Massonstock/iStock
Comportamento Vida Prática

Acerte o relógio! Pesquisa indica o melhor horário para dormir, malhar e até fazer sexo

Em qual horário você tem feito sexo, deixado para responder aquele e-mail mais difícil do trabalho ou dado tudo de si na academia? Se eles têm variado, talvez seja a hora de repensar a rotina: de acordo com um novo estudo, levar em consideração o seu relógio biológico é a melhorar maneira de realizar as tarefas com eficiência e sem sofrimento.

+ GLOWING BRONZE: ILUMINADO EM TONS VERMELHOS E ACOBREADOS É TENDÊNCIA

+ ATEMPORAIS! CINCO LIÇÕES DE ESTILO PARA APRENDER COM A NOVELA “NOVO MUNDO”

+ FRIZZ, QUEBRA OU OLEOSIDADE? A ROTINA DE CUIDADOS CERTA PARA CADA PROBLEMA CAPILAR

Os pesquisadores da Forza Supplements, no Reino Unido, monitoraram mil pessoas consideradas saudáveis e em forma de ambos os sexos para entender como seus organismos funcionam e determinar os melhores horários para se engajar em diversas atividades, do trabalho ao prazer a dois. E os resultados podem surpreender.

22h10 – vá para a cama

Segundo a pesquisa, ir para a cama neste horário permite que você tenha 20 minutos antes de dormir e então 90 minutos do sono mais importante, o REM, que é melhor aproveitado antes da meia noite.

6h45 – hora de acordar

Você deve acordar depois de sete a nove horas de sono. Foto: oatawa/iStock

Segundo os especialistas envolvidos na pesquisa, esse é o horário ideal para que você consiga ter entre sete e nove horas de sono – considerado o tempo correto para adultos acima dos 18 anos. Claro que, se você dormiu mais tarde, vai precisar acordar mais tarde.

7h – aproveite para correr

Pode ser uma corrida ou um treino de cardio rápido na academia, de qualquer maneira, antes do café da manhã o seu corpo queimará mais gordura do que no restante do dia. Isso acontece porque o açúcar no sangue, a insulina e o glicogênio estão em níveis menores que o normal depois de uma boa noite de sono. E não precisa ser nada muito longo: 15 minutinhos são suficientes.

7h15 – café da manhã

O café da manhã precisa acontecer cerca de 30 minutos após acordar. Segundo os entrevistados, ter um horário fixo para as refeições é a melhor maneira de perder peso.

7h30 – aproveite o sexo

Pico de testosterona acontece pela manhã, quando as mulheres também estão mais descansadas. Foto: Jacob Ammentorp Lund/iStock

As pessoas sentem-se mais descansadas e renovadas após 45 minutos acordadas, e ambos os sexos tem mais energia nesse momento. Além disso, a testosterona masculina atinge o seu pico, fazendo com que eles durem mais na hora “H”.

9h45 – realize as tarefas mais difíceis no trabalho

Já o pico mental ocorre cerca de três horas depois de levantar, quando sua concentração, memória, foco e criatividade estão elevados. Use esse período para reuniões ou tarefas mais complicadas do trabalho.

10h45 – relaxe!

Já notou que você fica mais cansada e impaciente perto deste horário da manhã? Segundo os pesquisadores, os níveis de estresse ficam mais altos nesta parte do dia, particularmente no início da semana, quando a lista de tarefas tende a ser maior. Tente tirar alguns minutos para relaxar.

12h15 – hora do almoço

Se você seguiu as demais instruções, esse é o horário para se alimentar, já que o almoço deve acontecer cerca de quatro horas após tomar o café da manhã. 75% dos entrevistados nunca pulam a refeição do meio-dia, considerado pelos pesquisadores um fator importante para a boa forma e saúde deles.

15h30 – cuidado com as tentações

A fome do meio da tarde é a mais perigosa para a dieta. Foto: SIphotography/iStock

Quatro de cada 10 participantes disseram que o meio da tarde é o mais perigoso para a dieta, e que é particularmente difícil resistir às tentações nesse período. Portanto, tenha um lanchinho saudável preparado para evitar aqueles petiscos gordurosos e nada saudáveis que costumam surgir no escritório.

18h – hora de jantar

Pode parecer cedo, mas essa é uma maneira de evitar o alto consumo calórico tarde da noite – um hábito considerado um vilão do emagrecimento. Os especialistas ainda indicam que você não ultrapasse as calorias do almoço nesta refeição.

18h30 – hora de treinar

Já que você fez o cárdio logo pela manhã, essa é a hora de ir para os treinos com peso. Segundo os pesquisadores, a força é menor pela manhã, mas atinge seu nível mais alto no começo da noite – melhorando a performance de quem vai para a academia.

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual tendência você acha mais difícil de usar?

Carregando ... Carregando ...