Bicarbonato de sódio é capaz de deixar o branco muito mais branco! FOTO: thinkstock
Comportamento Vida Prática

Bicarbonato de sódio é aliado sustentável e barato da limpeza. Saiba usar

Você sabia que existe uma maneira simples, prática e rápida de dar adeus ao mau cheiro, às manchas e sujeiras impossíveis de tirar? “Eu costumo falar que o bicarbonato de sódio é o pozinho mágico da casa. Você pode usá-lo para diversas coisas, principalmente na limpeza”, introduz Rafaela Oliveira, personal organizer formada em Design de Produto e blogueira do site Organize sem frescuras. “Ele ajuda desde a lavagem da roupa até a faxina mais pesada”.

+ Bem alimentada! Opções de lanches para antes e depois de fazer exercícios

+ Como me tornar uma modelo Plus Size?

+ Chá de bebê com comida congelada é tendência entre as futuras mamães

Natural e sem contraindicação

O melhor de tudo é que, segundo ela, o produto é barato e fácil de encontrar em qualquer supermercado. Não se pode esquecer, ainda, da sua característica altamente sustentável, que não prejudica o meio-ambiente. Afinal de contas, ele é feito de um mineral branco ou transparente chamado natrão – derivado do carbonato hidratado de sódio, com elementos como hidrogênio, oxigênio e o próprio sódio de carbono (NaHCO3).

Uso em tudo

A expert o utiliza bastante em receitas caseiras. Aliado a determinadas substâncias, o ingrediente pode ajudar a clarear rejuntes, tirar o cheiro impregnado da garrafa térmica de café e até combater o chulé! Veja todas as dicas abaixo:

Você pode fazer milagres na limpeza com apenas uma colher de bicarbonato de sódio FOTO: thinkstock
Você pode fazer milagres na limpeza com apenas uma colher de bicarbonato de sódio FOTO: thinkstock

Solução anti-mofo no móvel: misture cerca de 240 ml de vinagre de álcool branco (para evitar/minimizar o manchado) com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. “Limpe o móvel primeiro, passe a solução, espere 30 minutos e retire com água (um pano úmido). Seque muito bem e volte com os objetos dentro do móvel”, recomenda.

Nenhum dos elementos costuma ser alergênico; contudo, utilize sempre luvas e proteção. Rafaela avisa que, na hora em que você adiciona um ao outro, acontece certa efervescência como reação. “Dá uma borbulhada e a pessoa pode se assustar. Nada que prejudique”, reforça.

Clarear o rejunte: “se a gente não limpar o rejunte com certa frequência, ele encarde. Para fazer a limpeza, pegue um borrifador e coloque: metade água, metade vinagre branco de álcool e 1 colher de sopa cheia de bicarbonato. Esfregue bem, espere uns 30 minutinhos e depois limpe o piso ou azulejo normalmente. Se achar que não saiu, repita o processo”.

Eliminar o chulé: “faça um sachê com tecido, retalho de algodão, redinha de organza (compra em loja de artesanato) e deixe em cada pé, da noite para o dia”, indica.

Limpar tábua de corte de carne: independente do material (madeira ou plástico), é muito importante higienizar bem as tábuas de corte, para evitar contaminação. Assim, espalhe suco de limão suficiente para cobrir a superfície e, depois, o bicarbonato de sódio. Você pode usar a metade do fruto para esfregar o material. Remova com água e enxugue na sequência.

Desencardir o chinelo de borracha: pegue uma escova, jogue bicarbonato por cima, molhe um pouquinho e esfregue o chinelo. “Se você quiser ainda, pode até colocar um pouco de sabão de coco líquido para deixá-lo mais branquinho”.

Substância mineral é ótima aliada para clarear os rejuntes das paredes e dos pisos FOTO: thinkstock
Substância mineral é ótima aliada para clarear os rejuntes das paredes e dos pisos FOTO: thinkstock

Deixar as roupas brancas ainda mais brancas: coloque no balde água, sabão em pó, 1 colher de sopa cheia de bicarbonato e uma tampinha de álcool. Deixe de molho por pelo menos uma hora. Você vai ver o branco que vai ficar a sua roupa”. É possível aplicar a mesma técnica para panos de prato e de chão.

Limpar riscos na parede: “se você tem criança em casa e que adora fazer uma arte na parede, giz de cera, essa dica é bem bacana”. Você vai esquentar a água e adicionar 1 colher de sopa cheia de bicarbonato; pegue uma esponja não abrasiva e passe onde está desenhado.

Tirar o cheiro de café da garrafa térmica: despeje dentro dela 1 colher de sopa cheia de bicarbonato e água quente. Deixe fechada por uma hora. Depois, é só lavar com água.

Desodorizador de geladeira: “primeiro, faça a limpeza com um pano com detergente neutro; tire o excesso com outro pano e, em seguida, polvilhe o bicarbonato em toda geladeira: na prateleira, nas laterais, na parte de cima. Realmente, tira o cheiro”, afirma.

Eliminar o odor de comida dos potes: lave o potinho, coloque 1 colher de sopa de bicarbonato dentro e encha com água. Coloque-o no congelador e, depois que virar gelo, é só retirar”, aconselha.

Tirar manchas amareladas nas cavas das blusinhas: “misture uma solução de 1 colher de sopa de bicarbonato com meio limão espremido. Vai ficar uma pastinha, que você põe na mancha e deixa agir por alguns minutos. Depois, dá uma esfregadinha e continua a lavagem do seu jeito”. Especialmente as mais recentes podem sair com essa tática.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que problema da pele do rosto mais te incomoda?

Carregando ... Carregando ...