Em grandes espaços, a possibilidade de ousar com as cabeceiras só aumenta. Foto: poplasen/iStock
Comportamento Vida Prática

Arrase na escolha da cabeceira da cama, de acordo com seu quarto

Para a decoração de um quarto ser aconchegante e bonita, é preciso prestar atenção em alguns detalhes que, muitas vezes, não ficam visíveis quando se está deitado. A parede em que a cama fica encostada é um ponto-chave, é um local em que dá para brincar bastante com a criatividade. Por isso, as cabeceiras são excelentes instrumentos para deixar tudo confortável e, claro, bem arranjado.

+ Quebre as regras da decoração e deixe a casa com a sua personalidade

+ Sete erros comuns de decoração que acabam com o seu espaço

+Feng Shui do quarto: dicas práticas te ajudam a dormir melhor

Em muitos quartos, elas acabam funcionando também como uma barreira para o frio que passa pela parede, o que aumenta sua importância.

Projeto realizado pelas decoradas Daniella e Simone, com cabeceira grande e fita de luz de LED. Foto: Divulgação DecorIn
Projeto realizado pelas decoradas Daniella e Simone, com cabeceira grande e fita de luz de LED. Foto: Divulgação DecorIn

Misture materiais e acostume-se com novidades

Ousar no tamanho da cabeceira ainda é uma novidade. “As pessoas estão acostumadas com formatos quadrados. Quando mostramos que o resultado final pode ser de diversas formas, elas ficam maravilhadas”, conta Simone Fogassa, decoradora da DecorIn.

Segundo Daniella Stecconi, decoradora da DecorIn, quem tem espaço de sobra pode abusar de modelos com volume, painéis e jogos de luzes. “Dá para usar as acolchoadas também. Tem a opção da cabeceira gigante com moldura em gesso e uma fita de LED”, sugere.

Falando nas opções acolchoadas, elas são excelentes para quem adora ler antes de dormir. São confortáveis e casam bem com luminárias, o que pode facilitar ainda mais a leitura. Quer deixar o ambiente perfeito? Pequenas prateleiras para colocar o livro, uma garrafa de água e o celular podem substituir os criados-mudos. “Eles só são obrigatórios se existir uma função para eles. Em ambientes de espaço reduzido pode usar apenas um. Tudo depende do usuário e da necessidade”, explica Daniella.

Tão importante quanto a escolha do modelo é a seleção dos materiais e aqui você pode misturar sem medo. Misturar materiais é uma alternativa que vai modernizar o espaço de qualquer tamanho. Madeiras, espelhos, papéis de parede e tecidos adesivos criam uma infinidade de opções que podem atender direitinho à funcionalidade que seu quarto precisa.

O uso do criado-mudo é opcional, deve ser feito quando ele é realmente necessário. Foto: KatarzynaBialasiewicz/iStock
O uso do criado-mudo é opcional, deve ser feito quando ele é realmente necessário. Foto: KatarzynaBialasiewicz/iStock

Pequenos espaços, grandes desafios

Os espaços pequenos trazem o desafio de encaixar os armários sem tornar o lugar claustrofóbico, fazendo com que a cama não pareça embutida neles. De acordo com Simone, o truque de usar espelhos para ampliar ambientes pode ser utilizado nas cabeceiras também.

Além disso, ela pode se estender até o chão e ter seus espaços revestidos com o mesmo carpete ou piso de madeira do quarto. “Dá uma sensação de prolongamento do quarto”, fala Daniella.

Para otimizar o espaço, você também pode criar nichos na cabeceira. “Isso pode ser feito na alvenaria da obra e, depois, revestir com materiais bonitos e acolhedores como madeira, couro”, comenta Simone.

Nestes casos, para economizar espaço e evitar os criados-mudos, as luminárias podem estar conectadas à peça ou presas ao teto, o que adiciona modernidade.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que problema da pele do rosto mais te incomoda?

Carregando ... Carregando ...