Queijo não só não prejudica a saúde como a protege/ Thinkstock
Saúde Vida Prática

Boa notícia: consumo de queijo está relacionado à proteção do coração

As dietas entram e saem da moda, e com elas vêm recomendações de alimentos que podemos e não podemos comer. Nesse vai e vem, o queijo já apareceu muito como vilão, relacionado a um grande aporte de gordura e doenças do coração. Mas aí vai uma boa notícia: um estudo realizado na Universidade de Reading, na Inglaterra, concluiu que o consumo de queijo não tem relação com problemas cardíacos.

+ Precisa driblar o sono no trabalho? Veja truque mais poderoso que tomar café

+ Seu filho rejeita legumes e verduras? Nutrichef dá dicas e receitas para driblar o problema

+ Álcool é analgésico mais poderoso que o paracetamol, indica estudo

Para chegar a essa constatação, os pesquisadores revisaram 29 estudos que reuniram dados de mais de 900 mil pessoas. Dessas, foram registradas 93 mil mortes. Com isso em mãos, os cientistas avaliaram quantos integrantes que se diziam consumidores de queijo e laticínios tiveram doenças cardiovasculares e quantos vieram a óbito, em comparação com os participantes que não ingeriam esses alimentos. A conclusão foi de que o consumo de queijo e leite não tinha influência sobre os resultados.

E pode comemorar ainda mais: outra pesquisa desenvolvida na China, que envolveu a revisão de 22 estudos, associou uma dieta que envolvia queijo e laticínios com baixo índice de gordura – como é o caso do queijo cottage e do leite desnatado – a um menor risco de apresentar infarte e derrame. Aparentemente, de acordo com os pesquisadores, esses alimentos não só não prejudicam a saúde, como ainda protegem o coração.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que produto nunca pode faltar no seu nécessaire?

Carregando ... Carregando ...