Filtro usado no aplicativo alerta sobre possibilidade do retinoblastoma FOTO: Reprodução/Vimeo
Comportamento Conversa de Mãe Saúde Vida Prática

Aplicativo de celular é capaz de detectar sintomas do câncer de olho em crianças

O retinoblastoma é um tipo de câncer nos olhos que afeta somente crianças. A estimativa é de que 20.000,00 sofram com isso por ano. O diagnóstico não é fácil de constatar a olho nu, porém, é possível detectar um dos sintomas quando se tira uma fotografia com flash, graças à composição química do recurso: uma mancha branca na retina se torna visível na imagem assim que ela aparece na tela.

Muitos pais não sabem disso e, para aumentar a conscientização sobre o tema e sua consequente prevenção – ou mesmo, o tratamento rápido – a NORD (National Organization of Rare Diseases), uma organização voltada para a ocorrência de distúrbios raros como esse, lançou uma parceria com o Snapchat e desenvolveu um filtro para o aplicativo que permite revelar a mancha na retina dos pequenos.

A foto sai automaticamente com o flash e, caso o o problema seja identificado, uma notificação imediata é encaminhada para o celular utilizado, aconselhando a procurar um médico. É realmente esperar que as estatísticas desse mal sejam minimizadas. De todo modo, diante de qualquer suspeita relacionada a isso (ou outra questão) nos olhos do seu filho, é altamente recomendável levá-lo a um especialista.

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual tendência você acha mais difícil de usar?

Carregando ... Carregando ...