Foto: Divulgação/Andre Luiz
Dieta e Fitness Light Receitas Vida Prática

Aliados deliciosos: quatro caldinhos que te aquecem e te ajudam a emagrecer

Quando o dia está mais geladinho, nada melhor que um bom caldo quente para aquecer o corpo e deixar o dia ainda mais gostoso! E se ele vier com benefícios extras então, melhor ainda, não é? É o caso dessas receitas, elaboradas pelo nutricionista e chef de cozinha Andre Luiz, com baixo valor calórico, que caem bem no almoço ou no jantar e ainda podem ser servidas inclusive para os amigos ou a família!

+ Quatro receitas de caldos funcionais para você incluir no cardápio e melhorar sua rotina
+ É saudável perder peso apelando só para uma dieta de líquidos? Nutricionista responde
+ Cardápio detox limpa o organismo e dá aquele empurrãozinho no emagrecimento

Caldo de couve flor com shitake e alho poró
51 calorias por concha

“Esse caldo possui uma ótima digestibilidade por conter cogumelo e couve flor, além de ser rico em fibras, que melhoram o trânsito intestinal e aumentam a sensação de saciedade”, diz o nutricionista.

Ingredientes
1 cebola
1 dente de alho grande
1 folha de louro
Ramos de tomilho
Talos de alho poró
1 couve flor grande
500 ml de água ou caldo de legumes
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal a gosto
Noz moscada a gosto
Pimenta do reino a gosto
1 bandeja de shitake

Modo de preparo
Lave e corte 1 cebola, folhas de 1 alho poró, 1 folha de louro, 1 dente de alho e ramos de tomilho. Adicione todos os ingredientes em uma panela média sem gordura nenhuma e encha pela metade de água. Após levantar fervura, cozinhe por aproximadamente 15 minutos em chama média. Retire a folha de louro e ramos de tomilho e cozinhe a couve flor no caldo, até que fique macia. Em uma panela, aqueça a manteiga ghee ou azeite de oliva e refogue o shitake até dourar. Tempere e reserve. Depois de cozida a couve flor, bata no liquidificador até formar um creme. Tempere com sal marinho, pimenta do reino, noz moscada o adicione o shitake.

Foto: Ihar-Ulashchyistockk
Foto: Ihar-Ulashchyistockk

Caldo de abóbora, coco e curry
59 calorias por concha

Além de bonito e saboroso, “esse caldo tem propriedades termogênicas, que aceleram o metabolismo e consequentemente a queima de gordura, baixo valor calórico e é uma rica fonte de carotenoides, que trazem benefícios à pele e cabelos”, afirma o especialista.

Ingredientes
1 abóbora cabotiá média
1 cebola média
½ maço de salsinha fresca
1 litro de água/caldo de legumes suficiente para cozinhar
2 colheres de sopa de gengibre ralado
Sal marinho suficiente
1 xícara de leite de coco
2 colheres de sopa de curry
½ xícara de sementes de girassol tostada sem casca e sem sal

Modo de preparo
Corte a abóbora cabotiá em 4 partes, retire as sementes, leve para a panela de pressão, cobrindo com água e cozinhando por cerca de 20 minutos. Quando terminar o cozimento, deixe o vapor sair e retire a abóbora da panela. Com uma colher de servir retire a polpa da abóbora e leve ao liquidificador, adicionando cerca de 2 xícaras da água quente do cozimento, a cebola cortada em 4 partes, o maço de salsinha, curry, leite de coco e sal e bata bem. Em seguida, despeje o conteúdo do liquidificador na panela e cozinhe por mais 10 minutos. Sirva com as sementes de girassol tostadas.

Caldo de feijão azuki com couve mineira
57 calorias por concha

De acordo com o profissional, esse caldo é “uma ótima fonte de proteínas, que é importante para construção muscular e acelerar o metabolismo. E possui ferro, que é ótimo para anemia”.

Ingredientes
2 xícaras de feijão azuki
4 xícaras de água ou caldo de legumes caseiro
2 folhas de louro
1 ½ cebolas médias
3 dentes de alho inteiros
½ tofu defumado (opcional)
3 colheres de sopa de cebolinha
Sal marinho suficiente
½ pimenta dedo de moça sem sementes picadinha
½ maço de couve mineira

Modo de Preparo
Se possível, antes de tudo, deixe o feijão de molho em água por no mínimo oito horas. Em uma panela de pressão, refogue 1 cebola e 2 dentes de alho, ambos picados grosseiramente. Em seguida, adicione o tofu picadinho e o feijão escorrido com a água limpa. Cozinhe por aproximadamente 20 minutos. Em uma outra panela, refogue ½ cebola e 1 dente de alho picado em cubinhos pequenos. Despois de refogados, adicione a couve cortada finamente para fazer o papel de massa e cozinhe no calor da panela. Depois que o feijão cozinhar, retire a pressão da panela e bata para formar um creme. Transfira o caldinho para a panela do refogado de couve, adicione a cebolinha, pimenta e se necessário mais uma pitada de sal.

Foto: Divulgação/Andre Luiz
Foto: Divulgação/Andre Luiz

Caldo de lentilha rosa com tomate
53 calorias por concha

“Esse delicioso caldo possui propriedades digestivas por conta do manjericão e da lentilha, tem licopeno, um antioxidante presente no tomate que se potencializa com o cozimento, pega a gordura boa do azeite”, diz o nutrichef. Ele ressalta que “a lentilha é considerada um dos alimentos mais alcalinos da natureza, sendo excelente para manter a boa forma e contribuir no processo de desintoxicação. Nesta receita, ela esta associada ao cozimento correto do tomate para que libere todos os seus antioxidantes e vitaminas para adequada absorção”.

Ingredientes
5 tomates médios orgânicos
1 colher de sobremesa de gengibre ralado
1 pitada de pimenta caiena
1 cebola roxa média
1 punhado generoso de manjericão fresco (cerca de ½ xícara de folhas)
3 xícaras de água ou caldo de legumes suficiente para cozinhar
2 xícaras de lentilha rosa
5 colheres de azeite de oliva
Sal marinho a gosto
Pimenta do reino a gosto
Noz moscada a gosto
Tomilho a gosto
1 folha de louro

Modo de Preparo
Deixe a lentilha de molho em água por cerca de 20 minutos e descarte a água em seguida. Leve ao liquidificador a cebola cortada em 4 partes, os tomates (apenas retiro o olho), a água com caldo de legumes e o gengibre. Bata bem até ficar homogêneo e leve para panela com a folha de louro e tomilho deixando cozinhar por 10 a 15 minutos. Em seguida, adicione a lentilha e cozinhe por aproximadamente 15 minutos, cuidando para que ainda fiquem inteiras sem virar purê. Caso necessário, adicione um pouco mais de líquido para acertar o ponto. Finalize temperando com sal, pimenta caiena, manjericão picado e azeite.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que produto nunca pode faltar no seu nécessaire?

Carregando ... Carregando ...