’. Caso seu produto seja muito melhor que o da concorrência, diga ‘não é caro, ele é exclusivo. Não é pra todo o mundo. É para pessoas de bom gosto, como a senhora!’.

Não se sinta menor que o cliente

Há vendedores que se sentem inferiores ao cliente. “É bom lembrar que, quando alguém vai comprar com você, ele não está fazendo um favor, mas adquirindo algo que vai satisfazê-lo, e em troca está dando um dinheiro para um especialista que está intermediando, que é você, vendedora. Portanto, jamais se coloque abaixo de quem está comprando, mas sempre ao lado. Ele tem o dinheiro e você tem um baita produto que irá ajudá-lo. Uma troca justa”, lembra o especialista.

Não deixe que a timidez tome conta na hora de vender. Oferecer seu produto é um dos caminhos para a efetuação da compra. Foto: macniak/iStock

Não tenha medo de oferecer

Concer revela que a primeira lei das vendas é “se não oferece, não vende“. Quer um ótimo exemplo? “Na feira, geralmente aqueles que mais vendem são os que mais anunciam: ‘olha a banana fresquinha’, ‘Dona, venha provar o abacaxi, está docinho’, ‘o morango acabou de chegar’, e por aí vai”.

Vença a timidez

“Pegue uma pessoa tímida e pergunte sobre algo que ela conhece muito bem! Verá que a comunicação irá fluir. O contrário também é verdadeiro. Faça uma pergunta a alguém que não é considerado tímido sobre algo que ele não conhece, e você verá o quanto ele irá se intimidar. É claro que existem pessoas mais introvertidas e outras mais extrovertidas, mas sem dúvida o conhecimento sobre o que vai falar, sobre as técnicas e sobre o produto, dará, até mesmo aos mais tímidos, uma segurança muito grande!“, afirma o treinador.

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